O FUTURO DO RUSH: TURNÊ DE DESPEDIDA EM 2011
23/11/2008



Olá amigos do Rush Fã-Clube Brasil, sejam bem-vindos mais uma vez! Falaremos aqui sobre um assunto que tem sido um dos focos principais nos sites internacionais dedicados ao power-trio, ao lado do lançamento do DVD Snakes & Arrows Live: a banda fará sua última turnê em 2011.

Há algumas semanas os fãs do Rush ao redor do mundo ficaram empolgados com a possibilidade de uma surpreendente e incomum turnê já em 2009. Chegamos a disponibilizar e comentar esse fato aqui no Fã-Clube (você poderá conferir o assunto completo clicando aqui), onde os rumores davam conta de que as chances de termos o Rush caindo na estrada novamente e com uma nova turnê composta só de b-sides eram realmente significativas. Esse assunto causou um verdadeiro frisson entre a galera antenada nas novidades acerca da banda, porém, devido a algumas recentes declarações de Geddy Lee, a possibilidade caiu por terra, infelizmente.

Geddy foi entrevistado recentemente por Gary Graff, da Billboard. De acordo com as declarações do baixista, definitivamente não há chances da banda sair novamente em turnê já no próximo ano. "Acho que vamos sossegar por um tempo para então recomeçarmos a compor – quando irá acontecer ainda não sei dizer. Pode ser no outono, ou na primavera... talvez na primavera seguinte. Mas eventualmente começaremos a escrever e gravar algumas músicas, e espero que haja uma nova turnê na seqüência, daqui há uns dois anos."

Esse rumor da tour 2009 surgiu a partir de uma fonte da Live Nation (empresa que promove e organiza grandes concertos nos EUA). A banda haveria sido sondada pela empresa, que ofereceu uma parceria para uma turnê de 35 anos, algo como uma R35, que poderia ser uma tour somente de b-sides para delírio completo dos fãs. As especulações ganharam força após comentários de fontes que presenciaram a recente entrevista de Alex e Geddy para o programa do canal VH1 That Metal Show (gravada no dia 15 de outubro), onde Geddy foi perguntado se a banda pretendia dar um tempo com ele mencionando que achava que fariam mais uma turnê. Assim, especulações sobre essas declarações começaram a pipocar. Parece que a banda realmente foi sondada pela Live Nation sobre sair novamente em turnê já em 2009, mas eles decidiram não topar. Como Geddy mencionou na entrevista para a Billboard, a banda está exausta. Tanto ele quanto Alex declararam quererem mais tempo para estar com seus familiares, enquanto Neil deseja no momento direcionar sua atenção para outros projetos, incluindo o lançamento de mais dois livros nos quais já está trabalhando e um novo DVD-aula, além de atividades em parceria com o pessoal do Drum Channel. A banda declarou também que toda sua equipe já está liberada para procurar outras atividades até 2011, quando eles estariam prontos para retornar para os holofotes. Assim, podemos concluir (e de forma precisa) que os rapazes poderão iniciar um novo processo de gravação no próximo ano ou no começo de 2010. Deveremos ter um novo álbum do Rush em 2010 suportando a turnê de 2011.

Agora fãs do Rush, devemos ir nos preparando. Ao que tudo indica, teremos em 2011 a última turnê da banda. O site Rush Is A Band discorreu sobre o assunto, chamando a atenção para a frase de Geddy no VH1 sobre 'mais uma turnê'. Seria apenas mais uma turnê? Esse rumor ganha força em algumas recentes declarações de Neil dizendo que não gostaria de estar nos palcos aos 60 anos (o que ocorrerá em 2012), continuando sua carreira a partir desse momento apenas como escritor e produtor de empreendimentos relacionados a bateria.

Contudo, vale lembrar que a banda, sutilmente, tem demonstrado nas entrelinhas o desejo de encerrar as turnês, porém sem nenhum comentário claro sobre o futuro do Rush. Alguns descartam o provável fim da banda nesse mesmo período, porém ressalto que Neil já declarou várias vezes que não vê lógica em bandas que só lançam discos e que não sobem aos palcos. Além disso, hoje em dia, discos não dão mais um grande retrono em dinheiro para as bandas. Isso é fato.

Dia desses a 'descobridora' do Rush, Donna Halper, apareceu numa exposição de fotos dedicada ao Rush em Salem, Massachusetts (EUA). Ela fez um pequeno discurso no local, falando sobre sua carreira no rádio e sobre sua relação especial com o Rush. O mais legal é que ela garantiu que a banda está a preparar uma grande surpresa que deixará todos os fãs muito felizes. Ainda não sabemos ao certo o que vai rolar, mas estão surgindo rumores sobre os rapazes já estarem trabalhando com a Eagle Rock Entertainment para o programa Classic Albums, uma série de TV que faz uma verdadeira viagem através de todos os fatos e histórias de álbuns de bandas consagradas, difundida pelo mundo por diversos canais como a BBC, ITV e VH1, entre outros. O lance é sempre lançado posteriormente em DVD e, pelos boatos, o álbum Moving Pictures (1981) será retratado no especial, havendo planos para que sejam lançados posteriormente também os álbuns 2112 (1976) e Signals (1982).

Bom, para finalizar os comentários, se realmente em 2011 acontecer a última turnê do Rush não tenho dúvidas de que a mesma será muito especial e, com certeza, a mais emocionante de todas. Acredito muito no retorno do Rush ao Brasil, país que rendeu para a banda os maiores e mais importantes shows da carreira deles. E uma última turnê é o tipo de coisa que pede uma saída do manjado eixo EUA-Canadá-Europa. Tudo isso é, na verdade, ainda muito vago e imprevisível. Sabemos que a banda não durará para sempre e que, devido os três integrantes já serem senhores de quase 60 anos, é inevitável considerar que o fim não está muito longe. Porém há outro lado. A banda já cogita deixar as turnês desde 1987, e sempre deu um jeito de deixar a decisão para depois. É lógico que dessa vez temos o fator da idade cada vez mais contundente, mas o melhor que temos a fazer como fãs é apenas deixar rolar.