THE TWILIGHT ZONE



VOLTAR PARA "2112"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS

A PASSAGE TO BANGKOK  THE TWILIGHT ZONE  LESSONS


THE TWILIGHT ZONE

A pleasant faced man steps up to greet you
He smiles and says he's pleased to meet you
Beneath his hat the strangeness lies
Take it off, he's got three eyes
Truth is false and logic lost
Now the fourth dimension is crossed

You have entered the Twilight Zone
Beyond this world strange things are known
Use the key, unlock the door
See what your fate might have in store
Come explore your dreams' creation
Enter this world of imagination

Wake up lost in an empty town
Wondering why no one else is around
Look up to see a giant boy
You've just become his brand new toy
No escape, no place to hide
Here where Time and Space collide
ALÉM DA IMAGINAÇÃO

Um homem de rosto simpático caminha para lhe cumprimentar
Ele sorri e diz que é um prazer lhe conhecer
Sob seu chapéu a estranheza reside
Tire isso, ele tem três olhos
A verdade é falsa e a lógica perdida
Agora a quarta dimensão é cruzada

Você entrou no Além da Imaginação
Além deste mundo coisas estranhas são conhecidas
Use a chave, destranque a porta
Veja o que seu destino pode ter reservado
Venha explorar a criação dos seus sonhos
Entre nesse mundo de imaginação

Acordar perdido em uma cidade vazia
Se perguntando porque não há ninguém por perto
Olhe para cima e veja um garoto gigante
Você acabou de se tornar seu mais novo brinquedo
Sem escapatória, nenhum lugar para se esconder
Aqui onde Tempo e Espaço colidem


Música por Geddy Lee e Alex Lifeson / Letra por Neil Peart


Homenagem a um grande clássico da TV norte-americana

Após "A Passage to Bangkok", um outro tipo de viagem é sugerido pelo Rush no terceiro momento de 2112. Com guitarras em overdubs dando lugar a violões e refrões com sussurros pontuais entrelaçados a linhas vocais e dedilhados, "The Twilight Zone" oferece um aspecto profundamente misterioso e enigmático, trazendo novamente uma excelente e interessante mistura de sci-fi e fantasia para a obra dos canadenses. A canção, de sensações que transportam o ouvinte à outra dimensão, é totalmente baseada na série de televisão The Twilight Zone, traduzida literalmente como Zona do Crepúsculo e conhecida no Brasil como Além da Imaginação. Criada pelo roteirista norte-americano Rod Serling (1924 - 1975) e dirigida pelo também norte-americano Stuart Rosenberg (1927 - 2007), The Twilight Zone foi produzida entre 1959 e 1964 na famosa emissora CBS, apresentando episódios que abordavam assuntos como a paranormalidade, futurismo e distopia, sempre com desfechos surpreendentes ou mensagens subentendidas.

A série foi produzida em preto e branco, e se notabilizou por apresentar tanto atores famosos, tais como Cliff Robertson, Ann Blyth, Jack Klugman, quanto jovens promessas que posteriormente alcançaram fama, como Robert Redford, William Shatner, Burt Reynolds, Mariette Hartley e Shelley Fabares. Rod Serling também atuava como produtor executivo, roteirista principal e narrador, escrevendo ou co-escrevendo 92 dos 156 episódios, além de ser o apresentador, realizando monólogos no início e no final de cada história. A Twilight Zone em si não era apresentada no plano tangível, mas sempre como uma metáfora para as circunstâncias estranhas que aconteciam aos protagonistas. Os eventos de cada episódio costumavam ser resumidos nas aberturas e nos fechamentos realizados por Serling, sempre em tons que iam desde a energia enigmática até uma eloquente antipatia, explicando como e por que o personagem principal havia "entrado na Twilight Zone".

Neil Peart e seus companheiros sempre foram grandes fãs da série, e o disco anterior Caress Of Steel foi inclusive dedicado à memória do roteirista, que faleceu três meses antes daquele lançamento. Além de "The Twilight Zone" recordar elementos da narração de abertura da quarta e quinta temporada no refrão, o restante da letra foi baseado no enredo de dois episódios em particular. A abertura dizia, "Você abre essa porta com a chave da imaginação. Além dela, existe outra dimensão - uma dimensão do som, uma dimensão da visão, uma dimensão da mente. Você está indo para uma terra de sombra e substância, de coisas e ideias. Você acabou de atravessar para Além da Imaginação".

A primeira estrofe da canção visita o episódio Will The Real Martian Please Stand Up? (no Brasil, O Marciano), penúltimo da segunda temporada que foi ao ar no dia 26 de Maio de 1961. Na história, dois policiais seguem rastros no local onde um OVNI supostamente foi visto, chegando a um pequeno restaurante, o Cafe Hi-Way. Lá eles encontram o tranquilo e simpático balconista Haley, interpretado pelo ator norte-americano Barney Phillips (1913 - 1982), além de um motorista de ônibus e sete passageiros que ficaram presos no local devido o fechamento da ponte principal após uma forte nevasca. Com a investigação, o motorista afirma que somente seis pessoas embarcaram com ele, o que inicia uma troca de acusações entre os passageiros que desejam identificar quem não estava no ônibus. Após alguns acontecimentos estranhos no estabelecimento a ponte é finalmente liberada, com as sete pessoas seguindo viagem escoltados pela polícia. Pouco tempo depois, um dos passageiros retorna ao café informando ao balconista que a ponte ruiu e que todos que passavam por ela morreram, sendo ele o único sobrevivente. Logo depois ele revela ter três braços, anunciando que os marcianos decidiram colonizar o planeta. Porém, para sua surpresa, o balconista revela ser de Vênus, informando que estes já colonizam a Terra há tempos, mostrando um terceiro olho em sua testa ao levantar seu chapéu de atendente.

Já a segunda estrofe é baseada em Stopover In A Quiet Town (Estranhos na Cidade Silenciosa), 30º episódio da quinta temporada transmitido originalmente no dia 24 de Abril de 1964. Esse conto fala sobre um casal que fica bêbado numa festa e que acorda no dia seguinte em uma casa completamente vazia, situada numa cidade sem nenhum outro morador, onde tudo é falso como um aparato de palco. Após estarem à beira do desespero, eles olham pra cima e se deparam com as enormes mãos de uma criança gigante, percebendo que na verdade foram transformados em meros animais de estimação nas mãos de alienígenas. Na história, a criança é uma menina, mas Neil preferiu falar sobre um menino na composição.

"A música mais rápida de todas foi 'The Twilight Zone', do nosso álbum 2112. Foi escrita e gravada em um dia", lembra o baterista.

© 2014 Rush Fã-Clube Brasil

TELLERIA, E. "Merely Players Tribute". Quarry Music Books, 2002.
BANASIEWICZ, B. Rush Visions: The Official Biography. Omnibus Press, 1987
TANYARD, Stewart T. "Dimensions Behind the Twilight Zone: A Backstage Tribute to Television's Groundbreaking Series". Ecw Press, 2007.