PRÓXIMO ÁLBUM DO RUSH CONCEITUAL?

06/12/2008



O repórter Kirk Baird, do jornal The Blade de Ohio (EUA), realizou recentemente uma super entrevista com Alex Lifeson, onde o guitarrista faz algumas declarações bem interessantes, como a possibilidade do Rush lançar um álbum totalmente conceitual. Acompanhem alguns trechos:

Sempre fomos muito fechados - bem, talvez nem tanto - sempre procuramos ficar fora da grande mídia, pois fazemos as coisas da nossa própria maneira, ... temos um núcleo de seguidores muito forte que tem sido muito leal conosco durante todos esses anos e que nos permite funcionar dessa maneira, sem precisarmos de um apelo mais amplo. De repente ser convidado para participar de filmes, de coisas como a Rolling Stone e o programa do Stephen Colbert - todas essas coisas... isso nos faz sorrir pois tudo o que tem acontecido com o Rush atualmente é legal, quando durante muito tempo não parecíamos ser tão legais assim.

Sobre sua amizade com Geddy, Alex diz:

A experiência Rush para nós tem sido uma experiência de familia. Geddy e eu moramos a cinco minutos um do outro. Nos conhecemos há mais de 40 anos e ainda moramos perto um do outro. Joguei tênis com ele na semana pssada, jantamos juntos outra noite, degustaremos alguns vinhos na próxima terça - ele é meu melhor amigo e aconteceu de estarmos numa banda juntos. Não é apenas trabalho, é uma vida inteira juntos.

Baird pergunta sobre o contrato do Rush com a Atlantic depois do lançamento do Retrospective 3 e sobre o futuro da banda:

No momento só queremos descansar,... Temos trabalhado duro durante os últimos sete ou oito anos em vários discos, turnês e DVDs; tudo isso tem sido constante nesse período. Estamos realmente sentindo que precisamos dar um tempo pra recarregar nossas baterias e no momento não estamos pensando sobre o que a banda vai fazer daqui pra frente. A gente nunca sabe, Geddy e eu começaremos a compor de forma casual talvez na primavera, mas acho que provavelmente não faremos nada até o outono do próximo ano. Até lá ... vamos vendo o que acontece. Existem algumas opções abertas pra gente. Acho que a maioria delas nos oferece gravar um novo álbum e partir pra turnê. Temos sido pressionados trabalhando com Nick Raskulinecz (produtor de Snakes & Arrows), pois ele insiste para que trabalhemos num álbum conceitual ... ao invés de um álbum temático como a maioria dos nossos são. Se isso irá acontecer realmente não sei dizer. Teremos que esperar pra ver."

No trecho acima podemos confirmar o que Geddy mencionou na recente entrevista para a Billboard, acerca do descanso da banda. Agora o lance do álbum conceitual é bem interessante e surpreendente. Vamos aguardar para ver o que acontece. Ele continua comentando sobre mais um possível sonho:

Outra opção seria partir para uma turnê especial, uma turnê grandiosa trazendo mais canções obscuras da banda. Acho que não faríamos o mesmo tipo de turnê que fizemos dessa última vez. Acredito que seria diferente. Não acho que estaríamos contentes em fazer apenas mais uma turnê ... Caso contrário, preferiria ficar em casa, para ser honesto com você." (Risos).

Alex foi perguntado sobre a banda tocar a canção Hemispheres inteira ou outra grande peça em turnê:

Isso demanda muito tempo. Precisamos estar totalmente focados nessa empreitada. Fizemos isso com '2112' há algumas turnês, tocando a canção inteira. Foi a primeira turnê em que trabalhamos nesse lance e, de fato, tocamos '2112' completa pela primeira vez na ocasião. Mesmo quando começamos a tocá-la na década de 70 nunca havíamos mandado completa. Gosto do desafio de fazer essas coisas. ... Se formos tocar por umas cinco horas, faremos 'Jacob's Ladder', faremos todas essas canções. Seria divertido. ... Vamos esperar pra ver.

Alex falou novamente sobre fazer uma turnê de b-sides, tocando também grandes épicos da banda ao vivo. Convencer Neil e Geddy a encarar o projeto é a grande questão. A reportagem termina sobre o Grand Finale do Rush:

Muitos estão comentando sobre o fim da banda. Levando em consideração que todos os integrantes estão com cinqüenta e poucos anos, certamente o fim da está se aproximando. Assim, como Alex Lifeson gostaria de ver a banda saindo de cena? Como seria o script final do Rush?

"É uma pergunta difícil. Não sei.", diz Lifeson. "Diria que saímos bem dessa fantástica turnê onde estivemos no topo, pois conseguimos seguir em frente com ela. Mas, ao mesmo tempo, e acho que isso deve ser porque sou canadense, gostaríamos de sair de cena discretamente. Sair de cena dessa forma seria um grande negócio".