Voltar para TURNÊS
FLY BY NIGHT TOUR CARESS OF STEEL TOUR 2112 TOUR
DE AGOSTO DE 1975 A JANEIRO DE 1976
Abrindo para as bandas: KISS, Mott e Nazareth.
Bandas de abertura: Ted Nugent, Artful Dodger, Mainline (Joe Mendelson), Heyoka e Max Webster.
Outras bandas bandas: Fat Rabbit, Queen City Kids, Aerosmith, Heyoka, Iron Butterfly, Artful Dodger, Frank Zappa and The Mothers, Mott, Leslie West, Lynyrd Skynyrd, Mojo, Outlaws, REO Speedwagon, Leslie West e Mainline.
A TURNÊ
Infelizmente, trata-se de uma das turnês mais obscuras do Rush, pois não há informações dos materiais que eram executados pelo trio nesse período. O único set list confirmado é o da apresentação em 15 de novembro em Rockford, Illinois (EUA), como banda de abertura para o KISS.
Mesmo no curto espaço de tempo em que o álbum foi produzido, é possível perceber o grande desenvolvimento da banda em suas habilidades composicionais. Os jovens canadenses se mostram mais sólidos e técnicos, trazendo muito do que o Rush se tornaria ao longo dos anos para o mundo do rock. É interessante observar que existem fãs que entendem Caress of Steel como sendo um dos melhores álbuns do Rush e o próprio Terry Brown, apesar das observações acerca da concepção do mesmo, faz questão de afirmar que ama toda a obra.
"No momento em que lançamos o disco estávamos muito felizes. Não houve muitas pessoas que partilharam dessa opinião conosco. Desde o começo sabíamos que não seria um grande disco [risos], e todo mundo que ouviu o mesmo comentava 'Hum, sim, uma nova direção'. Do ponto de vista de alguém que não conhecia a banda seria bem difícil entender Caress of Steel rapidamente. Mas há grandes canções ali".
Neil comentou sobre a atitude da banda enquanto gravavam o álbum:
"Estávamos serenos e confiantes, fazendo surgir um álbum com o qual ficamos tremendamente orgulhosos, como um passo importante para nosso desenvolvimento, apresentando uma grande variedade de dinâmicas e alguns momentos verdadeiros de originalidade".
Assim, o Rush partia para sua terceira turnê com um álbum que eles achavam que conquistaria mais fãs e que poderia angariar ainda mais evidência. Estavam convencidos de que não somente estavam satisfeitos com essa nova direção, porém ainda não sabiam que precisariam de mais um grande passo para se estabelecerem de vez como uma banda de renome.
O produtor Terry Brown sabia que a falta de interesse das rádios era sinal de problemas:
"Acho que a banda não desperta muito interesse da mídia. É sempre um problema. Se você faz um disco que o público não recebe muito bem, pode esquecer a mídia. Caress Of Steel foi um ótimo exemplo. Ele não era acessível o bastante para as rádios".
Nessa nova turnê, um dos pontos positivos foram as melhorias em suas condições de viagem. Ao invés de precisar alugar um carro, o trio viajou numa van Funcraft completa, com um frigobar e beliches, que foi apelidada de Blue Rocket. A equipe consistia em Howard Ungerleider atuando como chefe dos roadies e diretor de iluminação, Ian Grandy como o técnico de bateria e som, Liam Birt que se revezava como o roadie para os equipamentos do baixo e técnico de guitarra, e o recém-chegado Skip Gildersleeve, que ficou no lugar de Jim Johnson, juntando-se à banda após a apresentação deles no Michigan Palace, em Detroit (EUA).
Definitivamente, as coisas não seguiram bem para o Rush. A gravadora anunciava as vendas decepcionantes de Caress Of Steel, sendo nítida também a significativa queda de público e de entusiasmo por grande parte dos fãs. Embora o Rush viesse sentindo a construção de sua base de fãs durante as duas primeiras turnês, esse não foi o caso da terceira.
De acordo com Neil, "Foi deprimente tocar numa sequência de cidades e clubes pequenos". Todos se encontravam muito desapontados. Liam Birt recorda: "Achava que teríamos algo bem maior para esse álbum e turnê. Eles não receberam a atenção que mereciam. Talvez todo trabalho tenha sido um pouco auto-indulgente, mas acho que o material era extremamente bom e não consegui entender o porque não foi bem aceito. Talvez não fosse comercial o bastante para o público".
O Rush se encontrava tão quebrado nesse período que não podia sequer pagar sua equipe. Os públicos eram muito pequenos, e a banda apelidou suas datas subsequentes como a Down the Tubes Tour (Turnê Por Água Abaixo). A gravadora os repreendia de forma mal-humorada, querendo materiais mais adequados às rádios semelhantes a algumas canções que gravaram para Fly By Night. "Se estávamos caindo em chamas", diz Lee, "eles seriam as chamas".
"Pensamos que o melhor seria parar com tudo e voltar pra casa. Lembro que estávamos em Atlanta muito deprimidos, dizendo coisas como 'Isso não vai funcionar! O que estamos fazendo aqui?'"
"As intenções sempre foram puras, mas talvez as execuções não", explica Alex Lifeson. "Porém, ouvir Caress Of Steel da última vez me fez lembrar do quão importante o disco era para nós naquela época. Nós o amávamos. Por isso foi tão doloroso irmos para a estrada percebendo que não havia qualquer interesse nele".
"Foi uma grande decepção", lembra Geddy Lee. "Nesse ponto, não possuíamos a devida objetividade de saber o quanto erramos em Caress Of Steel. Não entendíamos o porquê de termos falhado tanto, algo que acaba por abalar a sua confiança".
"Chamávamos a turnê de 'Down The Tubes' [Por Água Abaixo]. Todo mundo estava em pânico", diz Alex.
"Ao estar numa banda, você se isola da realidade até certo ponto, através do senso de humor e da camaradagem, reconhece Geddy "Os integrantes se sustentam dizendo, 'Sim, acho estamos indo por água abaixo'. Porém, na verdade, estávamos bastante confusos e desanimados".
SET LIST
Bastille Day
Anthem
Lakeside Park
The Necromancer
By-Tor and the Snow Dog
Working Man (com solo de bateria)
In The Mood
DATAS
Bandas de abertura: Ted Nugent, Artful Dodger, Mainline (Joe Mendelson), Heyoka e Max Webster.
Outras bandas bandas: Fat Rabbit, Queen City Kids, Aerosmith, Heyoka, Iron Butterfly, Artful Dodger, Frank Zappa and The Mothers, Mott, Leslie West, Lynyrd Skynyrd, Mojo, Outlaws, REO Speedwagon, Leslie West e Mainline.
A TURNÊ
Infelizmente, trata-se de uma das turnês mais obscuras do Rush, pois não há informações dos materiais que eram executados pelo trio nesse período. O único set list confirmado é o da apresentação em 15 de novembro em Rockford, Illinois (EUA), como banda de abertura para o KISS.
Mesmo no curto espaço de tempo em que o álbum foi produzido, é possível perceber o grande desenvolvimento da banda em suas habilidades composicionais. Os jovens canadenses se mostram mais sólidos e técnicos, trazendo muito do que o Rush se tornaria ao longo dos anos para o mundo do rock. É interessante observar que existem fãs que entendem Caress of Steel como sendo um dos melhores álbuns do Rush e o próprio Terry Brown, apesar das observações acerca da concepção do mesmo, faz questão de afirmar que ama toda a obra.
"No momento em que lançamos o disco estávamos muito felizes. Não houve muitas pessoas que partilharam dessa opinião conosco. Desde o começo sabíamos que não seria um grande disco [risos], e todo mundo que ouviu o mesmo comentava 'Hum, sim, uma nova direção'. Do ponto de vista de alguém que não conhecia a banda seria bem difícil entender Caress of Steel rapidamente. Mas há grandes canções ali".
Neil comentou sobre a atitude da banda enquanto gravavam o álbum:
"Estávamos serenos e confiantes, fazendo surgir um álbum com o qual ficamos tremendamente orgulhosos, como um passo importante para nosso desenvolvimento, apresentando uma grande variedade de dinâmicas e alguns momentos verdadeiros de originalidade".
Assim, o Rush partia para sua terceira turnê com um álbum que eles achavam que conquistaria mais fãs e que poderia angariar ainda mais evidência. Estavam convencidos de que não somente estavam satisfeitos com essa nova direção, porém ainda não sabiam que precisariam de mais um grande passo para se estabelecerem de vez como uma banda de renome.
O produtor Terry Brown sabia que a falta de interesse das rádios era sinal de problemas:
"Acho que a banda não desperta muito interesse da mídia. É sempre um problema. Se você faz um disco que o público não recebe muito bem, pode esquecer a mídia. Caress Of Steel foi um ótimo exemplo. Ele não era acessível o bastante para as rádios".
Nessa nova turnê, um dos pontos positivos foram as melhorias em suas condições de viagem. Ao invés de precisar alugar um carro, o trio viajou numa van Funcraft completa, com um frigobar e beliches, que foi apelidada de Blue Rocket. A equipe consistia em Howard Ungerleider atuando como chefe dos roadies e diretor de iluminação, Ian Grandy como o técnico de bateria e som, Liam Birt que se revezava como o roadie para os equipamentos do baixo e técnico de guitarra, e o recém-chegado Skip Gildersleeve, que ficou no lugar de Jim Johnson, juntando-se à banda após a apresentação deles no Michigan Palace, em Detroit (EUA).
Definitivamente, as coisas não seguiram bem para o Rush. A gravadora anunciava as vendas decepcionantes de Caress Of Steel, sendo nítida também a significativa queda de público e de entusiasmo por grande parte dos fãs. Embora o Rush viesse sentindo a construção de sua base de fãs durante as duas primeiras turnês, esse não foi o caso da terceira.
De acordo com Neil, "Foi deprimente tocar numa sequência de cidades e clubes pequenos". Todos se encontravam muito desapontados. Liam Birt recorda: "Achava que teríamos algo bem maior para esse álbum e turnê. Eles não receberam a atenção que mereciam. Talvez todo trabalho tenha sido um pouco auto-indulgente, mas acho que o material era extremamente bom e não consegui entender o porque não foi bem aceito. Talvez não fosse comercial o bastante para o público".
O Rush se encontrava tão quebrado nesse período que não podia sequer pagar sua equipe. Os públicos eram muito pequenos, e a banda apelidou suas datas subsequentes como a Down the Tubes Tour (Turnê Por Água Abaixo). A gravadora os repreendia de forma mal-humorada, querendo materiais mais adequados às rádios semelhantes a algumas canções que gravaram para Fly By Night. "Se estávamos caindo em chamas", diz Lee, "eles seriam as chamas".
"Pensamos que o melhor seria parar com tudo e voltar pra casa. Lembro que estávamos em Atlanta muito deprimidos, dizendo coisas como 'Isso não vai funcionar! O que estamos fazendo aqui?'"
"As intenções sempre foram puras, mas talvez as execuções não", explica Alex Lifeson. "Porém, ouvir Caress Of Steel da última vez me fez lembrar do quão importante o disco era para nós naquela época. Nós o amávamos. Por isso foi tão doloroso irmos para a estrada percebendo que não havia qualquer interesse nele".
"Foi uma grande decepção", lembra Geddy Lee. "Nesse ponto, não possuíamos a devida objetividade de saber o quanto erramos em Caress Of Steel. Não entendíamos o porquê de termos falhado tanto, algo que acaba por abalar a sua confiança".
"Chamávamos a turnê de 'Down The Tubes' [Por Água Abaixo]. Todo mundo estava em pânico", diz Alex.
"Ao estar numa banda, você se isola da realidade até certo ponto, através do senso de humor e da camaradagem, reconhece Geddy "Os integrantes se sustentam dizendo, 'Sim, acho estamos indo por água abaixo'. Porém, na verdade, estávamos bastante confusos e desanimados".
SET LIST
Bastille Day
Anthem
Lakeside Park
The Necromancer
By-Tor and the Snow Dog
Working Man (com solo de bateria)
In The Mood
DATAS
24 de agosto de 1975 | LANSDOWNE PARK, OTTAWA | BANDSHELL, CENTRAL CANADA EXHIBITION |
27 de agosto de 1975 | MONTREAL, QUEBEC | PLACES DES NATIONS |
01 de setembro de 1975 | THUNDER BAY, ONTáRIO | LOCAL DESCONHECIDO |
17 de setembro de 1975 | WINNIPEG, MANITOBA | WINNIPEG ARENA |
19 de setembro de 1975 | SASKATOON, SASKATCHEWAN | THE ARENA |
20 de setembro de 1975 | EDMONTON, ALBERTA | KIMSMEN FIELDHOUSE |
21 de setembro de 1975 | CALGARY, ALBERTA | CLEARWATER BEACH |
26 de setembro de 1975 | VANCOUVER, COLUMBIA BRITÂNICA | PACIFIC COLISEUM |
02 DE OUTUBRO DE 1975 | REGINA, SASKATCHEWAN | TRIANON BALLROOM |
05 DE OUTUBRO DE 1975 | ST. CATHERINES, ONTÁRIO | BROCK UNIVERSITY |
06 DE OUTUBRO DE 1975 | GUELPH, ONTÁRIO | PETER CLARK HALL, UNIVERSITY OF GUELPH |
11 DE OUTUBRO DE 1975 | FRANKIN, INDIANA | FRANKLIN COLLEGE |
13 DE OUTUBRO DE 1975 | JOHNSON CITY, TENNESSEE | FREEDOM HALL |
15 DE OUTUBRO DE 1975 | JONESBORO, ARKANSAS | ARKANSAS STATE UNIVERSITY |
O16 DE OUTUBRO DE 1975 | JOPLIN, MISSOURI | MEMORIAL AUDITORIUM |
17 DE OUTUBRO DE 1975 | LINCOLN, NEBRASKA | PERSHING AUDITORIUM |
18 DE OUTUBRO DE 1975 | KANSAS CITY, MISSOURI | MUNICIPAL AUDITORIUM |
21 DE OUTUBRO DE 1975 | WICHITA, KANSAS | CENTURY II |
24 DE OUTUBRO DE 1975 | TULSA, OKLAHOMA | CIVIC CENTER |
25 DE OUTUBRO DE 1975 | AMARILLO, TEXAS | CIVIC CENTER |
28 DE OUTUBRO DE 1975 | SAN ANTONIO, TEXAS | RANDY'S RODEO |
29 DE OUTUBRO DE 1975 | AUSTIN, TEXAS | ARMADILLO WORLD HEADQUARTERS |
30 DE OUTUBRO DE 1975 | AUSTIN, TEXAS | ARMADILLO WORLD HEADQUARTERS |
31 DE OUTUBRO DE 1975 | CORPUS CHRISTIE, TEXAS | RITZ MUSIC HALL |
01 DE NOVEMBRO DE 1975 | DALLAS, TEXAS | ELECTRIC BALLROOM |
03 DE NOVEMBRO DE 1975 | MONTREAL, QUEBEC | MONTREAL CITY HALL |
04 DE NOVEMBRO DE 1975 | LANSING, MICHIGAN | SILVER DOLLAR |
05 DE NOVEMBRO DE 1975 | BATTLE CREEK, MICHIGAN | THE RAFTERS |
07 DE NOVEMBRO DE 1975 | AKRON, OHIO | AKRON CIVIC THEATRE |
08 DE NOVEMBRO DE 1975 | CLEVELAND, OHIO | ALLEN THEATRE |
09 DE NOVEMBRO DE 1975 | ST LOUIS, MISSOURI | KIEL AUDITORIUM |
11 DE NOVEMBRO DE 1975 | ARLINGTON HEIGHTS, ILLINOIS | HERSEY HIGH SCHOOL |
12 DE NOVEMBRO DE 1975 | MACOMB, ILLINOIS | WESTERN ILLINOIS UNIVERSITY |
14 DE NOVEMBRO DE 1975 | FORT WAYNE, INDIANA | MEMORIAL COLISEUM |
15 DE NOVEMBRO DE 1975 | ROCKFORD, ILLINOIS | ARMORY |
16 DE NOVEMBRO DE 1975 | FLINT, MICHIGAN | IMA AUDITORIUM |
17 DE NOVEMBRO DE 1975 | FLINT, MICHIGAN | IMA AUDITORIUM |
18 DE NOVEMBRO DE 1975 | PORT HURON, MICHIGAN | MCMORRAN ARENA |
19 DE NOVEMBRO DE 1975 | TRAVERSE CITY, MICHIGAN | GLACIER DOME |
21 DE NOVEMBRO DE 1975 | TERRE HAUTE, INDIANA | INDIANA STATE UNIVERSITY |
23 DE NOVEMBRO DE 1975 | EVANSVILLE, INDIANA | ROBERTS STADIUM |
26 DE NOVEMBRO DE 1975 | HUNTINGTON, WEST VIRGINIA | MEMORIAL FIELDHOUSE |
27 DE NOVEMBRO DE 1975 | FAYETTEVILLE, CAROLINA DO NORTE | CUMBERLAND COUNTY MEMORIAL ARENA |
28 DE NOVEMBRO DE 1975 | ASHEVILLE, CAROLINA DO NORTE | CIVIC CENTER |
29 DE NOVEMBRO DE 1975 | CHARLOTTE, CAROLINA DO NORTE | PARK CENTER |
30 DE NOVEMBRO DE 1975 | LARGO, MARYLAND | CAPITAL CENTER |
02 DE DEZEMBRO DE 1975 | COLUMBUS, GEORGIA | MUNICIPAL AUDITORIUM |
03 DE DEZEMBRO DE 1975 | DOTHAN, ALABAMA | FARM ARENA |
05 DE DEZEMBRO DE 1975 | ATLANTA, GEORGIA | THE OMNI |
06 DE DEZEMBRO DE 1975 | JACKSONVILLE, FLÓRIDA | VETERANS COLISEUM |
07 DE DEZEMBRO DE 1975 | SOUTH BEND, INDIANA | MORRIS CIVIC CENTER |
10 DE DEZEMBRO DE 1975 | HAMILTON, ONTÁRIO | LOCAL DESCONHECIDO |
12 DE DEZEMBRO DE 1975 | SYRACUSE, NOVA YORK | WAR MEMORIAL ARENA |
14 DE DEZEMBRO DE 1975 | BOSTON, MASSACHUSETTS | THE ORPHEUM |
15 DE DEZEMBRO DE 1975 | TOLEDO, OHIO | TOLEDO SPORTS ARENA |
18 DE DEZEMBRO DE 1975 | WATERBURY, CONNECTICUT | PALACE THEATER |
19 DE DEZEMBRO DE 1975 | BINGHAMTON, NOVA YORK | BROOME COUNTY ARENA |
20 DE DEZEMBRO DE 1975 | PITTSBURGH, PENNSYLVANIA | CIVIC ARENA |
21 DE DEZEMBRO DE 1975 | YOUNGSTOWN, OHIO | TOMORROW CLUB |
22 DE DEZEMBRO DE 1975 | ALLENTOWN, PENNSYLVANIA | AGRICULTURAL HALL |
26 DE DEZEMBRO DE 1975 | CHICAGO, ILLINOIS | ARAGON BALLROOM |
27 DE DEZEMBRO DE 1975 | KALAMAZOO, MICHIGAN | WINGS STADIUM |
28 DE DEZEMBRO DE 1975 | INDIANAPOLIS, INDIANA | CONVENTION CENTER |
29 DE DEZEMBRO DE 1975 | DETROIT, MICHIGAN | COBO HALL ARENA |
30 DE DEZEMBRO DE 1975 | COLUMBUS, OHIO | VETERANS MEMORIAL AUDITORIUM |
03 DE JANEIRO DE 1976 | COLUMBUS, OHIO | VETERANS MEMORIAL AUDITORIUM |
04 DE JANEIRO DE 1976 | LANDOVER, MARYLAND | CAPITOL CENTER |
10 DE JANEIRO DE 1976 | TORONTO, ONTÁRIO | MASSEY HALL |