ÚLTIMAS DO RUSH
05/02/2010



Passamos um período sem grandes novidades sobre o power-trio nos últimos dias. Assim, decidimos reunir algumas pequenas notas relacionadas à banda que rolaram recentemente na rede.

Na semana passada foi organizada por três grandes redes de televisão do Canadá (CBC, CTV e Global) uma campanha em prol das vítimas do terremoto ocorrido no dia 12 de janeiro no Haiti. Canada for Haiti foi ao ar no dia 22 do mês passado angariando 9,4 milhões de dólares, direcionados como ajuda para a reconstrução da capital Porto Príncipe. Artistas canadenses participaram dessa campanha, dentre elas Geddy Lee. Confiram o vídeo:



O site Rush Is A Band informa que o aguardado Rush: The Documentary, da dupla de cineastas Sam Dunn e Scot McFadyen (Metal: A Headbangers Journey) já está em fase de finalização e que, segundo rumores, tem previsão de estréia nos cinemas cotada para a próxima primavera do Hemisfério Norte (de março a junho). De acordo com o site, é muito provável que Rush: The Documentary seja lançado em algum festival. Os rumores dão conta de que o power-trio já assistiu o filme e, com grande satisfação, deu sinal verde para seu lançamento. Há grandes chances do documentário ser exibido no canal VH1, sendo posteriormente lançado em DVD, com previsão de chegada às lojas ainda este ano. O filme trará muitas cenas raras, incluindo algumas da banda ainda com seu primeiro baterista, John Rutsey, em imagens de qualidade surpreendente. O Rush Is A Band conta que o filme foi reduzido em sua versão original, mas que o DVD trará todos esses cortes como extras.

Em fevereiro de 2009 comentamos aqui no fã-clube que Neil Peart concordou em responder perguntas de fãs através de uma promoção da revista norte-americana Drum!. As perguntas poderiam ser encaminhadas por e-mail, totalizando no final mais de 1000 participações. O site da Drum! enfim disponibilizou a matéria em seu site. Para conferir, basta clicar aqui.

Ainda sobre Neil Peart, uma nova entrevista com o baterista foi disponibilizada na rede. A edição de fevereiro/2010 da revista At: Guitar Center trouxe cinco páginas do bate-papo realizado com o Professor, onde ele fala sobre a arte de tocar bateria e de escrever letras, sobre seu kit, sobre turismo e de como anda o estado atual da indústria da música:

... "Sei que o mecanismo que nos trouxe até aqui não existe mais", ele diz. "Um exemplo perfeito de como isso se inverteu é que naquele tempo não fazíamos dinheiro em turnês, nem mesmo durante os anos quando tínhamos mais sucesso. Contávamos quantos discos vendíamos e vivíamos de composições. Sair em turnê era só uma maneira de divulgar isso. De repente, nos últimos 10, 15 anos, tudo isso girou e passamos a fazer nossa renda somente em turnês, passando os discos a serem somente uma indulgência. Numa banda como Rush, ninguém vai nos pagar para fazer um disco. Vai ser feito como uma indulgência. O próprio Snakes & Arrows foi pago por ele mesmo e se quisermos fazer uma vida para além do que temos teremos que cair na estrada para turnês."...

Para acessar scans da matéria completa, visite o site Rush Is A Band.

Uma imagem bastante rara do Rush foi disponibilizada na rede recentemente. Trata-se de uma fotografia realizada no dia 25 de julho de 1974 no Centennial Hall, localizado na cidade de London, Ontário (Canadá). A banda abriria um show para o Kiss na ocasião. O mais interessante é que essa apresentação seria a última do baterista John Rutsey e, quatro dias mais tarde, Geddy Lee completaria 21 anos, dia em que Neil Peart seria anunciado como o novo baterista do power-trio canadense. A fotografia conta com o promotor Nick Panaseiko (à direita) e o músico Ronny Legg (no meio). Desconhecemos o rapaz da esquerda. Informações retiradas do site Power Windows.