ÚLTIMAS DO RUSH

02/09/2009



Olá fãs do Rush, bem vindos ao Fã-Clube Brasil. Fizemos para vocês um apanhado de notícias que rolaram pela rede nos últimos dias. A maioria delas, disponibilizadas no super blog Rush Is a Band, acompanhem:

Hoje, 1° de setembro, está sendo lançado nos EUA o aguardado Guitar Hero 5. O game contará com 85 canções e, dentre elas, está uma versão de The Spirit of Radio ao vivo. Interessante observar que essa versão disponibilizada é totalmente inédita, não tendo aparecido em qualquer um dos álbuns oficiais da banda. Aaparentemente trata-se de uma gravação mixada dos anos 80, talvez retirada das turnês Signals, Moving Pictures ou até mesmo da Permanent Waves. Ficaremos de olho e surgindo alguma confirmação atualizaremos aqui para vocês.

Confiram o vídeo:




O site MitA's Rush Oddities disponibilizou mais uma vez diversos materiais inéditos em áudio. Todas as canções, com exceção de uma, são faixas que envolvem músicas do álbum Snakes & Arrows. Confiram:

Remix de The Way The Blind Blows com apenas baixo, vocais e bateria
Efeitos de guitarra escondidos de The Way The Wind Blows
Queda de luz em show durante a execução de Force Ten
Mix de Good News First revelando novas partes de guitarra
We Hold sem guitarra
Far Cry com partes de guitarra de Alex Lifeson
Versão acústica de Armor & Sword contando com Geddy e Neil
Efeito escondido no vocal de Geddy em Armor & Sword

Há cerca de dez dias disponibilizamos uma transcrição traduzida da entrevista com os cineastas Sam Dunn and Scot McFadyen (retirada do Rush Is A Band) sobre o documentário do Rush. Numa parte da entrevista eles comentaram sobre o bate-papo que tiveram com Neil Peart:

"Neil é muito privado mas isso tudo é bastante compreensível por tudo que passou", medita Dunn. "O que descobrimos é que quando o deixamos com uma moto numa área remota, ele vira um garoto. Assim, filmamos Neil pilotando por Quebec, por partes da Europa e Califórnia e pudemos perceber que quando você senta com ele, um a um, ele adora conversar. E os fãs do Rush sabem o quanto ele é esperto e articulado, sempre tendo algo interessante a dizer".

Algumas fotos da ocasião foram disponibilizadas no site a empresa de Scot e Sam (Banger Films). Clique nas miniaturas abaixo:



Na última quinta feira Alex Lifeson comemorou 56 anos de idade. Parabéns ao Lerxst!

Falando em Alex Lifeson, o mesmo comentou sobre uma de suas atividades na recente entrevista para a revista Classic Rock aproveitando a pausa nos trabalhos com o Rush. O guitarrista mencionou estar envolvido com o Apple GarageBand, um software aplicativo que permite aos usuários criarem músicas ou podcasting desenvolvido pela Apple Inc. para Mac OS X. Na versão mais recente do GarageBand (iLife '09) o usuário pode comprar vídeo-aulas com com vários artistas famosos. Lifeson gravou recentemente alguns desses vídeos para serem disponibilizados, falando sobre sua experiência:

... "O lance com a Apple foi divertido. Eles têm um novo software chamado Garageband onde compositores e músicos podem ensinar outras pessoas a tocar suas canções. É ótimo, você poderá fazer um download meu. Filmei com eles durante quatro dias, para cada dia uma canção: Tom Sawyer, Limelight, The Spirit of Radio e Working Man. A coisa é realmente abrangente e você pode parar quando quiser para ver o que realmente estou fazendo".

"Foi um pouco estranho também pois você percebe o quão difícil é tocar alguns desses solos lentamente, especialmente como o de Working Man".

"Não sei ao certo quanto tempo levei nesse solo originalmente, não sabia muito, eu era um garoto quando compus isso. Mas adorei trabalhar para o Garageband, o resultado final é simplesmente ótimo. Quando você está aprendendo a tocar apenas observando não é a mesma coisa - o que a mão direita está fazendo é muito importante e você nunca consegue ver esses lances. ...

Alex fez uma aparição numa comédia canadense de vampiros chamada Suck. O guitarrista interpreta um guarda de fronteira no filme, e falou sobre sua experiência na entrevista para a revista Classic Rock:

... "Fiz uma pequena aparição num filme chamado Suck, um filme de vampiros. Moby, Alice Cooper, Henry Rollins e Iggy Pop estão lá também. O diretor é canadense e parece ter ficado bem legal, serei um guarda de fronteira" ...

O primeiro trailer do filme acabou de ser disponibilizado e você poderá conferir um pequeno trecho da aparição de Alex:




Suck foi inteiramente filmado em Toronto e, como Alex mencionou na entrevista, traz estrelas como Malcolm McDowell, Dave Foley, Henry Rollins, Iggy Pop, Moby, Carol Papa, Jessica Pare, Alice Cooper e sua filha, Calico, e Dimitri Coates. O filme tem previsão de lançamento para outubro.

A TV CBC (uma das maiores emissoras de TV Aberta do Canadá) está apresentando dois documentários que exploram a cena musical do Canadá nos anos 70 e 80. This Beat Goes On e Rise Up mostram os mais importantes artistas canadenses que foram os responsáveis pela consolidação da música desse país pelo mundo. O Rush está presente - o documentário trouxe uma entrevista com Geddy Lee. Ficaremos ligados caso esta seja disponibilizada na rede.

Um novo livro sobre o Rush está para ser lançado em outubro. Rush, Rock Music, and the Middle Class: Dreaming in Middletown foi escrito pelo Dr. Christopher J. McDonald, explorando o impacto da música do Rush sobre a classe média suburbana:

A banda canadense de rock progressivo RUSH era a voz da classe média suburbana. No novo livro "Rush, Rock Music, and the Middle Class: Dreaming in Middletown", Chris McDonald avalia o impacto do grupo sobre a música popular e seu legado para legiões de fãs. McDonald explora as maneiras pelas quais a crítica RUSH da vida suburbana - e suas estratégias de fuga - refletem as aspirações da classe média e as suas ansiedades, enquanto as performances manifestam a dialética em prog rock entre disciplina e austeridade, e o desejo do espetáculo em excesso. A recepção da banda reflete as lutas internas da classe média sobre o status cultural. O grande alcance de musical e cultural de McDonald analisa e espalha luz sobre uma das bandas de rock mais bem sucedidas e duradouras dos anos 70 e 80.

O livro trará 272 páginas.

Há algumas semanas Neil Peart figurou na revista American Motorcyclist, publicação da Associação Norte-Americana de Motociclistas. O artigo faz uma homenagem ao baterista, que recentemente foi nomeado membro honorário na Associação. Na matéria, Neil fala basicamente sobre sua paixão por motos e motociclismo, incluindo também comentários de seus principais parceiros de estrada. Confiram abaixo scans da revista:



Conforme comentamos no começo do mês passado aqui no Fã-Clube, o kit Slingerland originalmente utilizado por Neil Peart durante as gravações e turnês dos álbuns Fly By Night, Caress of Steel e 2112 foi colocado a leilão no site eBay. O kit acabou sendo arrematado pela bagatela de 25,100.00 dólares (wow!) por um comprador não identificado. Analisando o histórico de lances, pode-se constatar que muitos deles foram inspirados no álbum 2112 ($2.112, $12.112,12 e etc).

Uma fotografia divertida do comprador foi disponibilizada no fórum Counterparts. Clique na miniatura ao lado.

Definitivamente não há limites para as vendas no eBay! Desta vez foi disponibilizada uma carta escrita à mão por Alex Lifeson dirigida a um amigo chamado David, datada de 27 de janeiro de 1977. Alex fala nessa raridade sobre o fanatismo repentino que a banda alcançava (principalmente na Grã-Bretanha), sobre a venda de discos, sobre as próximas datas que a haviam planejado para maio de 1977 e os planos para as gravações do novo álbum (que seria o A Farewell to Kings). O preço: 400 dólares.

Obrigado por acessarem o Rush Fa-Clube Brasil!