ALEX LIFESON COMPLETA 53 ANOS

27/08/2006


No dia 27 de agosto de 1953 nascia em Fernie, Columbia Britânica (Canadá) Alexander Zivojinovich, mais conhecido por Alex Lifeson, um dos maiores e mais competentes guitarristas de todos os tempos. Alex é tido por muitos como o coração do Rush, buscando sempre sonoridades diferentes para expressar sua musicalidade, demonstrando impressionante competência em riffs, solos e texturas, caracterizando-se por apresentar uma distribuição precisa sobre os tempos e um trabalho rítmico muito bem elaborado e versátil. Juntamente com Geddy Lee, compõe todas as canções do power trio, ficando somente as letras com Neil Peart.

Apesar de ter sido influenciado por grandes guitarristas como Eric Clapton e Jimi Hendrix, um dos maiores méritos de Alex foi ter criado um estilo próprio, misto de virtuosismo e comedimento de acordo com as circunstâncias. Sua forma de tocar é extremamente importante para completar a sonoridade da banda, sem gerar conflitos entre os instrumentos. Ainda sobre seu desempenho e a maneira que se enquadra no Rush, Lifeson declarou para a revista brasileira Cover Guitarra, que prioriza a originalidade em suas composições: "Sempre procuro fazer algo que soe diferente do usual, que fuja do lugar-comum. Não quero ser o cara mais rápido da vizinhança e nem me importo com isso".

Em 1996, o guitarrista lançou seu projeto solo, intitulado Victor, onde aprofunda suas características experimentais e flerta com o metal.

Fora do cenário musical, Alex possui uma pequena firma de desenho, engenharia e fabricação de produtos ao consumidor, The Omega Concern. Como chef gourmet é sócio do restaurante The Orbit Room, localizado em Toronto, além de ser piloto de aviões licenciado e operador de motocicletas.