BETWEEN SUN & MOON



VOLTAR PARA "COUNTERPARTS"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS

NOBODY'S HERO  BETWEEN SUN & MOON  ALIEN SHORE


BETWEEN SUN & MOON

There is a lake between sun and moon
Not too many know about
In the silence between whisper and shout
The space between wonder and doubt

This is a fine place
Shining face to face
Those bonfire lights in the mirror of sky
The space between wonder and why

ahh yes to yes to ahh ahh to yes
why the sun why the sun


There is a fine line between love and illusion -
A fine place to penetrate
The gap between actor and act
The lens between wishes and fact

This is a fine place
To hesitate
Those bonfire lights in the lake of sky
The time between wonder and why

Some need to pray to the sun at high noon
Some need to howl at the midwinter moon
Reborn and baptized in a moment of grace
We just need a break -
From the headlong race

ahh yes to yes to ahh ahh to yes
why the sun why the sun


This is a fine place, shining face to face
These bonfire lights in the mirrored sky
The space between wonder and why
ENTRE O SOL E A LUA

Há um lago entre o Sol e a Lua
Sobre o qual muitos não sabem
No silêncio entre o sussurro e o grito
O espaço entre a admiração e a dúvida

É um ótimo lugar
Brilhando cara a cara
Aquelas luzes de fogueira no espelho do céu
O espaço entre a admiração e o porquê

ahh sim para sim para ahh ahh para sim
porque o Sol porque o Sol


Há uma linha tênue entre o amor e a ilusão -
Um ótimo lugar para penetrar
A lacuna entre o ator e o ato
A lente entre desejos e fato

É um ótimo lugar
Para hesitar
Aquelas luzes de fogueira no lago do céu
O momento entre a admiração e o porquê

Alguns precisam rezar para o Sol ao meio dia
Alguns precisam uivar para a Lua em pleno inverno
Renascidos e batizados em um momento de graça
Precisamos de uma pausa -
Da corrida impetuosa

ahh sim para sim para ahh ahh para sim
porque o Sol porque o Sol


É um ótimo lugar, brilhando cara a cara
Essas luzes de fogueira no céu espelhado
O espaço entre a admiração e o porquê


Música por Geddy Lee e Alex Lifeson / Letra por Neil Peart e Pye Dubois


Uma descrição poética das forças que compõem a hesitação

Após a sequência de quatro canções de características musicais essencialmente sombrias, Counterparts apresenta "Between Sun & Moon", uma ótima peça de peculiaridades mais acessíveis e cativantes.

Partindo de linhas de guitarra alegres combinadas ao belo e costumeiro entrosamento entre baixo e bateria, "Between Sun & Moon" propõe um momento diferente para o álbum: sensações de calor radiante, com Peart mergulhando novamente em locais pouco explorados do vasto universo interno humano. Da mesma forma que nas investidas anteriores, Counterparts continua propondo a dualidade a complementaridade como foco central.

A musicalidade de "Between Sun & Moon" foi declaradamente resultante de influências advindas principalmente da lendária banda de rock britânica The Who, certamente um dos exemplos mais admirados de força e determinação para aqueles ainda jovens e sonhadores canadenses na década de 1960.

"Quando ouvi as demos de Geddy e Alex pela primeira vez, as influências ficaram muito claras para mim", explica Peart. "Estávamos seguros o bastante de que iríamos fazer aquilo. Se Geddy e Alex trazem uma seção que soa como o Live At Leeds do Who, simplesmente ponho meu chapéu de Keith Moon e vou junto! Todas essas coisas são divertidas para nós, e estão disponíveis para tentarmos criar algo novo a partir de sua inspiração".

Segundo Alex Lifeson, "Between Sun & Moon" não visita somente influências do Who, mas também de Keith Richards, Pearl Jam e Alice In Chains:

"A capacidade que Pete Townshend tem de fazer um som acústico soar pesado e poderoso é algo que sempre admirei. 'Between Sun & Moon' traz uma ponte antes do solo que foi muito inspirada no Who. Além disso, também busquei colocar algo de Keith Richards lá. Essa canção, liricamente e musicalmente, traduz-se em um verdadeiro tributo aos anos 60. Porém, ainda assim, podemos encontrar elementos mais contemporâneos, como Pearl Jam e Alice in Chains".

A composição lírica da canção foi baseada em um poema chamado There is a Lake Between Sun and Moon, escrito originalmente em 1992 por Pye Dubois, letrista canadense e amigo de longa data da banda. Dubois já havia sido colaborador do Rush nas letras de "Force Ten" (do álbum Hold Your Fire, de 1987) e do grande sucesso "Tom Sawyer" (do antológico Moving Pictures, de 1981). There is a Lake Between Sun and Moon, por sua vez, traz alguns elementos que remetem à obra The Hollow Men (Os Homens Ocos), concebida em 1925 pelo poeta, crítico literário e dramaturgo inglês T.S. Eliot (1888 - 1965). Peart sempre admirou o autor, tendo sido inclusive influenciado por suas criações em composições anteriores, como "Red Lenses" (de Grace Under Pressure, 1984) e "Open Secrets" (de Hold Your Fire).

Utilizando um belíssimo jogo de palavras que recorre ao Sol, à Terra e à Lua como figuras maiores em sua proposição, "Between Sun & Moon" visita poeticamente o crucial momento em que duas possibilidades surgem na mente humana madura antes de uma súbita escolha. Dubois e Peart conseguem transpor em palavras o delicado atributo da hesitação, a linha tênue que ocorre com o sufocamento do impulso dando lugar a uma espécie de visão futura sobre os possíveis caminhos que poderão se desenhar a partir da tomada de decisão. Além disso, a canção também coloca em xeque a tendência à não-ousadia pelo temor do fracasso, esta que pode restringir grandes conquistas. "Between Sun & Moon", portanto, pode ser resumida em um chamamento para si, uma exaltação à reflexão sugerindo um mergulho no lago profundo do ser, uma área geralmente pouco explorada devido a constante tendência humana moderna de ceder lugar à ansiedade e imprudência.

Em "Between Sun & Moon", temos a subjetividade (o íntimo ou o mundo interno) representada pelo grande lago - o planeta Terra, esse lugar legal que traz 73% de sua superfície coberta por mares e oceanos. Mesmo sendo o nosso lar, este ainda nos reserva inúmeros segredos e mistérios. As possibilidades, alinhadas e representadas pelo Sol e pela Lua, sugerem nossas escolhas e os possíveis desdobramentos a partir daquilo que optamos. O Sol, a opção mais clara e acessível, nem sempre é a mais acertada, enquanto a Lua, que apesar de toda sua obscuridade, poderá trazer os tão sonhados melhores resultados.

"Between Sun & Moon" é, portanto, mais um apelo do Rush para que não sejamos vazios e sim ousados, jamais esquecendo a sensibilidade e a capacidade que trazemos de traçar nossa própria história. Podemos sintetizar a mensagem dessa bela canção com um pequeno trecho do poema de T.S. Eliot, a raiz do todo o trabalho:

"Assim expira o mundo: não com uma explosão, mas com um suspiro".

© 2015 Rush Fã-Clube Brasil

WIDDERS-ELLIS, A. "Alex Lifeson: Rush Strips Down". Guitar Player. December 1993.
NOBLE, Douglas J. "Counter Attack". The Guitar Magazine (UK), Vol. 3 Nº 9. November 1993.