RUSH NO BRASIL EM 2010?
03/06/2010


E lá vamos nós novamente!

Mais uma vez, como geralmente ocorre quando o Rush se lança na estrada, têm de fato início as especulações acerca da banda canadense estar novamente na América do Sul, desta vez fazendo uma mini-turnê por nosso continente. Em 2007, durante a Snakes & Arrows Tour, um dos maiores sites internacionais de notícias dedicadas ao power-trio, o Rush Is A Band, levou os sul-americanos à loucura quando disponibilizou uma lista de datas para a segunda perna daquela turnê, indicando com antecedência os locais a serem visitados. Surpreendentemente, constavam o Brasil (com shows agendados para o Maracanã - Rio de Janeiro, Morumbi - São Paulo, Castelão - Fortaleza e Beira-Rio - Porto Alegre), Chile (Estadio Nacional do Chile - Santiago), Argentina (El Monumental - Buenos Aires) e Peru (Estadio Nacional do Peru - Lima). Infelizmente, para a decepção de muitos, nenhum desses shows se concretizou.

Algum tempo depois, já no final de 2008, surgiam mais uma vez rumores acerca do Rush no Brasil. O jornal chileno El Mercurio veiculou uma matéria que afirmava que a banda se encontrava em negociações para uma turnê sul-americana prevista para o final de 2009. Como sabemos, nada disso aconteceu também.

E agora, com a iminente turnê Time Machine, que começará no próximo dia 29 de junho no Novo México (EUA), embarcamos novamente no sonho de ter o Rush no Brasil. Conforme já verificado pela maioria dos fãs, durante a semana mais uma vez um jornal chileno se encontra no olho do furacão. Dessa vez o La Tercera divulgou uma matéria intitulada Rush Agenda sua Primeira Aparição em Santiago, onde afirmam que a banda já está fechando seus shows em nosso território. Confiram abaixo a reportagem traduzida:

APÓS ANOS DE ESPECULAÇÕES E TENTATIVAS FRUSTRADAS, UMA PRODUTORA LOCAL JÁ TEM A ASSINATURA DO HISTÓRICO TRIO CANADENSE PARA SE APRESENTAR NO CHILE DURANTE A SEGUNDA METADE DE OUTUBRO

Parece o conto do vigário. Mas desta vez, apesar do exército de fãs terem todo o direito de enrrugar a testa esperando ter os ingressos na mão, há um plano concreto para levar para o Chile pela primeira vez o trio canadense Rush. O escritório local de uma importante produtora multinacional, que agenda as principais turnês que passam pela região, revelou ontem para o La Tercera que a banda assinou um contrato para uma perna sul-americana de sua nova série de shows, a chamada Time Machine Tour, e que a data provisória para desembarque em Santiago é para a segunda quinzena de outubro.

Um detalhe fundamental para definir a data exata do show em Santiago será o número de apresentações que a banda marcará para o Brasil, único país sul-americano já visitado pelos venerados músicos com um show memorável no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, em novembro de 2002 para um público de 40 mil pessoas.

Essa foi a primeira de uma longa lista de instâncias que se deram para especular a visita de uma banda cultuada que teve 18 discos lançados e mais de 40 milhões de cópias vendidas, em 42 anos de carreira. A ocasião em que estiveram mais próximos de vir foi em maio de 2008, quando o trio de Tom sawyer havia prometido a visita, mas desistiu na última hora. Desta vez é diferente, pois o grupo decidiu dedicar grande parte desse ano à turnê e para à preparação de seu próximo álbum de estúdio chamado Clockworks Angels, escrito entre janeiro e fevereiro passado e que será gravado durante esse ano. Na última terça feira, o vocalista e baixista Geddy Lee (56) disse em uma entevista de rádio que o primeiro single - Caravan - será lançado em 1° de junho e que esse ano será de "turnê".

A banda, formada por Alex Lifeson (56, guitarra) e Neil Peart (57, bateria), parte no dia 29 de junho para uma tour de 39 datas entre os EUA e Canadá, e que incidirá na execução integral de Moving Pictures, clássico da banda lançado em 1981, e para mostrar novas canções. Logo após teremos a perna sul-americana com uma data no Chile que, segundo os produtores, "irá ser realizada ou irá ser realizada" no Estadio Nacional, porque o público mínimo que se espera para um show do Rush é de no mínimo 40 mil pessoas.

Essa notícia foi veiculada inclusive no site Rush Is A Band no último dia 30 de maio, gerando bastante discussão em vários fóruns e comunidades dedicadas ao trio. Vale lembrar que em dezembro de 2009 tivemos as primeiras especulações sobre a possível vinda dos canadenses para nosso continente, onde os rumores afirmavam que a nova turnê seria dedicada também aos locais que a banda deixou de visitar na anterior Snakes & Arrows Tour, como a América do Sul.

Para finalizar, a revista Exame publicou uma matéria sobre a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - que vem investindo em diversas áreas a fim de promover seus produtos. Desta vez, ao que tudo indica, a mega empresa irá investir no rock & roll, trazendo bandas e patrocinando eventos com a sua Antarctica Sub-Zero em parceria com a empresa de entretenimento Time For Fun (antiga CIE Brasil). Corroborando com esses fatos, verificamos a recente presença da banda norte-americana Aerosmith com patrocínio direto da cerveja.

Lembramos que o Rush esteve no Brasil em 2002, realizando shows memoráveis não somente no Rio de Janeiro, mas também em São Paulo e Porto Alegre. Esses foram os maiores públicos que a banda já teve em toda carreira, tendo lançado inclusive o DVD Rush In Rio no ano seguinte (o último vídeo oficial retratando uma performance ao vivo até então era A Show of Hands, de 1988). Em 2008, Alex Lifeson falou sobre a apresentação em solo brasileiro ao repórter Keith Spera, do New Orleans Times-Picayune:

Depois de ver aquela intensa reação do público no DVD "Rush in Rio", fico surpreso que o Rush não se sinta incomodado em voltar a tocar na América do Norte.

Eu sei. (risos) Foi uma experiência incrível. Aquilo nos pegou completamente de surpresa. Não tínhamos idéia daqueles fãs do Brasil, aliás, da América do Sul.

A multidão cantou "YYZ", uma canção instrumental.

Quando mixamos o material, ficamos aproximadamente uma hora olhando para aquela multidão. A gente repetia aquilo sem a banda, para só ouvir as vozes. Foi demais! Era muito alto. Foi realmente excitante.

Estaremos ligados caso surjam mais notícias a respeito. Fiquem de olho e vamos torcer mais uma vez!


Notícias relacionadas:


Liberados trechos de Caravan e Brought Up To Believe (BU2B)
Clockwork Angels - o novo álbum do Rush
Novo artigo de Neil Peart: Time Machines
Single com duas músicas será liberado em 1° de junho
Rush lançará nova música nas rádios em maio
Lifeson confirma Jacob's Ladder na Time Machine Tour
Geddy Lee revela nome de nova canção do Rush
Rush anuncia lançamento de single com duas músicas novas
Confirmado: Rush - Time Machine Tour 2010
Rush - Time Machine Tour 2010?
Nick Raskulinecz será o produtor do novo álbum do Rush
Geddy Lee confirma nova turnê e novo álbum
Lifeson: Rush já tem seis músicas prontas
Rumor: Rush nos jogos olímpicos de inverno 2010
Petição para canções raras na próxima Rush Tour 2010
Neil Peart: Rush não deverá lançar um álbum completo
Novos rumores sobre o retorno do Rush em 2010
Nova entrevista com Alex Lifeson
Esperança: Rush na América do Sul em 2010
Geddy Lee: Rush em estúdio em breve, possível turnê em 2010
Rush se reúne em novembro para discutir seu futuro
Rush deve retornar com novo álbum e turnê em 2010
Rush começa a gravar novo álbum em setembro

Comente essa notícia no fórum >>--|--Registre-se >>