NEIL PEART FALA SOBRE TEMAS DO NOVO ÁLBUM DO RUSH

13/09/2006


Nos últimos dias Neil Peart tem concedido uma sequência de entrevistas, algo que não ocorria há alguns anos em virtude dos trágicos acontecimentos ocorridos em sua vida pessoal. No último domingo acompanhamos uma pequena matéria sobre uma recente conversa que Neil concedeu à rádio KLOS de Los Angeles, falando ao vivo com o DJ Jim Ladd. O próximo encontro será com Eddie Trunk, do VH1 Classic.

Na última segunda o site da Billboard disponibilizou uma ótima entrevista com Neil, trazendo algumas novidades sobre o novo disco do Rush. Já sabemos que o novo livro do baterista, Roadshow, será lançado no final desse mês; sabemos também que o trio já tem 8 músicas prontas para o próximo álbum e que irão se reunir a fim de terminar a pré-produção na próxima semana, finalmente caindo no estúdio com o produtor Nick Raskulinecz em novembro. Nessa entrevista à Billboard, Neil divulga alguns detalhes muito interessantes sobre as novas canções do Rush e fala um pouco mais sobre as descrições que fez acerca do novo material na última atualização do seu site, classificando essas músicas como "canções espirituais":

... as letras das músicas ainda sem título trazem grandes influências de suas viagens de moto pelos Estados Unidos, narradas também no novo livro "Roadshow: Landscape With Drums".

Peart diz que observou a presença de várias placas e outdoors religiosos surgindo em vários trechos das estradas americanas, algo que o fez refletir sobre o assunto: "Ver o cristianismo contrastando com religiões fundamentalistas ao redor do mundo me causaram um grande efeito".

"Você tenta colocar sua maneira de ver o mundo num tipo de congruência com outras pessoas, e isso é difícil para mim", ele admite. "Quero dizer que vejo o mundo de uma maneira que entendo ser perfeitamente óbvia e racional, e quando olho ao redor e vejo como as pessoas pensam e se comportam, expressando-se em igrejas, penso: Bem, realmente não faço parte desse clube".

"Procuro pelo lado bom da fé", Peart completa. "Para mim, a fé deve ser como uma armadura, algo para te proteger e para te consolar nas horas difíceis. Mas ao contrário, ela tem sido usada como uma espada. É um ótimo tema e decidi tratá-lo nas letras".

Musicalmente, o novo álbum continua com a mesma veia de "Vapor Trails", de 2002, que trouxe de volta o Rush ao som totalmente concentrado em guitarra/baixo/bateria. Mas Peart é rápido em acrescentar que as músicas agora estão "bastante orgânicas, de uma maneira que jamais tinha ouvido [do Rush]. Levamos o mês de maio inteiro juntos trabalhando nas canções e desenvolvendo nossos instrumentos individualmente. É cedo para caracterizar o trabalho mas, definitivamente, é novo e diferente, e com certeza satisfez a todos nós".

E ele fala à respeito do que pensa sobre outra turnê do Rush:

...Peart, o baixista/vocalista Geddy Lee e o guitarrista Alex Lifeson irão se reunir no mês que vem (outubro) para finalizar a pré-produção do álbum, para então começar a gravá-lo em novembro. De qualquer forma, como Peart escreve nas últimas linhas de "Roadshow", ele é ambivalente sobre dedicar-se a outra turnê mundial.

"É verdade que em 1989 cheguei a anunciar que não faria mais turnês, e tenho dito isso em todas as outras. Mas sempre volto atrás e decido [continuar] por boas razões", ele diz. "Uma das principais razões para isso é que penso que, para ser uma banda de verdade, temos que tocar ao vivo. Então se quero considerar nossa banda como uma banda que toca ao vivo, temos que sair em turnê. Não tenho em minha mente a decisão tomada [de outra turnê] ainda, mas é claro que vou decidir isso"...

© 2006 - Rush Fã-Clube Brasil