A PRONÚNCIA CORRETA DE YYZ

05/08/2006



O Rogers Yahoo é um site que traz um personagem chamado "Answer Man", onde pessoas enviam perguntas das mais variadas e ele tenta responder. Recentemente surgiu nesse site um assunto relacionado ao Rush e a canção YYZ:

PERGUNTA: Meus amigos e eu estávamos discutindo sobre a música "YYZ" do Rush. O nome da canção, pronunciado de forma correta, seria Y Y ZEE (why why zee) ou Y Y ZED?

-Dave

RESPOSTA: Provavelmente você não vai gostar muito da minha resposta, mas tdevo dizer que depende. Se você for dos EUA a maneira correta é "Y Y ZEE". Se não for (e falar um inglês nativo), dirá "Y Y ZED".

O fato é que "YYZ" é usado como título da canção mas não contribui muito sobre qual seria a pronuncia mundial - particularmente por se tratar de uma canção instrumental, não contendo letra. (Se, em outro momento, o Rush tiver usado a pronuncia "zee" ou ter cantado algo parecido em outras de suas letras, eu sugeriria que a pronuncia do título seja "zee" e não "Y Y ZED").

De forma paralela, a canção "Tom Sawyer" é pronunciada mais ou menos como "Tom Soya" na Inglaterra e no Canadá como "Tom Soyer". Não significa que as pronuncias inglesa ou canadense estejam erradas. É apenas a maneira deles e nossa de falarmos.

Rush é uma banda de rock canadense, com todos os membros nascidos no Canadá. Assim, podemos concluir que eles pronunciam "Y Y ZED". YYZ é um código do aeroporto internacional Lester B. Pearson em Toronto, e eles pronunciam mais Y Y ZED do que Y Y ZEE por lá. Mas são apenas três letras, não se trata de uma palavra na verdade. Provavelmente eles devem pronunciar YYZ com seu sotaque, que é normalmente pronunciado como "Y Y ZED". Assim, podemos concluir que seja um pouco mais correto.