NOVA ENTREVISTA COM GEDDY LEE PARA A ROLLING STONE



11 DE NOVEMBRO DE 2014 | POR VAGNER CRUZ


Com o lançamento do novo box R40 e os comentários sobre uma nova turnê em 2015, a Rolling Stone publicou uma interessante entrevista com Geddy Lee, onde o músico aborda esses dois temas e muito mais. Sobre a nova tour, ele revela que a banda ainda não se decidiu, apesar dos comentários liberados por Alex no começo do ano. Confira o material inteiramente traduzido:

GEDDY LEE: O RUSH ESTÁ INDECISO SOBRE A TURNÊ EM 2015

Rolling Stone - 08 de março de 2016
Por Andy Greene | Tradução: Vagner Cruz

Em março passado, o guitarrista do Rush Alex Lifeson disse que o Rush estava planejando lançar uma turnê de "41º aniversário" no próximo ano. "Acho que é provável que nos inclinaremos para torná-la uma espécie de evento real para fãs", ele disse. "Eu sempre quis trazer canções mais raras do Rush, e acho que essa deverá ser uma boa oportunidade para fazer isso. Também acho que será uma longa turnê. Só precisamos continuar saudáveis".

Em uma nova entrevista para a Rolling Stone, Geddy afirma que o anúncio pode ter sido um pouco prematuro. "Ainda estamos conversando", ele diz. "Todos têm uma ideia diferente sobre como querem passar os dois próximos anos, e por isso ainda não chegamos a uma decisão. Estou pronto e feliz para tocar se todos concordarem. Acho que nos próximos dois meses vamos decidir se iremos fazer algo ou não".

O último lançamento de estúdio do grupo foi Clockwork Angels, de 2012, e é provável que eles peguem a estrada novamente antes de fazer outro disco. "Meu palpite é que haverá uma turnê primeiro", diz Lee. "Mas estou ansioso para tocar e gravar. Gostaria de fazer outro álbum, mas não sei como estão as cabeças dos outros caras sobre isso. Sei que Alex está pronto para compor".

Apesar do que possa parecer, Lee diz que não está dando a entender que o baterista Neil Peart está resistindo. "É coisa de grupo", ele diz. "É uma daquelas coisas onde todos estão curtindo muito suas pausas. Não parece que já faz muito tempo que fizemos nosso último show em Kansas City. Então é como, 'Já temos que falar sobre isso?' Mas aos poucos estamos chegando perto de descobrir".

Para matar a sede dos fãs, o Rush está lançando o R40 nessa semana, um box com dez DVDs (também disponível em seis Blu-rays) contendo performances completas das últimas cinco turnês da banda. Há também imagens bônus do grupo tocando em 1974, 1976, 1997 e de sua performance na cerimônia de entrada no Rock and Roll Hall of Fame, em 2013.

"O escritório e nosso gerente estão sempre nos instigando a liberarmos alguns materiais de arquivo", diz Lee. "Visto que estamos off, dissemos: 'Fiquem à vontade'. Foi interessante ver todas essas imagens antigas. Gravamos um show da turnê Test For Echo que havíamos esquecido, por ser de um pouco antes de um período particularmente escuro da nossa história. Foi doloroso pensar nisso mas, quando ouvimos novamente, percebemos que estávamos em boa forma naquela noite. Teria sido uma pena não desenterrarmos, pelo menos, uma parte disso".

R40 é uma celebração do 40º aniversário do Rush com Peart, mas Lee não acha que eles ainda estejam em turnê quando o 50º aniversário estiver rolando, por volta de 2024. "Se eu fosse um apostador, não apostaria nisso", ele diz. "Quando vejo o quão difícil é fazer com que todos concordem em sair para nosso aniversário de 40 anos, é difícil nos imaginar tendo a mesma conversa daqui a 10 anos".

Parte do problema é o enorme desgaste físico de Peart por tocar bateria ao longo de três horas, ele que completou 62 anos dois meses atrás. "Sua maneira de tocar é brutal e dolorosa", diz Lee. "Basicamente, ele sente dores desde o início dos ensaios até o final da turnê. E não é exagero. Portanto, há tantos quilômetros rodados no baterista que tem nele que fica muito difícil pensarmos no futuro com nosso 50º aniversário".

Ao contrário de muitos dos seus colegas, o Rush nunca sequer considerou um projeto que não envolvesse todos os integrantes. "Não poderia suportar isso", diz Lee. "Somos como os Três Mosqueteiros, um por todos e todos por um. Se já for o bastante para um cara, então é isso. Acabou".

Mesmo que o Rush desligue em algum momento da próxima década, Lee não consegue se imaginar afastado da música. "Adoro tocar e compor", ele diz. "Estaria totalmente empolgado em continuar a trabalhar. Está no meu sangue. Se os caras com os quais amo tocar não estiverem disponíveis, e se eu estivesse morrendo de vontade de tocar, faria algo por conta própria".

Nesse meio tempo, Lee ainda está focado no Rush - e mal pode acreditar na maratona que eles têm enfrentado desde o retorno à estrada em 2002. "Tem sido um período bastante atarefado e extremamente proveitoso para nós", diz Lee. "Eu valorizo e aprecio, e sei que os outros caras também. Coçamos a cabeça de vez em quando e dizemos, 'Por que ainda estamos aqui? Por que ainda há interesse em nós?' Acho que somos apenas gratos por ainda podermos fazer o que amamos fazer".