17 DE JULHO DE 2014 | POR VAGNER CRUZ
Alex Lifeson e Geddy Lee serão homenageados em parque de artes |
Agora os dois músicos serão homenageados em um novo espaço cultural na comunidade local de Willowdale, este que receberá o nome de Lee Lifeson Art Park. Um relatório com o projeto está programado para ser votado em um conselho comunitário no próximo dia 12 de agosto.
O nome foi aplaudido pelos moradores em duas reuniões da associação e, de acordo com o conselheiro John Filion, Alex e Geddy ficaram muito felizes com a homenagem.
"Eles foram maravilhosos sobre o assunto, me fizeram um monte de perguntas", disse Filion sobre o encontro com os músicos ocorrido em maio para discutirem a ideia. "Me disseram que seria uma honra receberem essa homenagem em um parque. Dois anos atrás tive a ideia de criar um local que se concentraria nas artes e que seria uma celebração da criatividade, onde as pessoas pudessem ir para serem criativas ou para apreciar a criatividade de outros. Todos os tipos de arte serão celebrados ali, mas o foco será a música e o som. Será um novo conceito de fato, e não há em lugar algum um protótipo desse tipo. Quando chegamos no momento de decidir pelo nome do espaço, os nomes de Lee e Lifeson surgiram rapidamente na mente".
Geddy e Alex foram estudantes da Fisherville Junior High School em Toronto nos anos de 1960.
John Filion, idealizador do projeto |
"Todos os primeiros ensaios eram realizados na casa dos pais em Willowdale, e a grande maioria dos primeiros shows foram em escolas locais", explica Filion. "Eles são muito ligados a Willowdale e são muito famosos".
Afirmando ser velho demais para afirmar ter crescido ouvindo as canções do Rush, Filion está familiarizado com a música produzida pela banda, mas acabou se tornando mais que um fã desde que a ideia de nomear um parque com os nomes de Lee e Lifeson veio à tona.
"Fico impressionado sobre como a música deles é intrincada para uma banda de três integrantes".
Ele diz que sua canção favorita é "Subdivisions".
Filion rejeitou as sugestões sobre a possibilidade do nome do parque parecer confuso, pois as pessoas poderiam imaginar que o mesmo se refere a uma única pessoa, ao invés de lembrarem dos dois integrantes do Rush.
"Se é confuso, acho que não será por muito tempo".
O conselheiro está muito ansioso para a abertura do parque. "Vai ser uma local realmente incrível. Vamos envolver artistas locais de todos os tipos. Será um lugar para celebrar a criatividade, de grande valia para a comunidade".
O Parque de Artes Lee Lifeson está previsto para ser erguido em 2015.
UPDATE (27/06/2016): Enfim, segundo um integrante da banda ZylyP de Toronto (que mora próximo do local), o parque está quase pronto:
Fonte: Inside Toronto.com