AVAILABLE LIGHT



VOLTAR PARA "PRESTO"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS

HAND OVER FIST  AVAILABLE LIGHT  DREAMLINE


AVAILABLE LIGHT

the restless wind
has seen all things
in every kind of light
rising with the full moon
to go howling through the night

the sleepless wind
has heard all things
between the sea and sky
in the canyons of the city
you can hear the buildings cry

oh the wind can carry
all the voices of the sea
oh the wind can carry
all the echoes home to me


Run with wind and weather
To the music of the sea
All four winds together
Can't bring the world to me
Chase the wind around the world
I want to look at life - In the available light

play of light
a photograph
the way I used to be
some half-forgotten stranger
doesn't mean that much to me

trick of light
moving picture
moments caught in flight
make the shadows darker
or the colors shine too bright

oh the light can carry
all the visions of the sea
oh the light can carry
all the images to me


Run to light from shadow
Sun gives me no rest
Promise offered in the east
Broken in the west
Chase the sun around the world
I want to look at life - In the available light

All four winds together
Can't bring the world to me
Shadows hide the play of light
So much I want to see
Chase the light around the world
I want to look at life - In the available light

I'll go with the wind
I'll stand in the light
LUZ DISPONÍVEL

o vento inquieto
já viu todas as coisas
em todos os tipos de luz
aumentando com a lua cheia
vai uivando pela noite

o vento insone
já ouviu todas as coisas
entre o céu e o mar
nos cânions da cidade
você pode ouvir o choro dos edifícios

oh o vento pode carregar
todas as vozes do mar
oh o vento pode carregar
todos os ecos da casa para mim


Corro com o vento e com o tempo
Para a música do mar
Todos os quatro ventos juntos
Não podem trazer o mundo para mim
Persigo o vento ao redor do mundo
Eu quero olhar para a vida - Na luz disponível

jogo de luz
uma fotografia
do jeito que eu costumava ser
um estranho quase esquecido
não significa muito para mim

truque de luz
imagem em movimento
momentos capturados durante um voo
fazem as sombras mais escuras
ou as cores mais brilhantes

oh a luz pode carregar
todas as visões do mar
oh a luz pode carregar
todas as imagens para mim


Corro da sombra para a luz
O sol não me dá descanso
A promessa oferecida a leste
É quebrada no oeste
Persigo o sol ao redor do mundo
Eu quero olhar para a vida - Na luz disponível

Todos os qua
tro ventos juntos
Não podem trazer o mundo para mim
Sombras escondem o jogo de luz
Que eu tanto quero ver
Persigo a luz ao redor do mundo
Eu quero olhar para a vida - Na luz disponível

Irei com o vento
Ficarei na luz


Música por Geddy Lee e Alex Lifeson / Letra por Neil Peart


A sabedoria vem da experimentação do mundo

A belíssima "Available Light" é a canção que encerra de forma irrepreensível o álbum Presto, uma das mais sensíveis e intensas obras já criadas pelo trio canadense na carreira. Muito elegante, a composição expõe em sua temática a importância da expansão constante das nossas perspectivas, utilizando o máximo das experiências pelo conhecimento sobre mundo grandioso e intrigante que nos cerca.

Com preponderância introspectiva, notadamente adornada por alguns sintetizadores e preenchimentos suaves e marcantes de piano, "Available Light" apresenta nuances jazzísticas que expressam uma letra poderosa, revelada por um dos mais incríveis e abrangentes trabalhos vocais já oferecidos por Geddy Lee. A música se propõe a estimular uma gama significativa de sentimentos e sensações, inclinando pensamentos profundos sobre a importante iniciativa da experimentação e do alcance de conquistas. Sentimentos à flor da pele e apelos visuais estonteantes marcam essa faixa, que conta com performances instrumentais sempre sensíveis e outro incrível solo de guitarra desenhado por Alex Lifeson - este que, ao fecharmos os olhos, consegue nos guiar em uma incrível viagem, na qual flutuamos livremente por diversas paisagens.

"Em uma canção como 'Available Light', onde o baixo fornece apenas um suporte simples, prefiro tocar teclados e cantar", diz Geddy. "É apenas uma questão de qual instrumento será gratificante de tocar, do ponto de vista de um músico. Se o teclado faz apenas um restrito e repetitivo padrão de quatro acordes, prefiro programá-lo em um pedal MIDI para me divertir no baixo".

Finalizando a proposta mágica de Presto, Neil Peart, novamente com indiscutível maestria e versatilidade, utiliza metáforas riquíssimas dedicadas à coleta de informações sobre tudo o que nossos olhos alcançam. O vento e a luz são utilizados no tema como elementos primordiais, cada qual trazendo um ponto de vista inspirado em sua natureza.

O elemento vento ilustra uma percepção intensa e sensível que percorre todos os lugares e realidades, representando o que deveria ser a nossa postura quanto a experimentar a maior quantidade de realidades possíveis, ampliando assim nossas ideias e convicções. Traduz-se nas oportunidades de conhecimento nas quais podemos nos fortificar e nos expandir, enriquecendo o nosso ser. A luz, por sua vez, sempre foi utilizada como metáfora para a sabedoria - e aqui não é diferente.

O título traz o termo luz disponível (ou luz ambiente), amplamente utilizado na fotografia ou na cinematografia profissional. Ele se refere a qualquer fonte de luz não artificial (livre de jogos ou truques de iluminação), o que sempre representa um grande desafio na composição de um registro. Os locais a serem capturados requerem grande precisão e observação prévia, nos levando a pensar sobre as fontes de sabedoria que estão sempre disponíveis ao nosso redor, porém, para serem percebidas e absorvidas, devem contar com grande sensibilidade e avaliação do indivíduo - além de uma genuína interação.

"Available Light", assim como a canção "Prime Mover" (do álbum anterior Hold Your Fire, 1987), visita conhecimentos basilares da filosofia aristotélica. Nesse caso, a composição trata basicamente sobre o empirismo - embora as pessoas nasçam com a capacidade de aprendizagem, elas precisam de experiências ao longo da vida para que se desenvolvam plenamente. A fonte do conhecimento, portanto, está nas informações captadas do meio exterior pelos sentidos. Os dados que recebemos são absorvidos tal como uma esponja retendo líquido, sendo acumulados, fixados e podendo ser rearranjados quando outros conteúdos mais complexos surgem. Nos séculos 16 e 17, tal perspectiva ganharia força com filósofos como Francis Bacon (1561 - 1626), Thomas Hobbes (1588 - 1679) e John Locke (1632 - 1704), com esse último definindo a mente humana como uma tábula rasa, ou seja, um espaço vazio a ser preenchido.

Esboçando a própria figura de Peart, que nesse momento já era um ciclista viajante e aventureiro com sede permanente de novas experiências e conhecimento, "Available Light" reflete novamente seu grande interesse sobre aspectos naturais em relação à vida humana, observações que agora se mostram ainda mais intensas. Essa paixão, que começou a ser explicitada mais claramente em canções clássicas como "Jacob's Ladder" e "Natural Science", ambas de Permanent Waves (1980), seriam abordadas mais tarde na forma de referências, como em "Distant Early Warning" (canção de abertura de Grace Under Pressure, 1984) e também em "Force Ten", "Tai Shan" e "High Water", do álbum anterior Hold Your Fire, de 1987. Em Presto, portanto, elas se mostram como foco principal e menos abstratas, conforme ocorrido em "Chain Lightning", "Scars" e "Red Tide".

Seguindo a mágica inerente à várias músicas do Rush, "Available Light" pode atingir as pessoas de muitas maneiras. Porém, o que fica claro é que a canção explica o poder das possibilidades do mundo e de como simples elementos como o vento e a luz podem nos transmitir sensações variadas, como a esperança e o otimismo. O vento sempre viaja em sua dinâmica, passando por muitos cenários, e o ato de olhar para a luz disponível é experimentar a vida recolhendo informações sobre tudo o que pudermos, nos abrindo por completo para descobertas e crescimento. O Sol, nesse caso, materializa a promessa de esperança em cada nascer de um novo dia.

"Available Light" exalta a importância da expansão de horizontes, onde mergulhamos na maior quantidade de experiências possíveis. Através da percepção sensorial, a canção expressa o fascínio e a admiração por proezas de resistência e pelo encarar de riscos, sejam eles físicos, mentais ou artísticos, além de preconizar aqueles que trazem ambições visionárias e que permanecem lutando por realizá-las. Com iniciativa, não devemos esperar que os ventos tragam o mundo até nós - devemos nos mover com eles na busca da luz natural.

Um final maravilhosamente perfeito para um grande álbum. De maneira comovente e poderosa, "Available Light" resume o que foi Presto: um disco que exprime a magia das conexões que estabelecemos com outras vidas e com o mundo material, e a possibilidade sempre viva que temos de crescimento contínuo. O álbum se encerra com um tocante brinde ao otimismo e à fortificação do ser humano pelo conhecimento - a chave para dias melhores. Conforme a afirmação do antigo filósofo grego aqui visitado, "Não há nada em nossa mente sem que antes tenha passado pelos sentidos".

© 2015 Rush Fã-Clube Brasil

MILKOWSKI, B. "Rush In Revolution". Guitar World, March 1990.