ATUALIZAÇÕES PARA CLOCKWORK ANGELS E POSSÍVEL DVD
16/10/2010


O grande power-trio canadense começou a encerrar ontem sua Time Machine Tour 2010. A banda tocou na noite desta sexta feira, dia 15/10/2010, no Estádio GEBA, em Buenos Aires (Argentina). No próximo domingo eles estarão no Estádio Nacional em Santiago, Chile, fazendo o último show desse ano para um público previsto de 35 mil pessoas.

Com a finalização da Time Machine Tour, nosso foco passa a ser abusca por notícias em torno do próximo álbum de estúdio da banda, Clockwork Angels. Geddy e Alex concederam algumas entrevistas em sua passagem pelo Brasil atualizando o panorama sobre esse novo e aguardado trabalho. Anteriormente, o plano inicial seria o de lançar Clockwork Angels até o outono de 2011 (entre março e junho), seguido por uma extensa turnê. Porém Geddy acabou revelando uma visível mudança de rumos, em entrevista ao site UOL:

"O novo álbum ainda está em fase de produção. Gravamos duas canções até agora. Uma delas se chama Caravan e a outra é Brought up to Believe [BU2B]. Essas são as duas canções iniciais de um álbum conceitual chamado Clockwork Angels. Temos cerca de quatro ou cinco músicas escritas mas ainda não gravadas, e queremos compor mais umas duas para então juntar a coisa toda. Dessa forma acho que nosso próximo disco estará pronto daqui há um ano aproximadamente".

Portanto fãs, teremos ainda mais um ano pela frente até conhecermos o novo trabalho completo do Rush. Sobre esse assunto, algumas especulações surgiram na rede nos últimos dias dando conta de que a Time Machine Tour deverá continuar no próximo ano, onde possívelmente passará por locais nos EUA e Canadá que não estiveram no circuito em 2010. Vale mencionar que o Rush poderá estar também em cidades européias e talvez no Japão. Ao final da turnê 2011, Clockwork Angels será lançado, dando seqüência a uma nova digressão para 2012.

Quanto ao próximo álbum, Alex revelou novos detalhes em entrevistas recentes. Veja o que ele disse para o IG:

"Tudo pode acontecer. Existe uma boa possibilidade de termos músicas mais longas no próximo disco. Escrevemos seis músicas, e uma tem aproximadamente nove minutos. Acho que teremos algumas canções "épicas" no disco. Não que busquemos voltar ao passado, ou pensar no futuro, é mais uma questão do que sentimos e escrevemos neste momento".

Já no Chile, veja o que Alex disse na Rádio Futuro:

"É difícil falar sobre o álbum até estarmos no estúdio gravando-o. É assim que ele vai tomando forma, adquirindo vida própria através das alterações feitas durante a gravação. Acho que precisamos concluir mais umas duas ou três músicas para finalizarmos o novo álbum. Das seis que temos escritas, duas delas são bem extensas. Uma delas é "Clockwork Angels", munida de várias partes e com um estilo épico de composição da forma que fazíamos antigamente; peças de formato longo, músicas mais longas. Mas há também algumas coisas melódicas, uma delas acústica, muito amigável. É uma boa mistura de várias coisas. Até estarmos com tudo pronto, tendo uma idéia completa do registro, é difícil saber como ele será, mas com certeza terá muita energia".

Alex confirma portanto que a banda está preparando duas canções longas para Clockwork Angels, conforme comentado anteriormente por ele mesmo em entrevista para o jornal The Morning Call. De acordo com o Rush Is A Band, rumores dão conta de que a segunda grande canção do power-trio será instrumental e se chamará Unfinished Business ou Unfinished Monkey Business. Vamos aguardar.

Outro assunto que também ficaremos ligados é à respeito do possível lançamento de um DVD retratando a Time Machine Tour. Na entrevista para a UOL, Geddy disse:

"Nós gravamos todas as noites, mas não filmamos tudo. Temos sempre muitas câmeras espalhadas. Invariavelmente, depois que a turnê chegar ao fim, prepararemos algum tipo de representação ao vivo. A forma que terá ainda não sei".

Como é provável que lancem uma segunda perna da Time Machine Tour, a banda poderá ainda segurar esse projeto por um tempo, conseguindo novos materiais nessa nova etapa que, possivelmente, poderá trazer alterações no setlist.

Geddy Lee e Neil Peart concederam uma entrevista ao jornal argentino Clarín, onde o baterista e motoqueiro comentou a última de suas aventuras na estrada:

... "Amanhã (referindo-se à sexta feira - dia do show em Buenos Aires), Brutus e eu começaremos uma viagem de 3000 km do Rio a Buenos Aires. De um show a outro viajarei com ele ou com Michael, eles que tem motos iguais a minha (BMW GS); se eu tiver algum problema mecânico, vou com um dos dois continuando a viagem, pois tenho um show esperando... mas depois de centenas de shows e centenas de milhares de milhas, nunca me aconteceu nada. Não vou cair na América do Sul ... Posso dizer que serei o único baterista canadense que chegou de moto para tocar em Buenos Aires. Estou morrendo de vontade de estar lá, também ansioso e com medo. Preces serão bem-vindas... e sejam bem-vindos".