TOUR BOOK 2112



VOLTAR PARA TOUR BOOKS


Por Geoff Barton

Os sacerdotes dos Templos de Syrinx estavam preocupados. Durante muitos anos eles governavam o mundo com seus maciços, imponentes e quase impenetráveis templos de muros cinzentos. Durante todo esse tempo encabeçaram uma sociedade uniforme, idêntica, contida, regulada e controlada pelas ações de seus líderes. Por longos anos presidiram um planeta 'perfeitamente' obediente, enfatizando a importância da Irmandade dos Homens enquanto suprimiam direitos individuais - talentos individuais. Mas agora, no ano de 2112, eles estavam preocupados. Na sombria sala de conferência do Templo Maior da Federação, os Sacerdotes que lideravam todo o globo se reuniam para discutir o problema que estava preocupando suas mentes. Estavam sentados ao redor de uma mesa plana de pedra, cada qual vestido em mantos funcionais de cores cruas e rudemente costurados, com capuzes cobrindo suas cabeças e que escureciam seus rostos, tendo os braços envolvidos por grandes mangas. Padre Brown foi o primeiro a falar: "A profecia está se cumprindo". Sua voz era lenta, sem vida, e ecoava por todo o vazio salão de paredes sólidas. Os outros membros murmuravam dando um parecer favorável. "O que faremos?" - Um toque de desespero surgia dessa vez.

"Armem os guardas. Deem ordem para atirar nos rebeldes", dizia. "Sejam drásticos, reúnam os líderes no silêncio da noite. Façam com que eles... bem, desapareçam misteriosamente. Outras coisas podem acontecer, pois ainda temos uma rebelião nas mãos. Vamos precisar consultar o computador".

Silêncio no salão. Os sacerdotes desconfiavam das máquinas, especialmente dos computadores – pois estes trouxeram no passado um forte e drástico ciclo de tempestades conhecido por Doomed Folk. Relutante, Padre Brown acenou. Foi a única coisa que fez. Ele se levantou da cadeira e começou a caminhar sem pressa para um canto da grande sala, onde um antigo e pesado mecanismo abandonado permanecia inativo. Os outros sacerdotes o seguiram. Limpando a poeira de séculos com a grossa manga de sua túnica, Padre Brown inclinou a cabeça para observar o painel de controle, que trazia um grande número de alavancas e botões coloridos e luminosos, cores estas que irritavam seus olhos acostumados a observar somente o cinza contínuo daquele ambiente.

Cautelosamente, com seu dedo envelhecido e trêmulo, Padre Brown ligou o botão on da máquina. Uma breve – e para os sacerdotes, insuportável – pausa foi seguida de um clique metálico e um zumbido eletrônico. Nesse momento, o computador emitia faíscas e voltava à vida. Tudo isso não era surpresa para o Padre Brown: a máquina fora regularmente utilizada pelos sacerdotes no passado, tendo sido esquecida uma era atrás.

Deliberadamente, Padre Brown lançou uma pergunta. Quase que imediatamente – e com uma voz tão arrastada quanto a sua – o computador respondeu:

"Rush. Grupo formado em Toronto no fim do século 20. Alex Lifeson (guitarra), Geddy Lee (baixo, vocais) e John Rutsey (percussão)".

Padre Brown se encolheu quando o computador mencionou a guitarra. A descoberta do instrumento teria começado o agoniante assunto – algo que tem sido desde então uma bola de neve resultando na mais importante crise social da história.

"Primeiro álbum intitulado simplesmente Rush...", continuava a máquina, buscando de forma intensa informações em seu banco de dados. "Conteúdo arriscado, heavy rock convencional. Sem evidência para inclinações musicais anteriores. Álbum lançado por gravadora própria, Moon Records. Mais tarde relançado pela Mercury e disponível em todo o mundo".

Muitos termos utilizados pelo computador não eram familiares para os sacerdotes, mas mesmo assim eles ouviam com atenção.

"Lançamento do segundo álbum, Fly By Night, marcado pela chegada do novo percussionista, Neil Peart - perpetrador da crise atual".

De modo coletivo, os sacerdotes suspiraram.

"As inclinações líricas de Peart são bem exemplificadas no segundo álbum, principalmente na faixa By-Tor & The Snow Dog - um conto imaginativo transformado em música, com Lee tocando como By-Tor e Lifeson como Snow Dog. Batalhas se seguem aqui. Música mais impressionante em Fly By Night".

"O terceiro álbum, Caress Of Steel, traz idéias mais complexas. Contém uma canção chamada The Necromancer, basicamente orientada pela espada e feitiçaria, além de conter também uma peça intitulada The Fountain Of Lamneth, canção construída ao redor de uma história sobre a busca pela fonte da juventude. Ambas traziam o que seria utilizado no próximo trabalho, supremo, um artifício para resistência - Os sacerdotes sabiam da relevância desse termo em particular:

" - 2112".

"Pare", ordenou Padre Brown, virando seu rosto – ou o que era visível por baixo de seu escuro capuz – para os companheiros, entalhado com traços de desespero. "2112", repetiu, "como eles conseguiram profetizar...?" - Sua voz se apagou.

"Por favor, Padre Brown", se dirigiu outro sacerdote, "Poderia respeitosamente pedir que deixássemos de nos preocupar com esse fato para lidar com o assunto mais urgente? A multidão do lado de fora..."

"Sim, posso ouvi-los também", interrompeu Padre Brown de forma impaciente, seguindo logo depois com uma voz mais tranquila: "Você está certo. Continue computador".

"2112. Espantosa profecia que retrata os dias atuais de nossa sociedade. Detalhes hostis surgem aqui sobre os Sacerdotes dos Templos de Syrinx, enfatizando que a Federação 'esmagou' o espírito do homem e afirmando estes precisam de individualismo, lembrando a deserção da elite na Terra e em outros planetas na ocasião de Doomed Folk, predizendo também a descoberta do violão e a subsequente rejeição do..."

A mente de Padre Brown foi levada pela corrente, de volta aqueles eventos que ocorreram poucos meses antes. Oh, como ele se arrependeu do dia que destruiu aquele instrumento, quebrando-o em pedaços, dando ao mesmo tempo uma ordem para que o descobridor 'pensasse sobre a proporção' que tal ato traria. Padre Brown pensou sobre o espírito esmagado daquele homem. A última vez que havia ouvido falar do descobridor soube que este se isolara no subsolo da Federação, enquanto a sociedade que os sacerdotes criaram e cuidaram, inexoravelmente infinita sobre ele, funcionava perfeitamente e em completa uniformidade.

O instrumento – mesmo por tanto tempo esquecido, por tanto tempo reprimido, por tanto tempo sufocado em suas canções melodiosas – alcançou a massa mundial. Padre Brown via isso agora, com a vantagem do retrospecto. Via como o pequeno e insignificante evento de ter destruído uma simples guitarra pudesse gerar a alavanca que arrancaria pela raiz a calma dos sacerdotes nesse mundo sombrio.

Pessoas despertaram, enxergando de forma repentina que havia mais na vida do que somente trabalhar e dormir – sucedendo o caos. Ao redor de seus ouvidos, o mundo dos sacerdotes começou a desmoronar.

O computador, interrompendo os pensamentos de Padre Brown que se encontrava distraído pela seriedade da situação, anunciou com monotonia:

"...os sacerdotes dos Templos de Syrinx estão cientes da existência de 2112. Porém sempre fecharam os olhos para suas implicações - "

"Pare, computador".

Padre Brown se virou para os outros sacerdotes que estavam agrupados ao seu redor. Todos estavam em silêncio. Não havia mais nada a ser falado. Entenderam que o colapso da estrutura de sua sociedade estava por vir. Sabiam que a destruição de todo o trabalho que fora adiada por séculos era iminente. E tudo isso por causa de um momento de estupidez: o quebrar de um violão em pedaços, um brinquedo que ajudou a destruir a antiga raça humana.

Desligando o computador, Padre Brown e os outros sacerdotes voltaram para seus lugares na mesa de pedra, buscando meditar. Naquele momento, tinham certeza de que nada, nada poderia ser feito.

Quando a massa finalmente derrubou as portas em direção a sala de conferência, os sacerdotes ainda meditavam. Os desordeiros atacaram cruelmente os antigos governadores, arrancando membro por membro destes com as próprias mãos, ansiando por sangue em busca da nova liberdade. Os sacerdotes não resistiriam. Eles aceitaram o fato.

Padre Brown foi o ultimo a morrer, murmurando suas últimas palavras depois der sido atingido na cabeça por um porrete:

"Rush. Deve ter sido uma banda e tanto".