40 ANOS DO PRIMEIRO SHOW PAGO NA HISTÓRIA DO RUSH
18/09/2008



Realmente hoje (18/09/2008) é um dia especial na história do power-trio canadense. Há exatos 40 anos, mais precisamente em 1968, o embrião do Rush se apresentava pela primeira vez para uma platéia com cobrança de ingressos. O local era o The Coff-In, uma espécie de cafeteria localizada no porão de uma Igreja Anglicana em Toronto. A formação da banda na ocasião consistia em Alex Lifeson na guitarra, Jeff Jones nos vocais e teclados e John Rutsey na bateria. Da biografia Visions (que em breve estará disponível traduzida em sua totalidade aqui no site), vocês conferem:

... A primeira banda formada por Alex e John na primavera de 1968 foi chamada de The Projection. Ela durou até o final do verão, quando foi desfeita.

Em agosto, Jeff Jones veio como baixista e vocalista e uma formação oficial entre ele, John e Alex foi firmada. Os garotos passavam suas noites e fins de semana tentando aprender canções hard rock da época, planejando uma oportunidade de tocar em outros porões.

Eles logo estavam hábeis para mandar bem num acordo para tocar em outro porão, sendo pagos dessa vez. O salário foi de 25 dólares. O lance consistia em tocar nas noites de sexta numa cafeteria de nome curioso localizada no porão de uma Igreja Anglicana. O Coff-In servia café, sonhos e música para os adolescentes locais a 25 centavos por cabeça.

A banda estava excitada, mas eles tinham um grande problema. Embora estivessem sonhando em tocar, haviam sido negligentes para a escolha de um nome para o grupo. Então alguns dias antes da empreitada eles se reuniram no porão da casa de John tentando chagar a um nome apropriado. Eles não estavam tendo muita sorte até o irmão mais velho de John, Bill, aumentar a voz, "Porque vocês não chamam a banda de Rush", e Rush foi escolhido. ...

E é Rush até hoje, 40 anos depois. Jeff Jones foi substituído por Geddy Lee na sexta feira seguinte depois de Jeff desistir da empreitada para ir a uma festa. Depois de algumas reformulações, a encarnação oficial do Rush foi formada, mais precisamente em maio de 1971, que consistia em Geddy Lee, Alex Lifeson e John Rutsey, que durou até lançarem o primeiro álbum oficial em 1974, sendo Rutsey substituído por Neil Elwood Peart.

Para ilustrar esse momento, confiram uma declaração de Alex para a revista Sound & Vision em 2006 sobre essa primeira apresentação:

Wow. Vamos ver. Nós tocamos 'Foxey Lady' do Jimi Hendrix, 'Spoonful' e 'Crossroads' do Cream, 'Shapes of Things' dos Yardbirds e talvez mais algumas. Nós só sabíamos tocar umas sete ou oito músicas até então.

Conheça um pouco mais sobre os primóridios do Rush, clicando aqui.