NOVO PARQUE EM TORONTO SE CHAMARÁ "LEE LIFESON ART"



17 DE JULHO DE 2014 | POR VAGNER CRUZ

Alex Lifeson e Geddy Lee serão homenageados em parque de artes
Os subúrbios podem "não ter os encantos para aliviar os sonhos inquietos da juventude", mas North York (Ontário) forneceu um cenário inspirador para que Alex Lifeson e posteriormente Geddy Lee criassem o Rush há mais de 45 anos.

Agora os dois músicos serão homenageados em um novo espaço cultural na comunidade local de Willowdale, este que receberá o nome de Lee Lifeson Art Park. Um relatório com o projeto está programado para ser votado em um conselho comunitário no próximo dia 12 de agosto.

O nome foi aplaudido pelos moradores em duas reuniões da associação e, de acordo com o conselheiro John Filion, Alex e Geddy ficaram muito felizes com a homenagem.

"Eles foram maravilhosos sobre o assunto, me fizeram um monte de perguntas", disse Filion sobre o encontro com os músicos ocorrido em maio para discutirem a ideia. "Me disseram que seria uma honra receberem essa homenagem em um parque. Dois anos atrás tive a ideia de criar um local que se concentraria nas artes e que seria uma celebração da criatividade, onde as pessoas pudessem ir para serem criativas ou para apreciar a criatividade de outros. Todos os tipos de arte serão celebrados ali, mas o foco será a música e o som. Será um novo conceito de fato, e não há em lugar algum um protótipo desse tipo. Quando chegamos no momento de decidir pelo nome do espaço, os nomes de Lee e Lifeson surgiram rapidamente na mente".

Geddy e Alex foram estudantes da Fisherville Junior High School em Toronto nos anos de 1960.
John Filion, idealizador do projeto

"Todos os primeiros ensaios eram realizados na casa dos pais em Willowdale, e a grande maioria dos primeiros shows foram em escolas locais", explica Filion. "Eles são muito ligados a Willowdale e são muito famosos".

Afirmando ser velho demais para afirmar ter crescido ouvindo as canções do Rush, Filion está familiarizado com a música produzida pela banda, mas acabou se tornando mais que um fã desde que a ideia de nomear um parque com os nomes de Lee e Lifeson veio à tona.

"Fico impressionado sobre como a música deles é intrincada para uma banda de três integrantes".

Ele diz que sua canção favorita é "Subdivisions".

Filion rejeitou as sugestões sobre a possibilidade do nome do parque parecer confuso, pois as pessoas poderiam imaginar que o mesmo se refere a uma única pessoa, ao invés de lembrarem dos dois integrantes do Rush.

"Se é confuso, acho que não será por muito tempo".

O conselheiro está muito ansioso para a abertura do parque. "Vai ser uma local realmente incrível. Vamos envolver artistas locais de todos os tipos. Será um lugar para celebrar a criatividade, de grande valia para a comunidade".

O Parque de Artes Lee Lifeson está previsto para ser erguido em 2015.

UPDATE (27/06/2016): Enfim, segundo um integrante da banda ZylyP de Toronto (que mora próximo do local), o parque está quase pronto:


Fonte: Inside Toronto.com