IN THE END



VOLTAR PARA "FLY BY NIGHT"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS

RIVENDELL  IN THE END  BASTILLE DAY


IN THE END

Well, I can see what you mean
It just takes me longer
And I can feel what you feel
It just makes you stronger

You can take me for a little while
You can take me, you can make me smile in the end

Yes, you can.

I know, I know, I know
Oh, the feeling grows
I see, I see, I see
It's got to be

Well, I can do what you do
You just do it better
And I can cry like you cry
It just makes me sadder
Well, I can shine like you shine
It doesn't make me brighter
But if I think like you think
It don't make my load much lighter
NO FINAL

Bem, consigo entender o que você quer dizer
Só leva mais tempo para mim
E posso sentir o que você sente
Isso só te torna mais forte

Você pode me ter por um tempo
Você pode me ter, você pode me fazer sorrir no final

Sim, você pode.

Eu sei, eu sei, eu sei
Oh, o sentimento cresce
Eu entendo, eu entendo, eu entendo
Tem de ser

Bem, posso fazer o que você faz
Você simplesmente faz isso melhor
E posso chorar como você chora
Isso só me deixa mais triste
Bem, posso brilhar como você brilha
Isso não me faz mais brilhante
Mas se eu pensar como você pensa
Isso não torna meu fardo mais leve


Música por Geddy Lee e Alex Lifeson


A felicidade e realização de viver por quem se ama

A canção que encerra Fly By Night é "In The End". Inicialmente, a composição continua o cenário acústico das anteriores "Making Memories" e "Rivendell", mas logo retoma a pegada mais pesada dos primeiros momentos através de um riff matador oferecido por Alex Lifeson. Fluindo por uma bela combinação de passagens lentas e ardentes, "In The End" se mostra como outro exemplo claro das marcantes e características variações para o Rush, indicando nitidamente que os jovens músicos já conseguiam projetar sua música numa forte gama de formatos, com cada um deles funcionando maravilhosamente por si só e trabalhando magistralmente juntos. "In The End" caracteriza o fim de Fly By Night, mas ajudava a sinalizar também o começo da admiração incessante que o power-trio experimentaria ao longo de sua extensa carreira.

Assim como na segunda faixa "Best I Can", o tema lírico de "In The End" revisita, a princípio, a abordagem relacional geral do disco de estreia. Porém, o formato se afasta dos posicionamentos mais agressivos, divertidos e até mesmo arrogantes da maioria dessas primeiras canções, com a composição se voltando para cenas que evocam uma longa convivência entre duas pessoas, expressando sentimentos de profundo respeito e admiração como imprescindíveis para uma convivência duradoura. Com letra e música preparadas somente por Geddy Lee e Alex Lifeson, "In The End" também exalta elementos como companheirismo e cumplicidade numa relação que, sem esforço, denota um envolvimento amoroso, e essa postura é sugerida como uma das fórmulas para um caminhar completo e feliz até o final da vida ao lado do par escolhido.

© 2014 Rush Fã-Clube Brasil

BANASIEWICZ, B. Rush Visions: The Official Biography. Omnibus Press, 1987
TELLERIA, E. Merely Players Tribute. Quarry Music Books, 2002.