Lançamento: 01 de março de 1974
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RUSH FLY BY NIGHT
1. Finding My Way - 5:06 2. Need Some Love - 2:19 3. Take a Friend - 4:24 4. Here Again - 7:35 5. What You're Doing - 4:22 6. In the Mood - 3:34 7. Before and After - 5:34 8. Working Man - 7:10 |
Com seu álbum de estreia, o Rush começava a surgir no cenário rock mundial, dando o primeiro passo na trilha que os consagraria como uma das mais bem sucedidas e respeitadas bandas de todos os tempos.
A capa do disco foi idealizada por Paul Weldon. O logo vermelho original da Moon Records foi mudado para a cor rosa quando o disco foi relançado pela Mercury Records.
"Usei a explosão porque achava que representava a natureza da banda", diz Weldon. "Eles tinham muito poder e força em seu som para um grupo de três integrantes. Chegamos a um acordo sobre o conceito e a abordagem. Nos primórdios do Rush não havia muito dinheiro, então optei por usar apenas duas cores no trabalho (preto e vermelho)".
Em 1974, depois de tocar em vários locais pequenos no Canadá, o jovem power-trio começava a mudar sua história, conseguindo, depois de muita luta e persistência, chegar aos EUA. O álbum intitulado Rush trazia 8 canções que revelavam algo diferente, especial e surpreendente produzido por três jovens sonhadores do grande norte branco.
O Rush, neste momento, consistia em Geddy Lee no baixo e vocais, Alex Lifeson na guitarra e John Rutsey na bateria. Após seu primeiro lançamento, Rutsey deixaria a banda devido a problemas de saúde e outras questões pessoais. Seu substituto, Neil Peart, iria se tornar o coração e a mensagem do grupo desde então.
O Rush foi influenciado por bandas clássicas como o Led Zeppelin, Cream e The Who, entre outras. Mas ao invés de simplesmente copiar os sons que já haviam alcançado o mundo, os jovens canadenses iniciavam o processo de escultura do seu próprio nicho.
No álbum Rush as canções têm energia própria e uma clara sensação de material bruto. São jovens sonhando alto nas asas do rock and roll, trazendo para o mundo uma excelente forma de começar uma longa carreira na indústria da música. A partir desse trabalho, os rapazes começavam a construir sua base de fãs que se tornaria talvez uma das mais fiéis do cenário mundial.
"'Finding My Way', 'Need Some Love' e, eu acho, 'Here Again' foram as canções que regravamos para o disco", recorda Geddy. "Deixamos de lado 'Not Fade Away', 'You Can't Fight It' e acredito que uma outra*. 'In The Mood' já tinha sido escrita há aproximadamente dois anos, senão três, quando gravamos nosso primeiro álbum".
(*) A terceira canção mencionada por Geddy que ficou de fora do primeiro álbum provavelmente é "Fancy Dancer", uma composição original da banda que era executada no início da década de 1970, e que durante performances em 1974 era apresentada como "uma das prováveis canções que estarão em nosso álbum".
"O que é engraçado é que John era o letrista da banda naquele momento, e por algum motivo ele não apresentou as letras das canções", diz Alex. "Então Geddy teve que rapidamente trabalhar nas letras. Eu compus a de 'Here Again', porém a grande maioria foi feita em conjunto. Acho que muito provavelmente John lamentou esse dia".
"Eu passava por uma verdadeira luta nesse momento com a banda", lembra John Rutsey. "Disse para mim mesmo, "Sinto que devo desistir". Eu era apenas um garoto confuso e comecei a compor todo tipo de letras adicionais para canções, porque a maioria das que tínhamos até aquele momento traziam apenas algumas rimas feitas de qualquer jeito, meio que encaixadas, porque nunca realmente havíamos nos dedicado às letras. Então finalmente dissemos, "Temos que conseguir algumas letras decentes. É bobagem escrever coisas que surgem do nada na sua cabeça e que à noite você já se esqueceu". Então fizemos um esforço e comecei a escrever algumas. Eu passava realmente por um momento difícil comigo mesmo e sobre o que eu queria com a banda. Estava muito confuso, havia preparado um monte de letras e depois rasguei tudo sem nunca ter mostrado. Então, quando fomos preparar o álbum, todas as velhas letras foram cantadas. É engraçado, porque até hoje não me lembro porque fiz isso. Tudo que posso dizer é que na época eu estava muito confuso sobre o que eu queria fazer. Eu realmente lamento tudo isso porque fui incrivelmente egoísta. Foi estúpido. Quando somos jovens, infelizmente fazemos coisas desse tipo. Meu humor mudava todos os dias. De qualquer maneira, foi isso o que aconteceu".
John Rutsey, o baterista original do Rush, faleceu no dia 11 de maio de 2008. Ele teve um ataque cardíaco enquanto dormia em decorrência da diabetes que sofria desde jovem.
FICHA TÉCNICA
Personnel:
Geddy Lee - Lead Vocals & Bass
Alex Lifeson - Guitars & Vocals
John Rutsey - Drums & Vocals
All songs composed by Lee & Lifeson except 'In The Mood' composed by Lee · Recorded at Toronto Sound Studios · Recorded at Eastern Sound · Remixed at Toronto Sound · Remix Engineer - Terry Brown Mastered at Masterdisk · (Remastered at Gateway Mastering Studios, Portland, Maine) · Produced by RUSH · Executive Production - SRO · Photographs by BIC Photography · All arrangements by RUSH · Album cover design by Paul Weldon · For best results play at maximum volume · Mastering Consultant Jim Shelton · Mastering: Gilbert Kong · (Remastering: Bob Ludwig and Brian Lee)· Executive Producer-Robin McBride
Road Crew - Ian Grandy & Liam Birt · Special thanks to-Denny Rosencrantz / Cliff Burnstein / Charlie Fach
Of course not to forget all those who have made this possible · Jeff Franklin · Ira Blacker · Sol Saffian · Greg McCutcheon · Wally Meyrowitz · Marsha Weiss · Joe McHugh · Lezlee Monchak · Bob Roper · Peter Taylor · Glenn McLaren · Thanks to Mike & Jules Belkin for their early belief.
Alternate Moon Records liner notes:
"Thanks" Special thanks to: Abbey Road Pub and Staff, Doc Cooper, Mr. & Mrs. G. Grandy, Cousin Glenn McLaren, Hal Greenson, Kalua Music, Drew Metcalf, Music Shoppe International, Sheila Posner, R.P.M., Peter Taylor, Paul Weldon
Moon Records is a subsidiary of SRO Productions Ltd. With Special Thanks to Donna Halper of WMMS in Cleveland for getting the ball rolling
A Moon Production Inc/Personal Direction: Ray Daniels & Vic Wilson of S.R.O. Productions, Toronto, Canada.
© 1974 Mercury Records © 1974 Anthem Entertainment
A capa do disco foi idealizada por Paul Weldon. O logo vermelho original da Moon Records foi mudado para a cor rosa quando o disco foi relançado pela Mercury Records.
"Usei a explosão porque achava que representava a natureza da banda", diz Weldon. "Eles tinham muito poder e força em seu som para um grupo de três integrantes. Chegamos a um acordo sobre o conceito e a abordagem. Nos primórdios do Rush não havia muito dinheiro, então optei por usar apenas duas cores no trabalho (preto e vermelho)".
Em 1974, depois de tocar em vários locais pequenos no Canadá, o jovem power-trio começava a mudar sua história, conseguindo, depois de muita luta e persistência, chegar aos EUA. O álbum intitulado Rush trazia 8 canções que revelavam algo diferente, especial e surpreendente produzido por três jovens sonhadores do grande norte branco.
O Rush, neste momento, consistia em Geddy Lee no baixo e vocais, Alex Lifeson na guitarra e John Rutsey na bateria. Após seu primeiro lançamento, Rutsey deixaria a banda devido a problemas de saúde e outras questões pessoais. Seu substituto, Neil Peart, iria se tornar o coração e a mensagem do grupo desde então.
O Rush foi influenciado por bandas clássicas como o Led Zeppelin, Cream e The Who, entre outras. Mas ao invés de simplesmente copiar os sons que já haviam alcançado o mundo, os jovens canadenses iniciavam o processo de escultura do seu próprio nicho.
No álbum Rush as canções têm energia própria e uma clara sensação de material bruto. São jovens sonhando alto nas asas do rock and roll, trazendo para o mundo uma excelente forma de começar uma longa carreira na indústria da música. A partir desse trabalho, os rapazes começavam a construir sua base de fãs que se tornaria talvez uma das mais fiéis do cenário mundial.
"'Finding My Way', 'Need Some Love' e, eu acho, 'Here Again' foram as canções que regravamos para o disco", recorda Geddy. "Deixamos de lado 'Not Fade Away', 'You Can't Fight It' e acredito que uma outra*. 'In The Mood' já tinha sido escrita há aproximadamente dois anos, senão três, quando gravamos nosso primeiro álbum".
(*) A terceira canção mencionada por Geddy que ficou de fora do primeiro álbum provavelmente é "Fancy Dancer", uma composição original da banda que era executada no início da década de 1970, e que durante performances em 1974 era apresentada como "uma das prováveis canções que estarão em nosso álbum".
"O que é engraçado é que John era o letrista da banda naquele momento, e por algum motivo ele não apresentou as letras das canções", diz Alex. "Então Geddy teve que rapidamente trabalhar nas letras. Eu compus a de 'Here Again', porém a grande maioria foi feita em conjunto. Acho que muito provavelmente John lamentou esse dia".
"Eu passava por uma verdadeira luta nesse momento com a banda", lembra John Rutsey. "Disse para mim mesmo, "Sinto que devo desistir". Eu era apenas um garoto confuso e comecei a compor todo tipo de letras adicionais para canções, porque a maioria das que tínhamos até aquele momento traziam apenas algumas rimas feitas de qualquer jeito, meio que encaixadas, porque nunca realmente havíamos nos dedicado às letras. Então finalmente dissemos, "Temos que conseguir algumas letras decentes. É bobagem escrever coisas que surgem do nada na sua cabeça e que à noite você já se esqueceu". Então fizemos um esforço e comecei a escrever algumas. Eu passava realmente por um momento difícil comigo mesmo e sobre o que eu queria com a banda. Estava muito confuso, havia preparado um monte de letras e depois rasguei tudo sem nunca ter mostrado. Então, quando fomos preparar o álbum, todas as velhas letras foram cantadas. É engraçado, porque até hoje não me lembro porque fiz isso. Tudo que posso dizer é que na época eu estava muito confuso sobre o que eu queria fazer. Eu realmente lamento tudo isso porque fui incrivelmente egoísta. Foi estúpido. Quando somos jovens, infelizmente fazemos coisas desse tipo. Meu humor mudava todos os dias. De qualquer maneira, foi isso o que aconteceu".
John Rutsey, o baterista original do Rush, faleceu no dia 11 de maio de 2008. Ele teve um ataque cardíaco enquanto dormia em decorrência da diabetes que sofria desde jovem.
FICHA TÉCNICA
Personnel:
Geddy Lee - Lead Vocals & Bass
Alex Lifeson - Guitars & Vocals
John Rutsey - Drums & Vocals
All songs composed by Lee & Lifeson except 'In The Mood' composed by Lee · Recorded at Toronto Sound Studios · Recorded at Eastern Sound · Remixed at Toronto Sound · Remix Engineer - Terry Brown Mastered at Masterdisk · (Remastered at Gateway Mastering Studios, Portland, Maine) · Produced by RUSH · Executive Production - SRO · Photographs by BIC Photography · All arrangements by RUSH · Album cover design by Paul Weldon · For best results play at maximum volume · Mastering Consultant Jim Shelton · Mastering: Gilbert Kong · (Remastering: Bob Ludwig and Brian Lee)· Executive Producer-Robin McBride
Road Crew - Ian Grandy & Liam Birt · Special thanks to-Denny Rosencrantz / Cliff Burnstein / Charlie Fach
Of course not to forget all those who have made this possible · Jeff Franklin · Ira Blacker · Sol Saffian · Greg McCutcheon · Wally Meyrowitz · Marsha Weiss · Joe McHugh · Lezlee Monchak · Bob Roper · Peter Taylor · Glenn McLaren · Thanks to Mike & Jules Belkin for their early belief.
Alternate Moon Records liner notes:
"Thanks" Special thanks to: Abbey Road Pub and Staff, Doc Cooper, Mr. & Mrs. G. Grandy, Cousin Glenn McLaren, Hal Greenson, Kalua Music, Drew Metcalf, Music Shoppe International, Sheila Posner, R.P.M., Peter Taylor, Paul Weldon
Moon Records is a subsidiary of SRO Productions Ltd. With Special Thanks to Donna Halper of WMMS in Cleveland for getting the ball rolling
A Moon Production Inc/Personal Direction: Ray Daniels & Vic Wilson of S.R.O. Productions, Toronto, Canada.
© 1974 Mercury Records © 1974 Anthem Entertainment