NOVO ARTIGO DE NEIL PEART: TIME MACHINES
21/05/2010



Neil Peart acaba de disponibilizar um novo artigo em sua página oficial. Desta vez o baterista convida os fãs para uma espécie de viagem no tempo, entrando de vez no clima Time Machine, tema da próxima turnê do Rush que começa no dia 29 de junho na cidade de Albuquerque, Novo México (EUA). Trazendo algumas fotos pessoais bastante interessantes, Peart fala nesse material sobre os ensaios do power-trio para a nova digressão, comentando seu novo solo e o processo de gravação das canções Caravan e BU2B, ocorrido no Blackbird Studios (Nashville, Tenesse - EUA). Temos abaixo os trechos mais importantes traduzidos, iniciando com seus comentários sobre uma fotografia com o antigo set utilizado na Snakes & Arrows Tour:

A fotografia foi feita no Blackbird Studios em Nashville, na terça-feira dia 13 de abril de 2010, quando eu mesmo estava sendo a "Máquina do Tempo" - regravando trechos de bateria para duas novas canções do Rush. Alex, Geddy e eu montamos as músicas durante o inverno e primavera, e esse processo foi marcado em grande parte pela longa distância (Geddy me mandava e-mails de Toronto para informar o progresso em seu estúdio caseiro juntamente com Alex, e também para solicitar algumas alterações nas letras, assim como planejar nossa turnê "Time Machine"). Nunca tínhamos feito nada parecido - compor, arranjar, gravar e lançar apenas duas canções ao invés de um álbum inteiro, para então sairmos em turnê para tocarmos as novas músicas juntamente com o que pensávamos ser uma seleção criativa envolvendo nossas canções mais antigas. Mas o tempo real da Time Machine da vida acabou por trazer muitas mudanças no que tange o chamado "negócio da música", e pensamos, "Porque não?"

Usei o kit Snakes & Arrows durante toda sessão e agora, ensaiando para a turnê no Drum Channel, toquei com um tipo de mistura baseada no "Hockey Kit" que Gump havia montado com sucesso para eu trabalhar. Ao virar a esquina, na Drum Workshop, um novo set espetacular está em construção, caminhando para os detalhes finais de acabamento e montagem. Em certos momentos Gump e eu fizemos uma espécie de "Trabalho de Campo" pela fábrica, para verificar os progressos.

Toquei canções antigas que nós três concordamos em ressuscitar para a "Time Machine" Tour, algumas das quais não executava em dez ou vinte anos, ou que nunca havia tocado ao vivo. Ocorreu-me que o final para a Máquina do Tempo poderia ser uma canção. O que mais poderia te levar imediatamente para um momento especial na memória permanente te esmagando em sua completude? Odores são famosos estimuladores de memória, imagens antigas podem ter um efeito intenso de revitalização dos velhos tempos. Mas quando se trata de realmente te levar a algum lugar, não há nada como uma música.

E não precisa ser somente acerca de memória. Acontece que as duas músicas que gravamos naquele dia em Nashville fazem parte do passado, estão enraizadas no presente e são apontadas para o futuro. Porque elas são as duas primeiras partes do que nós encaramos como um álbum de história prolongada, elas são de fato um trabalho em andamento e, assim, um vislumbre do nosso próprio futuro. Alguns zombam da noção de música "progressiva", mas ainda estou satisfeito por constatar que continuo progredindo em muitos elementos em minhas composições na bateria, e essas canções trazem descobertas de técnica e conhecimento que adquiri apenas nos últimos dois anos, estudando com Peter Erskine, tocando no tributo a Buddy Rich, gravando o "The Hockey Theme" e que geralmente se deslocam ao longo do tempo, como baterista.

Finalizando o artigo, Neil disponibiliza uma singela fotografia com sua pequena Olivia (acima). O mais interessante e revelador nesse material é que, de acordo com o baterista, teremos realmente pelo menos uma canção antiga jamais tocada ao vivo pela banda, o que mostra que o novo setlist será um dos melhores e mais inovadores de toda a carreira deles. Confiram abaixo a lista das músicas jamais levadas aos palcos pelo Rush, e façam suas apostas:

Take A Friend
Before And After
Making Memories
Rivendell
I Think I'm Going Bald
The Fountain Of Lamneth
Lessons
Tears
Madrigal
Different Strings
Losing It
Emotion Detector
Open Secrets
Second Nature
Tai Shan
High Water
Chain Lighting
Presto
Anagram
Red Tide
Hand Over Fist
Available Light
Face Up
The Big Wheel
Heresy
Neurotica
You Bet Your Life
Cut To The Chase
Alien Shore
Speed Of Love
Everyday Glory
The Color Of Right
Totem
Dog Years
Carve Away The Stone
Peaceable Kingdom
The Stars Look Down
How It Is
Vapor Trail
Sweet Miracle
Nocturne
Freeze
Out Of The Cradle
Faithless
Bravest Face
Good News First
We Hold On

Notícias relacionadas:


Single com duas músicas será liberado em 1° de junho
Rush lançará nova música nas rádios em maio
Lifeson confirma Jacob's Ladder na Time Machine Tour
Geddy Lee revela nome de nova canção do Rush
Rush anuncia lançamento de single com duas músicas novas
Confirmado: Rush - Time Machine Tour 2010
Rush - Time Machine Tour 2010?
Nick Raskulinecz será o produtor do novo álbum do Rush
Geddy Lee confirma nova turnê e novo álbum
Lifeson: Rush já tem seis músicas prontas
Rumor: Rush nos jogos olímpicos de inverno 2010
Petição para canções raras na próxima Rush Tour 2010
Neil Peart: Rush não deverá lançar um álbum completo
Novos rumores sobre o retorno do Rush em 2010
Nova entrevista com Alex Lifeson
Esperança: Rush na América do Sul em 2010
Geddy Lee: Rush em estúdio em breve, possível turnê em 2010

Rush se reúne em novembro para discutir seu futuro
Rush deve retornar com novo álbum e turnê em 2010
Rush começa a gravar novo álbum em setembro