NOVAS NOTÍCIAS SOBRE O DOCUMENTÁRIO DO RUSH
20/08/2009




Depois da grande novidade sobre o retorno do Rush ao estúdio já em setembro, é hora de falarmos um pouco sobre o super aguardado Rush: The Documentary. O blog Rush Is a Band liberou trechos sobre o andamento dos trabalhos acerca desse documentário que foram disponibilizados na edição da revista Classic Rock presents - Prog Special com o Rush, lançada no começo do mês. Os cineastas Sam Dunn e Scot McFadyen foram entrevistados e falaram bastante sobre essa empreitada dedicada ao power-trio canadense.

RUSH: O FILME

Curtindo ainda o sucesso do seu recente Flight 666 do Iron Maiden, os cineastas Sam Dunn e Scot McFadyen voltam suas atenções para o Rush.

Parece um momento bem apropriado para que os dois homens que, nos últimos anos, têm conseguido apresentar o rock and roll de forma inteligente e muito bem estrutrada cinematicamente, retornem suas atenções para o Rush. Isso é exatamente o que os colegas canadenses Sam Dunn e Scot McFadyen estão fazendo agora, com o primeiro longa-metragem documental sobre Geddy, Alex e Neil.

"Geddy esteve em nosso Metal: A Headbanger's Journey e pensamos sobre outras bandas com as quais poderíamos trabalhar", explica McFadyen. "Achamos que o Rush sempre foi ignorado pela crítica. Encontramos os rapazes quando estavam em turnê e eles gostaram do projeto. Começamos a trabalhar até que surgiu o Iron Maiden e por isso tivemos que fazer uma pausa para levantar um financiamento para o filme com o Rush. Estamos trabalhando nisso no momento e já fizemos um monte de entrevistas. Agora estamos editando algumas imagens de arquivo".

"Temos tido sorte, não só tivemos acesso aos arquivos da SRO (que agencia o Rush) como também aos arquivos pessoais de Geddy, Alex e Neil", comemora o diretor Dunn. "Estive na casa do Geddy essa semana. Demos uma olhada em suas coleções pessoais e memorábilia. Consegui algumas preciosidades que creio que não existam fãs do Rush que já as tenham visto. Estamos buscando oferecer coisas novas nesse filme".

Como um típico fã do Rush, Dunn adimite estar se sentindo como um garoto solto numa loja de doces.

"Bom, Geddy é definitivamente o principal detentor de arquivos relacionados à banda. Ele possui uma quantidade gigantesca de fotografias e recortes. Temos em nossas mãos folhas manuscritas por Neil feitas na época de discos como Fly By Night, 2112 e A Farewell To Kings e não creio que alguém já tenha visto esse material antes".

Dada a natureza privada da banda, em particular o baterista Neil Peart, o fato dos integrantes estarem cooperando bastante com os cineastas faz com que a expectativa da finalização do projeto nos deixe com água na boca.

"Bem, eles não estão tão em fim de carreira assim - eles ainda têm alguns álbuns para lançar", afima McFadyen. "A banda começará a gravar o novo trabalho de estúdio em breve e esperamos mostrá-lo no filme. Eles parecem estar gostando do que estamos fazendo. Estamos dispostos a gastar tempo e energia para falar com centenas de pessoas. Esperamos por fim que eles sejam indicados ao Rock 'n' Roll Hall Of Fame. Assim estamos meio que explorando para ver se isso realmente acontece, porque nenhuma banda merece mais isso do que eles".

E como é o recluso Peart?

"Neil é muito privado mas isso tudo é bastante compreensível por tudo que passou", medita Dunn. "Mas o que descobrimos é que quando o deixamos com uma moto numa área remota, ele vira um garoto. Assim, filmamos Neil pilotando por Quebec, por partes da Europa e Califórnia e pudemos perceber que quando você senta com ele, um a um, ele adora conversar. E os fãs do Rush sabem o quanto ele é esperto e articulado, sempre tendo algo interessante a dizer".

O filme trará também depoimentos de outros músicos que sairam em turnê ou que foram influenciados pelo Rush, incluindo Billy Corgan, Trent Reznor, Tool, Foo Fighters, Kiss, Uriah Heep e Primus. Dunn e McMadyen buscam concluir as filmagens até o final desse ano, pretendendo lançar o documentário até o começo do próximo verão.

Teremos imagens exclusivas dos três integrantes interagindo entre si nos bastidores, na maneira única da banda.

"Conseguimos algumas raras imagens de bastidores na Europa", diz Dunn. "Realmente encontramos a camaradagem entre eles. Eles são quase telepáticos e acho que isso é o que está por trás de todo sucesso. Eles têm esse conhecimento profundo da personalidade de cada um, além dos pontos fortes. É algo bem surpreendente de se ver e é o que queremos trazer para o filme".

Fazendo um breve resumo, em setembro de 2007 sairam as primeiras notas acerca dos planos de Scot e Sam de criar um documentário sobre o Rush. O anúncio oficial na imprensa foi liberado em outubro de 2007, quando o plano era finalizar o documentário para ser lançado no fim de 2008. Porém, devido a um outro projeto no qual estavam trabalhando simultâneamente (o documentário Iron Maiden: Flight 666 - inclusive já lançado), foi necessário que o projeto Rush ficasse suspenso por um tempo. No fim de 2008, através de um segundo comunicado na imprensa e de algumas outras fontes, tudo indicava que o filme seria lançado agora em 2009. Com a matéria disponibilizada acima, o lançamento acaba sendo adiado novamente, dessa vez para o próximo verão (para nós do Hemisfério Sul, inverno).