RUMOR: RUSH NA ESTRADA EM 2009 E COM TURNÊ DE B-SIDES

09/10/2008


Super notícias, fãs do Rush! O blog Rush Is A Band disponibilizou ontem rumores especialíssimos acerca do power-trio! Se tudo correr conforme os comentários que vão aos poucos surgindo na rede, teremos uma nova turnê da banda já em 2009 e com canções jamais executadas ao vivo! Wow!

Para começar, vamos recapitular. Em abril, antes da turnê 2008 ter início, Alex Lifeson concedeu uma entrevista ao repórter Keith Spera do New Orleans Times-Picayune. Confiram alguns trechos:

...um pouco antes de começarmos os ensaios, Ged e eu estávamos falando sobre o que faremos para a próxima turnê, pensando no futuro. Acho que ainda não sei bem o que queremos. Só temos certeza de que queremos mesmo uma pausa depois do término dessa tour.

...Estamos falando sobre isso, mas não sei o que vai acontecer realmente. Acho que pegaremos pesado de novo como costumamos fazer; depois de alguns meses vamos querer começar a compor novamente. Ou talvez voltaremos ao estúdio para preparar um novo disco ou para fazer uma outra turnê... difícil dizer.

...Temos muitas canções em nosso catálogo. Adoraria tocar numa turnê que trouxesse canções que nunca foram executadas antes. Uma turnê sem as canções que sempre mandamos, chamada de B-Track Rush Tour, tocando algumas coisas que as pessoas jamais nos viram mandar ao vivo. Seria muito divertido. Há muitas possibilidades e direções nas quais podemos ir...


Bom, vale mencionar que somente esses comentários do Alex foram suficientes para encher muitos fãs do Rush ao redor do mundo de esperança, tendo em vista a possibilidade de enfim vermos canções raras da banda sendo executadas pela primeira vez ao vivo. Pegando uma carona no comentário do Rush Is A Band, é interessante observar que, nessa entrevista, Alex se mostra bem mais empolgado com a possibilidade de uma nova turnê do Rush do que com o lançamento de mais um álbum de estúdio, com canções inéditas. Só para ilustrar a afirmação, há alguns meses o guitarrista concedeu também uma entrevista para a revista britânica Classic Rock, onde falou sobre o futuro álbum de estúdio do Rush:

Precisamos realmente sentar e decidir o que queremos fazer para nosso próximo registro. Seja fazer um álbum ou só nos reunir para compor algumas canções durante um tempo para lançá-las quando realmente decidirmos encabeçar um novo projeto. Pensar nisso é um atrativo pra mim.

O Ed do Rush Is A Band, em sua matéria, chama a atenção para o fato de, pela primeira vez, o Rush cogitar compor canções sem ter um álbum em vista, algo realmente não convencional na longa carreira do trio canadense. Logo depois dessa declaração do Alex começaram a pipocar boatos sobre uma possível saída do Rush de sua gravadora atual, a Atlantic. O interessante nessa história é que já temos praticamente confirmado para o dia 09 de dezembro (porém ainda não oficialmente) o lançamento (enfim) de uma coletânea da banda que traz o melhor da era Atlantic, a Retrospective 3, o que denota uma espécie de despedida, encerrando o ciclo de 20 anos dos canadenses com a gravadora.

Bom, e sobre o futuro do Rush? De acordo com essa matéria do Rush Is A Band, o último rumor traz, surpreendentemente, a possibilidade da banda sair novamente em turnê já no próximo ano. Certamente muitos fãs poderão duvidar, pois seria algo realmente atípico ver power-trio saindo em turnê sem nenhum registro inédito de estúdio para promover, com exceção do que aconteceu na ocasião do R30. Como já vínhamos acompanhando há alguns meses, as chances do Rush começar a preparar um novo álbum de estúdio para o próximo ano eram muito boas, o que renderia naturalmente uma nova turnê para 2010. Porém os novos rumores acerca de uma turnê do Rush já em 2009 estão surgindo e, depois disso tudo, a grande questão que fica é a seguinte: Qual seria enfim a turnê, sem um novo álbum de estúdio? Possivelmente um EP ou algo do tipo seria lançado, mas o que cogita-se mesmo é que esta seja uma outra turnê nostalgica, nos moldes do R30, algo como uma R35 Tour. Vale lembrar que, em adição aos comentários sobre as faixas lado-b, Alex também demonstrou um grande desejo de ver o catálogo em vídeo da banda o mais ampliado possível. No final, tudo isso sugere uma coisa: uma turnê com muitas canções que nunca foram lançadas ao vivo viria, fazendo nascer um novo DVD para ser lançado em 2010.

Na verdade amigos, não é algo tão difícil de acontecer. O próprio estado da indústria musical atual é um grande artifício para que surjam outras maneiras de fazer com que as bandas tenham realmente suas canções vendidas, e não capturadas gratuitamente na rede de forma tão fácil como acontece atualmente. Nos últimos anos, temos visto que a maioria das bandas, inclusive o Rush, têm saído bastante em turnê, se dedicado a muito merchandise, DVDs e outras coisas não-convencionais. E o rumor do Rush deixando a Atlantic só reforça isso, com a banda se aproximando de uma outra gravadora para ter, talvez, mais liberdade em lançar álbuns da forma que realmente entendem atualmente.

Fiquem ligados. Surgindo mais novidades com certeza o Fã-Clube Brasil trará pra vocês.