PARABÉNS ALEX
27/08/2008


Alex Lifeson: 55 anosNo dia 27 de agosto de 1953 nascia em Fernie, Columbia Britânica (Canadá) Alexander Zivojinovich, mais conhecido por Alex Lifeson, um dos maiores e mais competentes guitarristas do rock de todos os tempos.

Alex é tido por muitos como o coração do Rush, pois sempre busca sonoridades diferentes para expressar sua musicalidade dentro da banda. Muito versátil, Alex é super competente em riffs, solos e texturas, caracterizando-se por apresentar uma distribuição precisa sobre os tempos e um trabalho rítmico muito bem elaborado.

Juntamente com Geddy Lee, Alex compõe todas as músicas do power trio. Apesar de ter sido influenciado por grandes guitarristas como Eric Clapton, Jeff Beck, Jimi Hendrix, Jimmy Page e Pete Townshend, um dos seus maiores méritos foi o de ter criado um estilo próprio, misto de virtuosismo e comedimento de acordo com as circunstâncias. Sua forma de tocar é extremamente importante para completar a sonoridade da banda, sem gerar conflitos entre os instrumentos.

Ainda sobre seu desempenho e a maneira que ele se enquadra no Rush, Lifeson declarou para a revista brasileira Cover Guitarra que prioriza a originalidade em suas composições: "Sempre procuro fazer algo que soe diferente do usual, que fuja do lugar-comum. Não quero ser o cara mais rápido da vizinhança e nem me importo com isso".

Em 1996, lançou seu projeto solo, intitulado "Victor", onde aprofunda suas características experimentais e flerta com o metal. Fora da área musical, possui e gerencia uma pequena firma de desenho, engenharia e fabricação de produtos ao consumidor, The Omega Concern. Como chef gourmet Alex é sócio do restaurante de Toronto The Orbit Room, além de ser piloto de aviões licenciado e também de motocicletas.

Parabéns Lerxst!!!