ALEX LIFESON ENCONTRA GUITARRISTA DA BANDA TRIUMPH

24/09/2006


Em julho último Alex Lifeson participou do Guitar Workshop Plus, um workshop realizado no Canadá que disponibiliza vários músicos oferecendo cursos de guitarra, bateria, teclado e canto em três encontros realizados durante o verão naquele país. Lifeson esteve presente esse ano ao lado de vários músicos consagrados, entre eles o guitarrista/vocalista Rik Emmett, membro fundador da banda de hard rock canadense Triumph, que fez bastante sucesso nos anos 70 e 80. Recentemente, o site Power Windows disponibilizou trechos de uma entrevista que Emmett concedeu em seu site oficial, onde o ele falou sobre os bons momentos que passou com Alex durante o workshop:

Adoraria ouvir sobre seus momentos com Alex Lifeson...

Rik: Bem, falamos sobre o próximo feriado grego (quando estávamos num restaurante grego) e sobre seu amor por boa comida e vinhos. Conversamos sobre sua amizade com os caras do Pink Floyd e de como ele divide a fama com Geddy. Alex me falou sobre seu relacionamento com Eric Johnson e Morse, além de lembrar da vez que se encontrou Jimmy Page, dizendo que na ocasião ficou nervoso como um garoto. Disse também que certa vez Geddy encontrou Robert Plant... Batemos um papo com Brian Murray, que participou do workshop... eles conversaram muito - MUITO - sobre golf, falando sobre a habilidade de Alex com esse esporte e de sua sociedade num clube de golf na cidade... (Eu não jogo nada - apenas ouvi muito sobre o assunto)... Falamos também de guitarras, amplificadores etc. e sobre os vários empreendimentos diversificados pelos quais ele se dedica.

Tocamos um som em Drop D que ele compôs numa jam que caiu numa versão de 'Norwegian Wood' (dos Beatles). Depois de uma prolongada sessão de entrevistas, destilamos um Blues de 12 Compassos (baseado no groove de "Home At Last", de Steely Dan)... caindo numa jam para todos que estavam lá (em torno de 160 pessoas), com o riff da clássica "Working Man", do Rush - e Alex começou a mandar um vocal inspirado em Geddy Lee que fez a casa cair.

(O workshop) foi ótimo! Muitas e muitas perguntas ... e muitas piadas. Alex é um ótimo amigo, e foi realmente tocante ver como seus fãs são ciumentos. Todos os presentes, tanto instrutores como estudantes, faziam filas por autógrafos e fotos. O encontro durou mais ou menos uma hora.