RUSH: DISCOS DE PLATINA E DE OURO PENDENTES



14 DE AGOSTO DE 2013

Rush recebendo disco de platina por Moving Pictures em 1981.
A banda conseguiu o feito apenas 3 meses após o lançamento. 
Por Vagner Cruz

Já faz muito tempo que álbuns de estúdio do Rush não são certificados com disco de ouro ou de platina pela RIAA (Recording Industry Association of America - ou, em português - Associação das Indústrias de Gravação da América), organização localizada em Washington e que representa as gravadoras nos Estados Unidos. Apesar da certificação de várias coletâneas e DVDs recentes da banda nos últimos anos, a última vez que um álbum de estúdio do Rush recebeu tal reconhecimento foi em 2001, com Roll The Bones conseguindo disco de platina. Os últimos três trabalhos de estúdio (Vapor Trails, de 2002, Snakes & Arrows, de 2007 e Clockwork Angels, de 2012) não receberam sequer Ouro nos EUA (quando as vendas são superiores a 500 mil cópias). No entanto, com todas as reedições ocorridas últimos anos, estas que incluem o box Sectors, os recentes relançamentos da era Atlantic (a versão digital já foi liberada) e as edições de luxo de 2112 e Moving Pictures, é bem provável que as vendas em torno do catálogo do power-trio tenham alcançado de fato as marcas necessárias para tais certificações. Porém, para que as estas ocorram, as gravadoras precisam solicitá-las e, ao que tudo indica, esse foi o verdadeiro motivo que ocasionou o 'estacionamento' em torno dos trabalhos de estúdio, conforme podemos verificar em uma das últimas postagens no Facebook do engenheiro de som da banda, Richard Chycki:

Basta solicitar... 26 discos de ouro e platina por vendas de todos os DVDs e álbuns ao longo dos últimos nove anos na América do Norte. Inacreditável! Eu sou um abençoado. Obrigado caras, ansioso por muito, muito mais!

Chycki menciona explicitamente a América do Norte em sua declaração, dando a entender que várias dessas certificações possam estar pendentes também no Canadá, onde são feitas por uma entidade diferente. Também não ficou claro se as pré-vendas de Vapor Trails remix e o box físico do relançamento dos discos da era Atlantic Records serão incluídos (ambos chegarão às lojas no dia 1º de outurbo de 2013), ou também se Snakes & Arrows e Clockwork Angels já foram certificados com ouro. Porém, com as vendas de todas essas reedições recentes, é provável que vários álbuns do catálogo da banda poderão obter disco de platina ou multi-platina. O banco de dados de certificações da RIAA está disponível gratuitamente na internet, e você poderá conferir todas as certificações do Rush. Basta inserir o nome da banda no campo de pesquisa.

Fontes: Wikipedia / RIAA / Rush Is A Band