POSSIBILIDADE: VAPOR TRAILS REMIXADO E REMASTERIZADO



10/12/2008

Skip Daly, repórter da revista Modern Guitars, entrevistou recentemente Alex Lifeson. O material ainda não foi lançado, mas alguns trechos da entrevista foram previamente disponibilizados no fórum Counterparts. No bate-papo, Alex fala sobre a aguardada remasterização do álbum Vapor Trails, há muito criticado pelos fãs pelos problemas de áudio em comparação aos demais trabalhos da banda.

Skip: Então, falando de algo mais recente, é verdade que vamos ver uma versão remixada do álbum Vapor Trails?

Alex: Rich Chycki remixou duas músicas para o Retrospective III e fez um grande trabalho, tanto que ficamos tentados a remixar o album inteiro porque nunca ficamos realmente satisfeitos com a mixagem e com a masterização dele. É um precedente perigoso trabalhar em algo assim, porque você pode voltar atrás e refazer um monte de coisas. Somos culpados por muita coisa ali. Não ficamos felizes com o resultado e há uma série de razões para isso. Temos muita culpa nesse lance, pois a maneira que gravamos foi muito impulsiva. Não levamos muito tempo conseguindo os sons e usamos um monte de coisas que fizemos na fase de composição, ao invés de regravarmos alguns trechos. Então, para manter a energia pura e original daquelas idéias, abrimos mão e deixamos de lado a parte sonora. Porém Rich tem essa maneira de mixar e de ouvir a banda que se traduz tão bem em nossas cabeças, fazendo sempre um grande trabalho. Ele remixou "One Little Victory" e "Earthshine". As canções soaram ótimas e poderosas, pesadas, densas... e perfeitas, enquanto as gravações originais ficaram muito comprimidas, com pouco brilho e com falhas. Então ouvimos o material e pensamos "bem, olha só... esse remix é mesmo real? Gostaríamos de fazer isso para nós mesmos... e... então... bem, ok porque não - vamos fazer!" Então, no momento estamos brincando com a idéia e quando tivermos um tempo livre para remixar o álbum completo o faremos, para nossa própria paz de espírito.

Bom, acho que os fãs adorariam isso. Na verdade, antes de eu fazer essa entrevista, há dois fóruns sobre o Rush na rede que visito às vezes onde mencionei que entrevistaria você, só para ver se havia algo pra te perguntar que eu pudesse ter esquecido, e a pergunta vencedora foi se vocês fariam uma versão remix de Vapor Trails.

Alex: Yeah.

Falando de mim, amo esse álbum e não sou um expert em áudio, mas sei que muitas pessoas reclamam dele... acho que há um tipo de moda em torno de masterizações atualmente, tanto que todos forçam os níveis e estes ficam tão altos que tudo termina em "clipping" e distorção.

Bem, foi exatamente o que aconteceu e o que matou todas as dinâmicas. Aquela gravação era muito emocional e frágil pra nós. Da coisa pesada para a mais melódica, o álbum resultou numa representação muito frágil da banda, do jeito que foi gravado. Na masterização, infelizmente, foi exatamente o que aconteceu. Foi uma competição, e foi gravado tão alto que "rachou" e destruiu tudo. Todas as dinâmicas foram perdidas, especialmente tudo o que tínhamos de violões. Estamos ocupados nesse momento, cheios de coisas pra fazer. Mas certamente, quando tivermos tempo hábil, poderemos trazer Rich para trabalhar nisso. Ele e eu temos feito um monte de coisa juntos nos últimos tempos.

Rich Chycki tem sido o principal engenheiro de som do Rush nos últimos anos. As versões de One Little Victory e Earthshine vão aparecer na nova coletânea da banda, Rush: Retrospective 3.