BRAVADO



VOLTAR PARA "ROLL THE BONES"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS



BRAVADO

If we burn our wings
Flying too close to the sun
If the moment of glory
Is over before it's begun
If the dream is won -
Though everything is lost
We will pay the price,
But we will not count the cost

When the dust has cleared
And victory denied
A summit too lofty
River a little too wide
If we keep our pride -
Though paradise is lost
We will pay the price,
But we will not count the cost

And if the music stops
There's only the sound of the rain
All the hope and glory
All the sacrifice in vain
If love remains
Though everything is lost
We will pay the price,
But we will not count the cost
BRAVATA

Se queimamos nossas asas
Voando muito perto do sol
Se o momento de glória
Acaba antes de ter começado
Se o sonho é conquistado -
Ainda que tudo esteja perdido
Pagaremos o preço,
Mas não contaremos o custo

Quando a poeira baixar
E a vitória for negada
Um topo muito alto
Um rio um tanto largo demais
Se mantivermos nosso orgulho -
Ainda que o paraíso esteja perdido
Pagaremos o preço,
Mas não contaremos o custo

E se a música pára
Só há o som da chuva
Toda a esperança e glória
Todo o sacrifício em vão
Se o amor permanece
Ainda que tudo esteja perdido
Pagaremos o preço,
Mas não contaremos o custo


Música por Geddy Lee e Alex Lifeson / Letra por Neil Peart


Nunca desista dos seus sonhos

"Bravado" é a segunda canção do álbum Roll The Bones, certamente uma das composições mais tocantes e profundas que a banda já concebeu em toda a carreira. Desenhando a proposta temática central do álbum por uma atmosfera de leveza e refinamento, "Bravado" se propõe como um hino que engrandece o otimismo, a obstinação e a busca pelos sonhos.

"Em um dia chuvoso no fim do verão, fresco o suficiente para me fazer buscar a lareira, sentei-me no chão da minha casa com uma pilha de papéis ao meu redor, estes que traziam anotações de dias anteriores, como frases recolhidas na estrada ou capturadas em algum momento antes de dormir", lembra Neil Peart. "Comecei então a brincar com essas frases, virando-as de ponta à cabeça, algo que me fez lembrar as cartas de um baralho. Pensei bastante sobre a ideia de um coringa, e acho que posso certamente defini-lo como a inspiração".

"Acredito que esses coringas são abordados em vários momentos, durante toda a vida: quando nascemos, através dos genes que nos compõem, nas pessoas que encontramos ao longo do caminho e nas circunstâncias do mundo que nos cerca. Às vezes, podemos até mesmo escolher entre um deles: com a fé é dessa forma, e com a confiança também. Uma das maiores oportunidades que você pode ter na vida é a de poder confiar em alguém - a maioria de nós consegue isso pelo menos uma ou duas vezes".

"Alguns perseguem ambições nas quais as chances de sucesso são grandes, ocasiões tão especiais que nos fazem sentir como se continuássemos adolescentes. Isso se chama bravata. Existem homilias verdadeiras, como 'quanto mais duro for meu trabalho, mais sorte eu terei' ou 'sorte é quando a preparação encontra a oportunidade' que são apenas tendências, não leis. Não importa o quão inteligentes, talentosos e bonitos somos, mas a verdade é que ainda não sabemos que diabos irá acontecer a seguir. Porém, podemos melhorar as chances através das escolhas que fazemos. Não sou um existencialista - sou um homem livre!".


"Bravado" é, definitivamente, uma das canções mais emocionais e mais bem construídas do Rush, trazendo características que podem defini-la como uma balada rock de muito bom gosto. Percebemos na composição a intenção dos integrantes em expressar seus ideais em um composto muito trabalhado que, de forma mágica, consegue chegar ao ouvinte bastante simples e acessível. "Bravado", portanto, se situa numa linha tênue entre o básico e o complexo, algo que se consolidava como uma das mais fortes marcas do trio.

"'Bravado' tem um dos meus solos favoritos já feitos pelo Alex", entusiasma-se Geddy. "Foi mágico. Acho que temos em Roll The Bones uns três solos que foram feitos fora dos momentos formais de captura nas fitas, e isso fez com que fossem soltos, sem pressão. É algo que eu queria que o Alex fizesse mais".

"Capturamos algumas partes de guitarra fora das fitas demo que utilizamos na gravação final"
, lembra Alex. "O solo foi daquele tipo sem compromisso, em apenas um take. Não houve razão de voltar a gravá-lo. Eu nunca conseguiria capturar novamente aquela inocência e emoção, e é isso que realmente o resume. O som de fato não importa. Você pode conseguir uma sonoridade razoável utilizando qualquer coisa, melhorando-a um pouco mais, porém ao custo de se perder a emoção. Dessa forma, não vale à pena".

"Utilizei minha Telecaster através de um pré-amplificador GK direto para a fita. Esse solo tem um caráter particular que é bastante incomum para mim. Se eu o tivesse apagado e feito outra coisa, teria sido apenas mais um daqueles espontâneos que conseguimos no estúdio, ao invés de algo ocorrido em um momento especial. É provavelmente um dos meus favoritos, tendo surgido na hora que Geddy foi pegar um café ou algo assim".

"As partes de Neil são muito complexas também"
, ressalta Geddy. "Ouça o final de 'Bravado'. Temos ali um exemplo de independência entre os membros que desafia qualquer baterista, em qualquer lugar. O fato dele ter conseguido aquilo em um único take funde minha mente. Se eu tivesse que escolher uma música do Rush que gosto muito acho que optaria por 'Bravado', uma daquelas nascidas de forma quase espontânea. Nós nos encontramos de imediato no lado emocional das coisas, e esses sentimentos foram imediatamente transbordados para fora de nós. É uma experiência mágica quando as coisas emanam de você naturalmente. Acredito que a emoção e a música em 'Bravado' capturaram realmente o momento do Rush naquele momento".

"Eu amo 'Bravado'. É uma música que foi muito pouco alterada na letra, desde sua criação original para a versão final"
, conclui.

Em "Bravado", Neil Peart continua com seu belíssimo trabalho de utilizar metáforas propondo incríveis sensações visuais. A canção, assim como "Marathon" e "Middletown Dreams" (de Power Windows, 1985) exalta mais uma vez a importância da perseverança para o pleno desenvolvimento humano, abordando temas como sonhos, coragem, obstinação, força, fracassos e vitórias.

"'Bravado' é uma canção muito emocional para mim", afirma Geddy. "Ela se destaca em Roll The Bones como uma textura diferente da maioria das demais faixas, falando sobre pessoas que movem o mundo e que não se preocupam com o quanto isso lhes custará pessoalmente. Elas estão fazendo o que deve ser feito e dispostas a pagar o preço".

"Bravado" é construída por apenas três versos, e não apresenta refrões. Sua letra traz palavras certeiras que naturalmente visitam o otimismo e confiança, colocando os sonhos como os verdadeiros motores propulsores das nossas vidas. Novamente, Peart expressa sua inabalável crença na força do ser humano, apontando para a capacidade que trazemos de escrever nossa própria história com base na energia e nas aspirações que carregamos. O título da canção, que podemos traduzir como bravata, pode referir-se à grande força e determinação demonstradas em tempos difíceis, ao voltarmos o nosso olhar exclusivamente para nós mesmos - um posicionamento definido até mesmo como vanglória, ousadia, arrogância ou presunção.

A frase inicial, "If we burn our wings, flying too close to the sun" ["Se queimamos nossas asas, voando muito perto do sol"] foi inspirada em Ícaro, personagem da mitologia grega filho de Dédalo e de Náucrete. Após a morte do Minotauro, pai e filho foram presos no enigmático labirinto. Dédalo, tencionando escapar, teve a ideia de construir asas artificiais para ele e Ícaro, a partir da cera das abelhas e de penas de gaivota. Antes da fuga, Dédalo alertou ao filho para que não voasse muito perto do sol, evitando assim o derretimento das asas. No entanto, Ícaro não ouviu os conselhos do pai e, tomado pelo desejo de voar mais próximo à grande estrela, acabou caindo no mar Egeu, enquanto seu pai, aos prantos, retornava para a costa.

Outro trecho chave da canção, "And if the music stops, there's only the sound of the rain" ["E se a música pára, só há o som da chuva"] refere-se a todo ato de coragem ou perseverança que é interrompido e não alcançado. A "música", ou seja, a expectativa do sucesso, dá lugar à nuvem escura e carregada do desapontamento. Já a marcante passagem "We will pay the price, but we will not count the cost" ["Pagaremos o preço, nas não contaremos o custo"], provém do livro The Tidewater Tales (1987), obra do escritor norte-americano John Barth, que autorizou Peart a utilizar o trecho em sua composição. "Depois que li o livro, essa frase ficou ecoando dentro de mim por muito tempo. Em minha cabeça, ela significa apenas 'vá em frente': 'Não existem falhas de talento, apenas falhas de caráter'".

"Bravado" oferece palavras inspiradíssimas, afirmando que sempre há um preço a ser pago pelos fracassos. Porém, a nossa coragem não deve ficar presa às derrotas - estas que podem se tornar barreiras para o alcance daquilo que desejamos. Assim, não devemos contar as perdas, nos permitindo seguir em frente psicologicamente. Há uma profunda diferença em tentar o melhor (e cair em algum momento) e aceitar a derrota. Muitas das conquistas do mundo vieram após uma série de fracassos, nos quais as pessoas que alcançaram grandes êxitos se recusaram a desistir, seguindo em frente e perseverando.

Sem riscos não há ganhos - mas os ganhos também não são garantidos. Nesse ponto, "Bravado" começa a delinear claramente a mensagem central de Roll The Bones. "'Bravado' é uma canção totalmente romântica e também encorajadora sobre não se esconder e ser corajoso", diz Geddy. "Acho que se arriscar, sendo contrário à sua personalidade inerente, é um grande feito. Talvez por isso me sinto tão conectado à ela".

"Acredito que cada um de nós lida com a mortalidade de uma forma ou de outra, quer seja diretamente ou não (...)"
, diz Neil. "'Afterimage' é uma homenagem específica e uma elegia a um amigo pessoal nosso, enquanto 'The Pass' é uma declaração mais geral que diz, basicamente, que desistir não é nobre. Não queria abordar nessa música uma ideia específica de qualquer suicídio em particular ou algo do tipo - foi apenas sobre a aceitação do fracasso. Na verdade, é um tema comum pra mim; 'Bravado' é sobre a mesma coisa. Fala como você lida com o fracasso, se levantando e tentando novamente, ao invés de dizer, 'oh, falhei, vou desistir'. Essa foi a essência".

"Claro que há um monte de pessoas talentosas que não alcançam seu sucesso artístico ou secular, mas acho que geralmente isso ocorre por uma razão: uma falha dentro deles"
, afirma o baterista. "O importante é: se você falhar uma vez ou se a sorte for ruim nesse momento, o sonho ainda continuará lá. Um sonho só acaba se você desistir - ou ao se tornar realidade. Isso é chamado de ironia. Temos que nos lembrar das palavras do oráculo, da Nike, a deusa grega da vitória e dos calçados esportivos: Just do it [Apenas faça]. Sem desculpas".

"Nós três temos uma afeição especial por essa canção. Ela é agradável de tocar, e acho que sua mistura entre letra e música é uma das nossas melhores"
, conclui.

© 2015 Rush Fã-Clube Brasil

ELLIOTT, P. "Everyone Loves Rush". Classic Rock #211. July 2015.
NMS. "'It's True', The Nms Interviews Neil Peart / An Interview With Neil Peart". April 23rd 1992.
PEART, N. "Row The Boats - The Roll The Bones Tour Book. 1991.
DWORKEN, A. "A Show Of Hands, Rock Heavyweight Geddy Lee". Heeb, Spring 2009 (The Music Issue, #20).
POWERKICK. "Rush's Neil Peart / Powerkick, The Rock Drummer's Quarterly". Volume 2 Number 3. Summer 1992.
SECHIER, A. "Bad To The Bones - Bassist/Vocalist Geddy Lee Tells The Secrets Behind Roll The Bones". Hit Parader. March 1992.
WIDDERS-ELLIS, A. "Rush Redefined". Guitar Player. November 1991.
ANTHEM RECORDS. " Roll The Bones Radio Special / Promo CD". 1991.
COBURN, B. "Neil Peart On Rockline For Roll The Bones". Rockline. December 2, 1991.