GEDDY LEE NO DOCUMENTÁRIO METAL: A HEADBANGER'S JOURNEY

11/08/2006



Há cerca de seis anos, o antropólogo Sam Dunn, de 30 anos, mudou o foco de sua pesquisa. Deixou de lado os refugiados guatemaltecos e se fixou nos fãs de heavy metal. Apreciador do gênero desde os 10 anos de idade, ele co-dirigiu com Scot McFadyen o recém-lançado documentário "Metal: A Headbanger's Journey" ("Metal: Uma Viagem Headbanger"), lançado em maio último.

O filme é resultado de cinco anos e meio de pesquisa sobre a cultura headbanger - termo que, literalmente significa "batedor de cabeça", em alusão à expressão corporal comum dos fãs de heavy metal. O viés antropológico da produção aborda questões como a sexualidade, a violência e a religião.

Dunn é o narrador e o personagem principal do documentário. Em entrevista recente, afirmou que o filme o obrigou "a ver o heavy metal de uma outra forma, diferente do que percebe um fã obsessivo do Slayer". O antropólogo diz ainda que esse gênero é mal compreendido pela cultura de massa. "O metal é uma catarse, uma forma emocional de música".

A produção vai às origens do metal nos anos 70 com o grande Black Sabbath, além de jogar a luz sobre diversos subgêneros do estilo por meio de entrevistas com ídolos como Bruce Dickinson (Iron Maiden), Tom Araya (Slayer) e personalidades do underground como Angela Gossow (Arch Enemy).

Geddy Lee também marcou presença nesse documentário. O diretor Sam Dunn classifica os diferentes sub-gêneros do heavy metal de forma precisa, colocando o Rush à frente da categoria progressive metal como sendo uma das bandas pioneiras nesse tipo de som e uma das mais influentes das últimas décadas.

Geddy aparece em três momentos rápidos no filme. Na primeira parte, ele comenta sobre o Blue Cheer, que foi provavelmente a primeira banda de heavy metal da história. Na segunda, o baixista pondera sobre a influência do blues em bandas de heavy e, é claro, no próprio Rush. Já na última parte, Geddy fala sobre o heavy metal em si.

Há ainda mais uma menção ao Rush nesse material. Na trilha sonora baseada no filme, o power-trio aparece, entre outros artistas, com a canção Working Man.

Para maiores detalhes, acesse o site oficial de Metal: A Headbanger's Journey, clicando aqui.