GRACE UNDER PRESSURE



Lançamento: 12 de abril de 1984 | Tour Book
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SIGNALS  GRACE UNDER PRESSURE  POWER WINDOWS

1. Distant Early Warning – 4:59
2. Afterimage - 5:04
3. Red Sector A - 5:10
4. The Enemy Within (Part I of Fear) - 4:33
5. The Body Electric - 5:00
6. Kid Gloves - 4:18
7. Red Lenses - 4:42
8. Between The Wheels - 5:44



Durante a turnê do anterior Signals, os integrantes do Rush iniciaram em Miami algumas reuniões com seu lendário produtor Terry Brown, onde começaram a conversar sobre uma possível separação após nove álbuns juntos. Eles estavam ansiosos por experimentar novas parcerias e novos rumos para sua música e suas capacidades criativas. Sobre o assunto, Donna Halper, a descobridora do Rush nos Estados Unidos, para o Rush Fã-Clube Brasil:

"Gosto muito do Terry e ele fez coisas maravilhosas pelo Rush. Mas a decisão final de tentar um produtor diferente não foi algo incomum. Muitos músicos criativos chegam a um ponto da carreira onde sentem que estão presos numa rotina, desejando experimentar algumas perspectivas diferentes. Acho que eles acreditavam que tinham ido tão longe quanto puderam com Terry, e desejavam trabalhar com outro produtor para experimentar novas ideias. Não vejo esse momento de separação como algo amargo e rancoroso, e Terry diz apenas coisas boas sobre o tempo em que trabalhou com o Rush. Da mesma forma, nunca vi os integrantes dizendo coisas críticas ou negativas sobre ele. Entendo que o Rush sempre foi ansioso por correr riscos, levando sua música a um próximo nível. É como um emprego seguro. Você está confortável lá, mas não tem nenhum desafio, nenhuma emoção. Você poderia continuar, mas talvez pergunte a si mesmo se é hora de experimentar algo novo. Acho que foi isso que aconteceu com o Rush. Eles poderiam ter continuado com Terry, mas achavam que cresceriam mais como músicos se tivessem um produtor diferente nesse momento. Dessa forma, decidiram pela mudança".

Com a despedida, o Rush incluiu no encarte do novo álbum uma pequena homenagem em francês ao antigo parceiro: "et toujours notre bon vieil ami - Broon" (e ainda o nosso bom e velho amigo).

Em 1983, após a separação amigável, o Rush se aproximou Steve Lillywhite, que já havia trabalhado com bandas como U2, Peter Gabriel e Big Country, buscando nele sua nova parceria para as próximas gravações. No entanto, Lillywhite desistiu do projeto no último minuto, resolvendo aceitar o convite para Sparkle in the Rain do Simple Minds, o que trouxe uma grande decepção na banda. Por fim, o Rush decidiu produzir seu novo trabalho sozinho, com a ajuda de Peter Henderson, que já havia trabalhado com Supertramp, Split Enz, Asas, Frank Zappa e King Crimson.

"Adoramos o que Steve havia feito com o U2 (em Boy, October e War) e estávamos realmente ansiosos para ver como ele iria nos fazer pensar e expandir o que já fazíamos", lembra Alex. "Mas, em cima da hora, recebemos uma mensagem de que ele não estava mais disponível. Ficamos terrivelmente desapontados, e tivemos muito pouco tempo para encontrar outro produtor. Por fim, ficamos com Peter Henderson, um cara legal mas que, nessa atividade, deixou um pouco a desejar. Muitas vezes ele dizia, 'Eu não sei o que fazer aqui caras...'. Por isso foi tão difícil fazer esse álbum".

Assim como Permanent Waves (1980), Moving Pictures (1981) e Signals (1982), Grace Under Pressure foi gravado no famoso Le Studio em Quebec, Canadá. Vários eventos noticiados no jornal Toronto Globe & Mail inspiraram grande parte das letras, particularmente "Distant Early Warning", "Red Lenses" e "Between The Wheels". A banda passava até quatorze horas no estúdio, aperfeiçoando seu som.

Trata-se de um dos álbuns mais sombrios da discografia da banda, diretamente influenciado pelas tensões crescentes da Guerra Fria e optando pelo tema central que observa como os seres humanos agem sob diferentes tipos de pressão. Em canções como "Between the Wheels" e "The Body Electric", Peart explora as pressões da vida como um todo. Em "Afterimage", ele descreve as sensações deixadas pela morte repentina de um amigo. "Red Sector A" é notável por suas alusões ao Holocausto e campos de concentração, inspirada nas lembranças de Geddy Lee em torno das histórias contadas por sua mãe quando libertada em Bergen-Belsen, onde foi mantida prisioneira. "Distant Early Warning" pode ser interpretada as pressões que envolve as possibilidades de um apocalipse nuclear. Já "The Enemy Within" surgia como a primeira parte das canções que compõem a série "Fear", ao lado de "Witch Hunt", de Moving Pictures, "The Weapon" de Signals e posteriormente "Freeze", de Vapor Trails (2002).

Musicalmente, Grace Under Pressure marca mais uma fase no desenvolvimento da sonoridade do Rush. A banda continua a fazer uso extensivo de sintetizadores, experimentando incorporar elementos do ska e do reggae em suas canções. As guitarras se mostram mais proeminentes que no trabalho anterior.

FICHA TÉCNICA

GEDDY LEE: Bass Guitars, Synthesizers, Vocals
ALEX LIFESON: Guitars and Synthesizers
NEIL PEART: Drums, Percussion, and Electronic Percussion

Music by Lee and Lifeson
Lyrics by Peart

Produced by Rush and Peter Henderson
Engineered by Peter Henderson
Assisted by Frandk Opolko and Robert Di Gioia
Recorded at Le Studio, Quebec, between
November 1983 and March 1984
In memory of Robbie Whelan

Management by Ray Danniels
SRO Productions, Inc., Toronto

Executive Production by Moon Records

Art Direction and cover painting by Hugh Syme
Portrait by Yousuf Karsh

PPG Synthesizer programming assisted by
Jim Burgess and Paul Northfield
Pre-production engineering by Jon Erickson

Road Manager and Lighting Director: Howard Ungerleider
Stage Left Technician, Crew Chief, and President: Liam Birt
Stage Manager: Nick Kotos
Concert Sound Engineer: Jon Erickson
Stage Left Technican: Skip Gildersleeve
Centre Stage Technician: Larry Allen
Guitar and Synthesizer Maintenance: Tony Geranios
Monitor Engineer: Steve Byron
Concert Projectionist: Lee Tenner
Personal Assistant: Kevin Flewitt
Concert Sound by National Sound: Tom Linthicum, Fuzzy Frazer, Dave Fletcher
Concert Lighting by See Factor: The Johnson Brothers: Mike Weiss, Tom Higgins, Mark Cherry, Dave Berman, Jeffrey T. MacDonald, Frank Scilingo

Concert Rigging by Southfire Rigging: Billy Collins and Tom Wendt

Busheads and Truckfaces: Tom Whittaker, Pat Lynes, Bill Barlow, Mac and Candy MacLear, Harry Smith, Jack Stone, Red McBrine, Gordon Scott

Mille mercis à: les gens de Horseshoe Valley (Judy, Steve, Kevin, Kathy), Le Studio (André, Yaël, Paul Richard, Frank, Robert, Solange, Lina, Nancy, Yvon, Pierre, André et Michel et le Bouffe en Broche), the Mike Stone Happy Hour, the Franko Polko Singers, Trevor and the Commons, Frankie's Bar and Grill, Le Chasseur de Nuit, Bill Churchman, Barry Murphet, the International Scouting Organization of Cliff Burnstein, Peter Mensch, and Val Azzoli, the Griffin Family, NASA and the Johnson Space Centre, Roger Kneebend, Ann Uumellmahaye, Dr. Hfuhruhurr, Hentor the Barbarian, The Uglies, the Rory Gallagher Band and crew, Golden Earring and crew, Darrell and Werner en Allemagne, Yousuf and Estrellita Karsh (and Mary and Matthew), The B-Man, Tokyo Cro, Stuart Hall ("That's the weather, this is the time; now stay tuned for more news"), Jean Gallia et les autres proffesseurs de L'École Berlitz, et au bureau de SRO/Anthem: Ray, Val, Pegi, Sheila, Tom, and Marilyn, et toujours notre bon vielle ami--Broon.

We appreciate the technical assistance of: The Music Shoppe (Thornhill), Bill Ward, Marcus, the Percussion Centre (Fort Wayne), Tama Drums, Avedis Zildjian Cymbals, Direct Synthesis, Quantec, Fostex, Loft, Richard Ealey and Bruce Anthony.

Mercury, April 12, 1984
© 1984 Mercury Records © 1984 Anthem Entertainment