ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO RUSH

15/02/2009



Olá amigos do Rush Fã-Clube Brasil, sejam bem-vindos! Reunimos para vocês as notícias mais relevantes que surgiram nos últimos dias acerca do grande power-trio canadense.

E O RUSH PERDE O GRAMMY NOVAMENTE...

O Rush perdeu mais uma vez o Grammy. A 51ª cerimônia do famoso prêmio aconteceu no último domingo no Staples Center, em Los Angeles. A canção Hope, gravada ao vivo para o álbum beneficente Songs For Tibet: The Art Of Peace, concorreu na categoria Best Rock Instrumental. O prêmio acabou indo para Peaches En Regalia, do Zappa Plays Zappa. É a sexta derrota da banda no evento. As canções que também concorreram e não levaram o prêmio foram YYZ (1981), Where's My Thing? (1992), Leave That Thing Alone (1995), O Baterista (2004) e Malignant Narcissism (2007).

Em entrevista recente ao jornal americano USA Today, Geddy Lee comentou sobre as várias indicações ao Grammy que a banda acumulou ao longo dos anos na categoria Best Rock Instrumental: "Recebemos outras indicações antes na categoria rock instrumental, mas acho que no geral não somos uma banda típica do Grammy".

Já no London Free Press, Lee declarou um pouco antes da cerimônia:

"Tentamos não dar muita ênfase a esse tipo de coisa, mas ao mesmo tempo é sempre um grande elogio quando algo desse tipo acontece. Com certeza é melhor do que sermos ignorados".

METALLICA FAZ VÁRIOS ELOGIOS AO RUSH

O Metallica foi um dos cinco indicados ao Rock and Roll Hall of Fame 2009, ao lado de Jeff Beck, Little Anthony & the Imperials, Run-D.M.C. e Bobby Womack. A cerimônia ocorrerá em Cleveland, Ohio (EUA) no dia 04 de abril.

Na última terça feira James Hetfield, o frontman do Metallica, fez declarações sobre o Rush numa entrevista para a Reuters. Um dos destaques da conversa foi acerca da não-presença do trio canadense no Rock and Roll Hall of Fame. Hetfield expressou na entrevista um grande constrangimento e desconforto pelo fato do Metallica ter sido indicado a fazer parte da galeria, enquanto bandas como o Rush e Kiss, que segundo ele são verdadeiramente merecedoras, são ainda ignoradas.

O guitarrista Kirk Hammet também comentou sobre o assunto durante a coletiva de imprensa que a banda concedeu após a indicação ao Rock Hall. Cada integrante foi perguntado sobre que banda eles gostariam de ver na galeria, e Hammet escolheu o Rush:

"Tenho que dizer Rush. Eles são uma grande banda que levou o rock a um nível diferente de composições e proficiência técnica. Acredito que eles merecem estar no Hall of Fame".

Os dois membros do Metallica estão na capa da revista Guitar Player de fevereiro. Na entrevista feita com a banda, Hetfield fez questão de mencionar o talento de Alex Lifeson, chamando atenção para o quão especial o guitarrista do Rush é.

DOCUMENTÁRIO BACKSTAGE SECRETS

A WhistleStop Productions lançou recentemente um super documentário para TV entitulado Rush Backstage Secrets. O material foi filmado durante a turnê Snakes & Arrows e mostra como é o dia-a-dia da equipe que trabalha com a banda, contando com depoimentos do diretor de iluminação do grupo Howard Ungerleider, dos técnicos de som Brad Madix e Brent Carpenter, do técnicos de instrumentos Lorne Weaton, Bobby Huck, Tony Geranios e Russ Ryan, dos técnicos de vídeo David Davidian e Bob Larkin e também do gerente de produção Craig Blazier.

Com permissão da banda, o documentário foi preparado em alta definição e com áudio 5.1 Surround. Cada episódio tem cerca de uma hora e começou a ser transmitido esse mês no Canadá e nos Estados Unidos. Alguns boatos dão conta de que a Anthem tem interesse de lançar o material em um box de DVDs.

O primeiro episódio do documentário Backstage Secrets, já foi disponibilizado no Youtube, só não sabemos até quando por conta de direitos autorais. Temos aqui a primeira parte e, para dar continuidade, clique nos links logo abaixo.


Rush Backstage Secrets - Parte 02
Rush Backstage Secrets - Parte 03
Rush Backstage Secrets - Parte 04
Rush Backstage Secrets - Parte 05
Rush Backstage Secrets - Parte 06

GEDDY LEE NEGA RUMORES SOBRE O PRÓXIMO ÁLBUM VIR NO FORMATO CONCEITUAL

Numa entrevista recente para a revista britânica Classic Rock, Geddy Lee negou os rumores acerca do próximo álbum do Rush surgir no formato conceitual:

..."Nós ainda nem sequer discutimos nosso próximo trabalho", disse Lee em resposta às especulações acerca do próximo álbum surgir no formato conceitual.

"Estamos tirando uma pausa necessária", acrescentou. "Estamos cansados e não somos mais frangotes, por isso, precisamos desse descanso".

Sobre a nova coletânea Retropective III, que será lançada em março:

Retrospective III abrange o período 1989-2008 na carreira do Rush. Lee não quer que as pessoas chamem Retrospective III de um álbum Greatest Hits.

"Nós não temos hits", ele diz. Seria mais um "Todas as Canções que Não foram Hits", do Rush, ha-ha!"

Essa entrevista completa será publicada na edição 130 da revista, que chegará às bandas no dia 4 de março.

NOVA ENTREVISTA DE ALEX LIFESON PARA A REVISTA GUITAR PLAYER

A edição de março da revista Guitar Player trará um pequena entrevista com Alex Lifeson. O guitarrista fala sobre o trabalho feito no DVD Snakes & Arrows Live, sobre sua guitarra Gibson ES-355, seu envolvimento com a iVideosongs e sobre a escolha das canções que figuraram na última turnê da banda:

Alex Lifeson do Rush sabe como manter o cliente satisfeito. Ele continua a oferecer a música que tem encantado os fãs do Rush há 35 anos - nos palcos, no álbum, no novo DVD Snakes & Arrows Live e numa série de lições no iVideosongs. - Matt Blackett

Você mixou esse DVD com Rich Chycki. Quais foram os desafios?

Os desafios foram pequenas coisas, como a perspectiva de onde as guitarras ficariam, visto que a bateria ocupa uma grande quantidade de espaço. Tenho que dizer que as mixagens nesse DVD foram provavelmente a maneira mais fácil de dar grande foco nos instrumentos. Há uma grande atmosfera ao redor dos instrumentos, mas mesmo assim ficou muito coeso. Fiquei muito feliz com a sonoridade desse DVD. Para conseguir o som da minha guitarra, usamos uma combinação de falantes Palmer com microfones nas minhas Hughes & Kettners. Rich fez a maior parte do trabalho ali. Ele sabe muito de sons e de como aquilo soa em nossas cabeças, conseguindo traduzir muito bem.

Qual de suas guitarras você conseguiu maior reação?

Definitivamente a maioria das minhas Gibson ES-355. Estou tocando a versão Inspired By em "The Trees", mas no final da noite, no bis, estou usando minha original. Fico preocupado se ela vir a desaparecer ou se algo horrível acontecer. Há muita história naquela guitarra. Mas eu quis trazê-la porque ela soa muito bem e é muito boa de tocar.

Como você se envolveu com a iVideosongs, onde você demostra "Tom Sawyer" e outras canções?

Pra ser honesto, não fico confortável fazendo essas coisas e relutei bastante. Quando vi o que eles estavam fazendo e outros artistas no site, fiquei mais interessado. Fizemos tudo no meu estúdio, onde me sentia mais confortável. Depois que começamos, percebi que não era algo tão difícil de fazer. Sendo você mesmo, brincando bastante e falando sobre quais partes são difíceis de tocar, assim por diante. Acho que flui muito naturalmente e foi bem divertido.

O que você teria feito se ainda fosse um garoto e pudesse ver Jimmy Page ou Pete Townshend demostrando suas canções?

Isso teria me salvado um monte de vezes [risos]. Teria sido fantástico. Ainda hoje seria incrível.

Vocês tocam canções nesse DVD como "Circumstances" e "Entre Nous" que não apareciam nos sets anteriores e que fizeram os fãs ficarem malucos.

Tentamos trabalhar mais antigas como essas. Trouxemos uma lista e testamos as canções em ensaios, e se soassem bem pra gente, iríamos com elas. Uma canção que tentamos foi "A Farewell to Kings", e que não tocou a gente. Tentamos algumas vezes e seguimos em frente. "Circumstances" teve algo que realmente gostamos. "Entre Nous" é uma das que nunca havíamos tocado ao vivo. Essas canções fizeram as pessoas felizes, e é gratificante para nós poder ver tantos rostos sorridentes.