RAY DANNIELS: NINGUÉM CHAMA A "R40" DE TURNÊ DE DESPEDIDA



12 DE MARÇO DE 2015 | POR VAGNER CRUZ

Ray Danniels
Como diretor executivo da SRO / Anthem, Ray Danniels vem cumprindo a tarefa de gerenciar o Rush há 40 anos. Ele será homenageado em seu país com o Walt Grealis Special Achievement Award na cerimônia do Juno Gala Dinner and Awards 2015, que acontecerá no próximo sábado, 14 de março. O prêmio reconhece aqueles que trouxeram impactos significativos para a indústria da música canadense.

Conforme veiculamos em fevereiro, com a confirmação da R40 Tour, o site oficial do Rush informou que a 21ª turnê será provavelmente a última de grande magnitude. Desde então, muitos veículos de comunicação e fóruns vêm especulando sobre a R40 representar uma turnê de despedida definitiva, o que jamais foi pronunciado pelo trio. O que temos, até agora, é a possibilidade da banda continuar na estrada em tempos futuros, porém com investidas menores que as habituais.

Em entrevista para a rádio Syrius em fevereiro, Neil Peart disse:

"Dessa vez as pessoas me dizem, 'Você está entusiasmado para sair em turnê?' Isso transmite um monte de fantasias, e eu não quero necessariamente esvaziar as fantasias de outras pessoas. Porém, quando a conversa é sobre minha própria vida... tenho uma filha de cinco anos, e eu ficaria empolgado em deixar minha casa com minha filha de cinco anos? O que isso diria sobre mim se eu confirmasse? Tenho uma esposa, um lar, um cachorro, meu escritório, meus prazeres, minha cozinha... eu iria querer deixar todas essas coisas? Não".

Geddy, por sua vez, declarou recentemente no programa That Metal Show:

"É muito difícil responder essa pergunta por uma série de razões. Em primeiro lugar, os três integrantes têm opiniões diferentes sobre esse ponto das nossas vidas. Todos estão em um espaço muito diferente agora. Fizemos várias turnês nesses últimos dez anos, muitas composições, muito trabalho. Neil, por exemplo, tem uma criança em casa e disse várias vezes publicamente que é muito difícil para ele deixá-la. Ela precisa dele. Dessa forma, fica claro que estamos em um ponto em nossa carreira que precisamos desacelerar e diminuir drasticamente. Não sou um cara apaixonado pela ideia de uma turnê de despedida, mas é claro que, de qualquer maneira, essa será a nossa última grande turnê por enquanto. Em termos de ainda sermos uma banda? Sim, claro, somos uma banda. Falamos sobre compor? Sim, falamos. Será que iremos fazer shows no futuro? Não vejo porque não. Mas, quando falamos de uma turnê com 35, 40, 50 shows, na nossa idade e no momento das nossas vidas, não sei o quando de tudo isso ainda resta em nós".

Por fim Alex comentou em janeiro, em entrevista para a rádio Q107 de Toronto, sobre a satisfação da banda com o álbum e a turnê anterior Clockwork Angels, mas ressaltando a completa exaustão dos integrantes, que estavam sedentos por férias para descansarem e estarem com suas famílias. A animação, segundo ele, está de volta com a turnê R40, mas a decisão pela mesma foi muito difícil, algo definido de última hora. Nesse momento, o guitarrista afirma detestar admitir que a idade é um dos fatores que mais vêm dificultando nessas decisões.

Ray Danniels conversou recentemente com Larry LeBlanc do site Celebrity Access em uma extensa entrevista, falando sobre sua premiação, sobre o Rush e sua longa carreira. Perguntado sobre a próxima turnê R40 e se o Rush pensa em cair na estrada novamente no futuro, ele diz:

"...Em algum lugar entre o possível e o provável. Há alguns de nós que podem seguir em frente pra sempre, e há alguns que não. Então é um processo de exercitar essa ideia. E o que alguém pensa hoje talvez não seja o que irá pensar daqui a um mês... Estou focado em fazer com que essa turnê seja tão boa quanto pode ser, e depois ver onde estamos. Eu não quero fazer uma turnê de despedida. Não há ninguém na banda que queira isso, por que não há ninguém pensando que isso seja um final, ou pensando que não irão fazer música ou algo do tipo. Mas eu te digo isso, provavelmente não irei conseguir que uma banda cheia de caras com 65 anos saia novamente na estrada - que é o que aconteceria em uma próxima turnê em potencial - eles todos estariam com 65 anos".

"Neil é tanto atleta quanto músico, mas com esses sets de 2 horas e meia, 3 horas, eu não sei se é possível manter a demanda física. E cada um deles quer ir lá e dar o seu melhor todas as noites. Sobre suas condições... bem, a condição é mais minha do que deles; eles ainda têm a capacidade de estar em sua melhor forma, de tocar no nível que eles sempre foram capazes de tocar..."


Agradecimentos: Leo Skinner.