CHAIN LIGHTNING



VOLTAR PARA "PRESTO"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS

SHOW DON'T TELL  CHAIN LIGHTNING  THE PASS


CHAIN LIGHTNING

energy is contagious
enthusiasm spreads
tides respond to lunar gravitation
everything turns in synchronous relation

laughter is infectious
excitement goes to my head
winds are stirred by planets in rotation
sparks ignite and spread new information

respond, vibrate, feed back, resonate

sun dogs fire on the horizon
meteor rain stars across the night
this moment may be brief
but it can be so bright


hope is epidemic
optimism spreads
bitterness breeds irritation
ignorance breeds imitation

sun dogs fire on the horizon
meteor rain stars across the night
this moment may be brief
but it can be so bright
reflected in another source of light
when the moment dies
the spark still flies
reflected in another pair of eyes


dreams are sometimes catching
desire goes to my head
love responds to your invitation
love responds to imagination

respond, vibrate, feed back, resonate
CADEIA DE RAIOS

energia é contagiosa
entusiasmo se espalha
marés respondem à gravidade lunar
tudo gira em relação sincronizada

riso é infeccioso
emoção vai para minha cabeça
ventos são atiçados por planetas em rotação
centelhas se inflamam e espalham nova informação

responda, vibre, reaja, ressoe

parélios ardem no horizonte
chuva de meteoros adornam toda a noite
este momento pode até ser breve
mas consegue ser bem brilhante


esperança é epidêmica
otimismo se espalha
amargura gera irritação
ignorância gera imitação

parélios ardem no horizonte
chuva de meteoros adornam toda a noite
este momento pode até ser breve
mas consegue ser bem brilhante
refletido em outra fonte de luz
quando o momento morre
a centelha ainda voa
refletida em outro par de olhos


sonhos às vezes são apanhados
desejo vai para minha cabeça
amor responde ao seu convite
amor responde à imaginação

responda, vibre, reaja, ressoe


Música por Geddy Lee e Alex Lifeson / Letra por Neil Peart


Eventos naturais raros são capazes de provocar maravilhosas conexões entre as pessoas

"Chain Lightning" é a segunda canção de Presto. Novamente, o trio acerta em cheio na apresentação de um tema que se propõe a envolver o ouvinte com sensações puramente visuais, através da uma união perfeita entre instrumentos e tema lírico. Aqui, Neil Peart consegue capturar toda a beleza e intensidade de dois fenômenos naturais específicos, conectando-os às fantásticas relações humanas.

Presto prossegue com uma faixa bastante intensa e comovente, oferecendo elementos musicais ao mesmo tempo complexos e sutis - e sempre marcantes. A apresentação de "Chain Lightning" traz algumas texturas sintéticas de sintetizadores que rapidamente dão lugar a riffs potentes de guitarra, linhas de baixo sempre abrangentes e robustas e vocais melódicos que mesclam perfeitamente suavidade e momentos de tensão. A ponte e o refrão explodem em um dos momentos mais brilhantes do disco, na proposição de uma atmosfera arejada, colorida e bastante cativante, construída em cima de uma breve investida percussiva semelhante à utilizada na canção "Time Stand Still", do anterior Hold Your Fire, na qual Peart destila toda sua agilidade, sensibilidade e algumas peculiaridades do seu vasto arsenal de dinâmicas. A canção ainda nos reserva um notável solo cortante e incomum de Lifeson.

Baseada primordialmente em momentos compartilhados por Neil com sua primeira filha Selena, "Chain Lightning" propõe uma exemplificação da real existência de uma reação para cada ação. Trata-se de uma incrível mistura entre música, ciência e sentimentos, que aborda o sublime compartilhar de uma paixão com alguém especial, algo que pode ser contagiante, hipnotizante e grandiosamente devastador como uma corrente de raios.

"'Chain Lightning' fala sobre as reações das pessoas, algo que vi bastante em minhas viagens pelo mundo", afirma Neil. "Não basta apenas viajar para ver e observar. Você tem que responder e sentir, e muito do impulso da música é sobre como o entusiasmo, a energia e o amor são transferidos como uma cadeia de raios - sensações contagiosas que, quando alguém sente, são facilmente repassadas para outras pessoas. Assistir uma chuva de meteoros, por exemplo, fica muito mais especial se você estiver com alguém ao seu lado. 'Reflected in another pair of eyes' ['Refletida em outro par de olhos'] mostra a ideia de que, se já é maravilhoso assistir a fenômenos desse tipo sozinho, pode ser ainda multiplicado se você tiver com quem compartilhar, tornando a experiência exponencialmente maior. 'Resposta' foi um dos meus sub-temas dominantes nessa composição".

"Sou um fanático pelo tempo. Certa noite eu assistia a previsão do tempo, e existem dois incidentes na canção que estão em sincronismo com um boletim meteorológico. Na ocasião, o meteorologista mostrava a imagem de um Parélio [Sun Dogs], descrevendo-o como dois pontos de luz que aparecem no pôr do sol durante o inverno quando o céu está claro e cristalino. São como pequenos prismas, e eles se assentam a cerca de dez graus a Norte e a Sul do Sol poente, surgindo como pequenos diamantes de luz e trazendo na maioria das vezes um círculo iluminado, uma linha que os conecta. Trata-se de um fenômeno natural muito bonito, e eu também adoro o nome. Nessa mesma previsão, o meteorologista anunciava uma chuva de meteoros, e eu e minha filha decidimos ir ao lago no meio da noite para assistir".


A maior motivação de Peart ao escrever "Chain Lightning" foi, sem dúvida, os momentos inesquecíveis que experimentou ao lado de sua filha Selena no fim da década de oitenta, quando os dois assistiram juntos aos dois fenômenos naturais citados na canção: a aparição de Parélios no céu e uma chuva de meteoros Perseidas.

"Celebrei em 'Chain Lightning' o fenômeno dos Parélios em um céu de inverno e a chuva de meteoros Perseidas de agosto, conectando-os a luz que vi nos olhos da minha filha quando compartilhamos esses acontecimentos", lembra.

O Parélio, que nos faz imaginar a existência de dois outros sóis além do original, faz parte de um conjunto de fenômenos óptico-meteorológicos luminosos. As caudas que acompanham cada Parélio são orientadas na direção oposta ao Sol, nos chamados círculos parélicos. A teoria da formação dos halos e arcos afirma que estes são produzidos pela refração da luz solar em cristais de gelo, e a causa meteorológica desse conjunto de fenômenos luminosos é um sistema de baixa pressão que cria violentas correntes, elevando o ar úmido à altitude de 9 mil a 15 mil metros, onde as temperaturas atmosféricas são inferiores ao ponto de congelamento da água. Nessas condições, o ar supersaturado de vapor d'água se condensa em nuvens do tipo altos-estratos ou cirros, nas quais se desenvolvem cristais de gelo de diversas formas e dimensões. O fenômeno resulta da incidência dos raios luminosos nesses cristais.

Já as Perseidas são uma prolífica chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle. São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus. Essas chuvas ocorrem quando a Terra atravessa um rasto de meteoros. Neste caso, o rasto é denominado de nuvem Perseida e estende-se ao longo da órbita do cometa. A nuvem consiste em partículas ejetadas pelo Swift-Tuttle durante sua passagem perto do Sol. O fenômeno é visível anualmente a partir de meados de julho, registrando-se a maior atividade entre os dias 8 e 14 de agosto, ocorrendo o seu pico por volta do dia 12. Durante o pico, a taxa de estrelas cadentes pode ultrapassar sessenta por hora, sendo observável essencialmente no Hemisfério Norte.

Muito similar à canção "Chemistry" (de Signals, 1982) e utilizando alguns pensamentos que remetem à "Prime Mover" (de Hold Your Fire, 1987), "Chain Lightning" tenta delinear como toda a existência está interligada e conectada, desde as dinâmicas grandiosas do cosmo até as nossas pequeninas relações emocionais. A composição expõe as incríveis relações de influência que podemos estabelecer uns com os outros, e a capacidade que trazemos de trocar sentimentos como o amor, alegria, entusiasmo, esperança, otimismo e até mesmo outros menos nobres, como amargura, tristeza e ignorância - respondendo, vibrando, reagindo e ressoando a tais estímulos.

"As letras de Neil nunca foram fáceis ou imediatas, mesmo para mim", explica Alex. "Preciso ler umas seis vezes enquanto estamos compondo, só para ter uma ideia básica do que ele está dizendo. Aqui, ele entra nesse modo de ação e reação, tentando obter o máximo absoluto de cada experiência de vida, seja grande ou pequena. 'Chain Lightning' lida com isso: a vida é uma centelha contínua de muitas coisas".

© 2015 Rush Fã-Clube Brasil

ELLIOTT, P. "The Magic Circle / With Their New LP, 'Presto', Rush Have Come Full Circle And Gone Back To Basic Songwriting. Paul Elliott Meets The Trio's Guitarist Alex Lifeson". Sounds. December 9, 1989.
PEART, N. "My Laurentian Soulscape". Canadian Geographic. January / February 2006.