LIFESON FALA SOBRE O PRÓXIMO ÁLBUM DE ESTÚDIO DO RUSH

18/02/2009



Em entrevista recente ao site MusicRadar, Alex Lifeson conversou um pouco sobre o próximo lançamento em estúdio do Rush. O guitarrista afirma que provavelmente não teremos um álbum conceitual, embora ele não se oponha às novas especulações acerca desse novo trabalho surgir em CD duplo. Alex acredita que a banda pode começar a gravar já no começo do outono e que provavelmente irão trazer mais uma vez o produtor Nick Raskulinecz:

Alex Lifeson contou ao MusicRadar que a banda não planeja lançar um álbum 'conceitual', mesmo estando o produtor Nick Raskulinecz, que trabalhou com o grupo no último álbum de estúdio Snakes & Arrows, insistindo em fazê-lo.

"É algo muito engraçado", diz Lifeson. "Estamos nesse modo de não trabalhar agora, desfrutando de tudo como vagabundos. E o Nick fica ligando pra gente com todas essas idéias conceituais pesadas. Acho que ele quer que façamos nosso grande discurso - como se fosse um agora ou nunca".

De acordo com Lifeson, o Rush ainda não traçou planos concretos acerca da gravação do próximo álbum, mas "estamos pensando no outono. Depois do verão acho que estaremos prontos para trabalhar novamente".
(Ou seja, a partir de setembro).

A possibilidade de um CD duplo

Balizado pelo grupo por seu trabalho no álbum Snakes & Arrows de 2007, Lifeson diz que Raskulinecz está no topo da lista para produzir o próximo disco. "Sentimos que há diálogo com ele, um relacionamento que não gostaríamos de encerrar. É como uma conversa que você começa e que foi cortada - acho que o Rush tem mais para conversar com o Nick".

O bate-papo sobre ser ou não um álbum duplo - "algo que não é contrário a todos", diz Lifeson - não significa automaticamente que a temida palavra 'C' se torne uma necessidade aplicável.

"Muitas bandas fizeram álbuns duplos que não eram 'conceituais", diz Lifeson. "Os Beatles fizeram 'The White Album' - que não é um álbum conceitual. Nem o 'Physical Graffiti' do Led Zeppelin. O tamanho é subjetivo".

Lifeson dá risadas acerca do entusiasmo desenfreado de Raskulinecz ("Ele é o fã mais louco!"), mas diz que quando a banda senta para conversar com ele sobre o novo álbum - assumindo que ele é o escolhido - deixam claro que só estão interessados em fazer um grande disco - simples, duplo ou de qualquer outra forma.

"Esse é o único conceito que teremos depois: 'É bom?' Se há um enredo que o acompanha, bem, não sei... não estou pensando nisso. Nós não já fizemos isso antes? O Rush se repetirá em si".


Geddy Lee também negou os rumores acerca do álbum conceitual numa entrevista recente para a Classic Rock. Temos aqui a primeira declaração acerca da possibilidade de um álbum duplo com inéditas gravado pela banda. Continuaremos ligados aguardando mais notícias.