DISTANT EARLY WARNING



VOLTAR PARA "GRACE UNDER PRESSURE"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS

COUNTDOWN  DISTANT EARLY WARNING  AFTERIMAGE


DISTANT EARLY WARNING

An ill wind comes arising
Across the cities of the plain
There's no swimming in the heavy water-
No singing in the acid rain
Red alert
Red alert

It's so hard to stay together
Passing through revolving doors
We need someone to talk to
And someone to sweep the floors-
Incomplete
Incomplete

The world weighs on my shoulders
But what am I to do?
You sometimes drive me crazy-
But I worry about you

I know it makes no difference
To what you're going through
But I see the tip of the iceberg-
And I worry about you...


Cruising under your radar
Watching from satellites
Take a page from the red book -
Keep them in your sights
Red alert
Red alert

Left and rights of passage
Black and whites of youth
Who can face the knowledge
That the truth is not the truth?
Obsolete
Absolute

Absalom
Absalom
DISTANTE ALERTA PRECOCE

Um vento ruim vem surgindo
Pelas cidades planas
Não há como nadar em água pesada -
Não se canta na chuva ácida
Alerta vermelho
Alerta vermelho

É tão difícil ficar juntos
Passando por portas giratórias
Precisamos de alguém pra conversar
E de alguém pra varrer o chão -
Incompleto
Incompleto

O mundo pesa sobre meus ombros
Mas o que devo fazer?
Às vezes você me deixa louco -
Mas me preocupo com você

Sei que não faz diferença
Para o que você está passando
Mas vejo a ponta do iceberg -
E me preocupo com você...


Cruzando seu radar
Acompanhando via satélite
Siga as instruções do livro vermelho -
Mantenha-os sob sua mira
Alerta vermelho
Alerta vermelho

Esquerdistas e direitistas da passagem
Pretos e brancos da juventude
Quem pode enfrentar o conhecimento
De que a verdade não é verdade?
Obsoleto
Absoluto

Absalão
Absalão


Música por Geddy Lee e Alex Lifeson / Letra por Neil Peart


Diferentes dimensões das pressões exercidas pelo mundo moderno

Grace Under Pressure começa arrebatador. A canção de abertura do álbum, "Distant Early Warning", traz como primeira e feliz impressão o retorno do destaque para Alex Lifeson, que esteve em uma posição um tanto quanto sombria em grande parte do anterior Signals (1982). Os sintetizadores de Geddy Lee permanecem como parte integrante, porém agora integrando uma clara harmonia musical com os demais instrumentos. "Distant Early Warning" reflete uma notável sinergia que combina letra e música, prosseguindo com os direcionamentos definidos pelo power-trio canadense para a década de 1980.

Como um pastiche progressivo e virtuoso de reggae e rock, "Distant Early Warning" apresenta novamente um fantástico e abrangente trabalho lírico de Neil Peart, com o qual o baterista continua colocando em prática suas observações impressionantes sobre o mundo e sua conjuntura. Inicialmente, "Distant Early Warning" apresenta ideias relativamente abertas em sua temática: o período de gravação do disco, ocorrido entre os anos de 1983 e 1984, era movido pelas duras tensões da Guerra Fria - um mundo liderado pelas superpotências Estados Unidos e União Soviética e ainda rodeado pelos fantasmas da aniquilação nuclear, com pessoas se tornando cada vez mais distantes uma das outras.

Utilizando variados símbolos e inspirações, "Distant Early Warning" pensa a dificuldade de se manter relacionamentos sadios em um mundo cada vez mais complexo e veloz. Pessoas que entram e saem de portas giratórias, consumidas pelo trabalho e pelas preocupações modernas e que tendem a esquecer valores que emergem das relações pessoais mais simples. Seguindo a ideia, é como se, na maioria das vezes, deixássemos gradativamente de lidar com um mundo concreto tornando-o cada vez mais abstrato - a graça singela da vida quase desaparece, surgindo somente em pequenos detalhes como que brotando em cenários completamente tomados pela frieza moderna, representando apenas um sinal de humanidade que clama como uma verdadeira resistência. Peart também aborda as percepções longínquas que os indivíduos traziam sobre a Guerra Fria, como se a situação fosse algo relativamente distante da realidade dos comuns, mas que, ao mesmo tempo, se fazia onipresente, afetando de maneira inconsciente a vida de todos. Era como se a ameaça sempre pairasse em algum lugar do subconsciente das pessoas.

"Essa canção evoca um sentido de escrita no qual tenho trabalhado ao longo dos últimos álbuns, inspirado indiretamente em T.S. Eliot", explica o letrista. "Trata-se do estilo de derramar uma grande quantidade de imagens que quase inundam o leitor ou ouvinte, trazendo ideias que parecem não fazer nenhum sentido, mas que no final te deixam com algo. O tema principal de 'Distant Early Warning' abrange uma série de coisas, porém muito dessa tensa situação mundial é parte. Além disso, a composição lida com coisas mais próximas em termos de relacionamentos e sobre como manter uma relação em um mundo tão veloz, com o trabalho e as preocupações mundanas tendendo a prevalecer sobre os importantes valores dos relacionamentos. Observo um pouco da graça na vida de alguém quando, ao passar de carro próximo a um horrível edifício residencial, vejo flamingos cor de rosa na varanda - um pequeno aspecto de humanidade. Coisas do tipo me parecem uma bela resistência".

O título da canção refere-se à DEW Line (Distant Early Warning Line), um sistema de estações de radares de alerta precoce implantados na região ártica do extremo norte do Canadá durante a Guerra Fria. Em 1954, as melhorias tecnológicas alcançadas pela URSS forçaram os governos dos EUA e Canadá a construírem um conjunto de 63 estações para cobrir grande parte do Ártico, desde o Alasca até a Ilha de Baffin. Os EUA concordaram em financiar o empreendimento, empregando o máximo possível de trabalhadores canadenses, com o projeto sendo concluído em 1957. Possivelmente, uma das maiores motivações para a composição do Rush veio da iniciativa do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan (1911 - 2004) de ir à frente com a chamada Iniciativa Estratégica de Defesa, também conhecida como Star Wars - um programa militar que visava construir um sistema de defesa que capaz de impedir um ataque nuclear contra o território dos Estados Unidos. O projeto consistia em um conjunto de sistemas de radares de longo alcance instalados em terra, combinados com sistemas de mísseis antibalísticos e uma complexa rede de satélites artificiais, que incluiria desde sistemas de localização e rastreamento de mísseis balísticos até sistemas com capacidade bélica múltipla ofensiva-defensiva, como armas a laser e armas cinéticas, capazes de destruir mísseis balísticos no auge de sua trajetória, quando estão no espaço.

Com a marcante chamada "Red Alert" (Alerta Vermelho) evocando o senso de urgência, a composição pondera algumas referências políticas contemporâneas, como desinformações governamentais, políticas de portas giratórias, o poder absoluto e problemas ambientais, utilizando muitas alusões como a água deuterada e a chuva ácida, o ator Gene Kelly, o escritor William Faulkner, Sodoma e Gomorra e cenários bélicos modernos.

"O tema principal pensa basicamente sobre viver no mundo moderno, em todas as suas manifestações em termos de distância entre nós, a ameaça de superpoderes, da aniquilação nuclear e todas essas coisas, além desses mísseis gigantes apontados para o outro lado do oceano", reflete Peart. "(...) É algo que tem a ver com nossas vidas particulares, onde lidamos com pessoas entrando e saindo de portas giratórias, e sobre as pessoas do mundo moderno, onde tudo é muito difícil e, consequentemente, com o trabalho e as preocupações mundanas tendendo a ter precedência sobre os importantes valores das relações do mundo abstrato em oposição ao concreto".

"A emoção primordial desencadeada em 'Distant Early Warning' é a raiva", continua. "Meus lindos lagos no norte estão sendo mortos pelas emissões sulfurosas e os chamados ambientalistas estão contribuindo para o problema. Então penso em amigos e em mais problemas universais. Não sou um eterno pessimista - estou no disco como um otimista - mas preocupado com os problemas do mundo e sentindo que é hora de encarar as coisas. No entanto, não sou introspectivo. Encontro muitas coisas escritas por Roger Waters que são introspectivas e obscuras. Eu não sou assim".

"Há muitas coisas acontecendo agora com as quais você pode estar furioso"
, diz Alex. "Músicas como 'Distant Early Warning' trazem elementos muito reais, e que estão acontecendo nesse momento. Neil apenas se tornou mais observador, e acho que suas letras trazem questões muito importantes, ao invés de contar uma história. Dessa forma, sua maneira de escrever mudou, tornando-se mais condensada. Ele está conseguindo extrair mais valores de suas palavras".

"Para começar, há algo sobre a palavra vermelho que realmente gosto"
, explica Peart. "É simples, tem três letras, parece boa e soa bem. 'Red Alert', de 'Distant Early Warning', foi apenas um termo óbvio para estar lá. A música é sobre isso - basicamente, tudo está em alerta vermelho, dentro e fora das pessoas".

A frase "There's no swimming in the heavy water" ("Não há como nadar em água pesada") refere-se ao termo também conhecido como água deuterada - o óxido de deutério. É quimicamente semelhante à água normal, porém com átomos de hidrogênio mais pesados (deutérios) cujos núcleos atômicos contêm um nêutron além do próton encontrado em todos os átomos de hidrogênio. É utilizada como moderador de nêutrons em reatores nucleares. Já "No singing in the acid rain" ("Não se canta na chuva ácida"), refere-se à designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociação do dióxido de carbono atmosférico dissolvido na água precipitada, tratando-se de um verdadeiro resultado de poluição. Temos aqui, portanto, mais um trocadilho irônico, dessa vez com o musical hollywoodiano Cantando na Chuva (Singin' in the Rain), estrelado pelo ator e dançarino norte-americano Gene Kelly (1912 - 1996), em 1952.

A referência a Absalão (Absalom) foi inspirada pelo romance do escritor norte-americano William Faulkner (1897 - 1962), Absalom, Absalom!, de 1936. O drama constitui um dos mais profundos estudos sobre a tragédia do homem contemporâneo. Na saga do personagem Thomas Sutpen, Faulkner procura desvendar, por meio de um resgate de suas profundas raízes, a origem do mal que atravessa quatro gerações de uma mesma família. Ao tratar a questão, o autor concebe um microcosmo do mundo que representa, em si mesmo, toda a problemática moderna. O condado de Yoknapatawpha, localizado na cidade imaginária de Jefferson (Oxford), no sul dos Estados Unidos, se torna o núcleo vital e espaço literário onde se congregam diversas fontes míticas universais. Pelo ponto de vista bíblico, Absalão era o filho do rei Davi, que tentou derrubar o próprio pai do trono. Em meio a uma guerra, quando o mesmo fugia em uma mula, sua cabeça acaba ficando presa em um carvalho, deixando-o suspenso no ar. Contra a vontade de seu pai, Absalão foi morto por homens do próprio rei. Davi sofreu por seu filho, lamentando: "Absalão, Absalão meu filho".

Ao ler o romance de Faulkner, Peart ficou curioso com o nome Absalão. Ele gostava da sonoridade da palavra, e pediu a sua esposa para que buscasse informações sobre o assunto em uma enciclopédia. Após escrever a letra de "Distant Early Warning", Peart tinha as palavras "obsolete / absolute" (obsoleto / absoluto), e pensou sobre o quão similar eram com "Absalon". Entendendo de fato o significado, o letrista encaixou o nome na temática, formando na verdade um jogo de palavras.

"A referência veio do livro de Faulkner. Enquanto escrevia a canção, já tinha 'obsolete' e 'absolute' e pensei sobre como as formas das palavras eram similares a 'Absalom'. Buscando fazer um jogo de palavras, achei melhor saber ao certo o que significava, então pedi a minha esposa para procurar numa enciclopédia. Ao entender a história real, com as raízes bíblicas, decidi que era necessário. Tendo em vista que um dos temas principais da canção era a compaixão, ocorreu-me que a história bíblica era aplicável - Davi lamenta por seu filho: 'Quem me dera que eu morrera por ti'. Parecia a expressão máxima da compaixão, e foi assim que aconteceu. (Não vejam nada de religião nisso!)".

Ainda em torno da temática bíblica, "The Cities of the Plain" ("As cidades planas") refere-se à passagem de Gênesis 13:12, que fala sobre cinco cidades que incluem Sodoma e Gomorra, essas que se encontram na planície do Rio Jordão - uma área que constituía o limite Sul da terra dos Cananeus. De acordo com a história, Sodoma e Gomorra foram destruídas por Deus com fogo e enxofre descido do céu, devido à perversidade, imoralidade e a desobediência dos seus habitantes. A frase "But I see the tip of the iceberg - And I worry about you" ("Mas eu vejo o topo do iceberg - E me preocupo com você") alude a própria DEW Line pois, a partir de suas estações, era possível ver topos de icebergs, sendo uma das principais missões do local monitorar as possíveis investidas soviéticas: uma constante preocupação.

É possível que o trecho "The world weighs on my shoulders, but what am I to do?" ("O mundo pesa sobre meus ombros, mas o que devo fazer?") seja inspirado no clássico Atlas Shrugged (no Brasil A Revolta de Atlas, 1957), da escritora Ayn Rand. Na mitologia grega, o titã Atlas recebe de Zeus o castigo eterno de carregar nos ombros o peso dos céus. Já no romance, os inovadores e os indivíduos criativos suportam o peso de um mundo decadente enquanto são explorados por parasitas que não reconhecem o valor do trabalho e da produtividade e que se valem da corrupção, da mediocridade e da burocracia para impedir o progresso individual e da sociedade. Na canção, trata-se de uma metáfora para a nossa própria capacidade de lidar com a complexidade de um mundo caindo aos pedaços.

"Distant Early Warning" contou com um vídeo promocional dirigido por David Mallet e filmado em frente um mapa estilizado do mundo, onde um menino aparece viajando em cima de um míssil. A inspiração óbvia veio do famoso filme de 1964 Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb) do cineasta americano Stanley Kubrick (1928 - 1999), que contém uma cena do ator norte-americano Slim Pickens (1919 - 1983) montado em uma bomba nuclear. Essas filmagens feitas para o Rush são envoltas por um mistério. Muitos rumores davam conta de que o menino que protagoniza o mesmo é Julian, filho de Geddy Lee, algo que foi negado pelo baixista anos depois. Na verdade, trata-se de um ator britânico chamado Alexander Lant.

© 2015 Rush Fã-Clube Brasil

LADD, J. "Innerview With Jim Ladd". 1984.
SHARP, K. "Rush percussionist Neil Peart ponders the meaning of life and other assorted topics during this exclusive, in-depth interview". Music Express. June 1984.
TURNER, M. "Off The Record". August 27, 1984.
MUELLER, D. Hit Parader. October 1984.
PEART, N. "Rush Backstage Club Newsletter". October 1991