RAY DANNIELS RECEBE PRÊMIO E CONCEDE ENTREVISTA

15/03/2009


Ray Danniels
Na semana passada o Music Managers Forum Canada (MMF Canada) anunciou que o empresário de longa data do Rush, Ray Danniels, seria o homenageado do terceiro MMF Canada Honour Roll Award. Esse prêmio é oferecido todos os anos durante a Canadian Music Week celebrando empresários de artistas que realizam com excelência seu papel no âmbito da música. A cerimônia aconteceu na última quarta feira e o site Jam! Music entrevistou Danniels:

... "Nunca me referi a minha empresa falando de mim mesmo, pois nunca quis ser uma figura pública, então é difícil falar de mim" ... "Mas olho pra ela com reconhecimento, e digo que esse reconhecimento refere-se na verdade ao que o Rush tem feito nos últimos 20 anos".

Essa é apenas a metade do tempo que Danniels, de 56 anos, tem com a banda. Ele começou como empresário do Rush quando tinha apenas 16 anos e foi crescendo junto com eles em Toronto:

"Apenas aconteceu", ele recorda. "Se você está pensando em abandonar a escola para empresariar uma banda de rock and roll, é melhor ter uma".

Danniels foi persistente na tentativa de vender a música do Rush para as gravadoras, mas eles não estavam interessados. Então ele próprio decidiu lançar os rapazes:

"Ninguém queria assinar com eles naquele estágio, então eu mesmo me tornei uma gravadora", ele lembra. "O mesmo foi para promovê-los, ninguém tinha interesse neles, e eu estava determinado".

"Ouvindo o primeiro álbum ('Rush', de 1974), vemos que aquelas canções foram feitas por crianças. Até hoje ele toca nas rádios. O álbum ainda está de pé. E aqueles caras dificilmente poderiam entrar em bares. Se eles não tivessem reduzido a idade limite para o consumo de álcool em Ontario, eles não poderiam ter tocado nem num clube"... "O Rush tem desafiado todas as expectativas. O álbum mais recente, "Snakes & Arrows", de 2007, estreou na 3ª posição da Billboard, vendendo 93 mil cópias logo na primeira semana".

A banda seguiu com turnês muito bem sucedidas e por verões consecutivos. Danniels se diz espantado com a longevidade do Rush:

"Nunca pensei que poderia estar fazendo isso com os mesmos parceiros, com a mesma banda, por tanto tempo", ele diz. "Essa é a melhor parte da história".