NOVO DOCUMENTÁRIO COM NEIL PEART CONTARÁ A INCRÍVEL HISTÓRIA DO KIT DE BATERIA R40



04 DE NOVEMBRO DE 2016 | POR VAGNER CRUZ

A última turnê realizada pelo Rush - R40 Live (finalizada em agosto de 2015) também foi marcante por trazer inúmeras novidades (confira detalhes aqui). Uma dessas surpresas foi a utilização inédita de dois kits de bateria distintos por Neil Peart: o R40 no primeiro set e um kit retrô apelidado de El Darko no segundo, remetendo ao antológico Slingerland de dois bumbos utilizado por ele no período do Rush clássico.

Os tambores do primeiro kit, R40, trazem uma história magnífica: foram fabricados pela empresa DW utilizando um carvalho poderoso de 1500 anos tombado nas águas do rio Olt, na Romênia. De forma surpreendente, recebemos a notícia de que a produtora norte-americana de documentários Edge Factor anunciou nesta quinta feira (03/11) um novo filme para 2017: Masters of Resonance, liberando um trailer com o lendário baterista do Rush e a incrível história desse kit.

Jeremy Bout, responsável pelo longa, falou sobre o novo projeto:

Antes de conhecer a equipe da DW Drums, eu pensava que um tambor de bateria era como um balde, e que o nome da Luthier se referia a um teólogo. Antes de fazer esse filme, achava que um instrumento musical era um objeto simples, apenas usado para fazer melodias. Assim, passei um tempo com John Good e Neil Peart e percebi que estava errado.

Em 2010, deixei os amoladores e máquinas CNC para pegar uma câmera de vídeo a fim de contar histórias de pessoas que fazem coisas mudando vidas. Eu não tinha experiência na indústria cinematográfica, sem conexões com os "caras grandes" do negócio e sem nenhuma ideia de onde essa decisão me levaria. Mas eu sabia que queria compartilhar as histórias dessas pessoas, estas que conectam suas mãos e mentes produzindo novas ideias para a vida. Após o lançamento do nosso primeiro filme, um professor me contou como inspirou um de seus alunos a perceber a fabricação de coisas sob uma nova ótica, e como aquele aluno "agora sabia o que queria fazer com sua vida". Naquele dia, o coração da Edge Factor nasceu.

Após mais de 40 filmes e trabalhos na TV, algo ocorrido no ano passado desencadeou uma história que nunca esperei: nos tornamos parte da família DW Drums. Masters of Resonance é um filme sobre música que leva o público para fora dos estádios, contando a história de como uma árvore caída se levanta e vive novamente, a partir da música que cria.

Nunca vou esquecer de estar sentado com Neil Peart, ouvindo-o gravar sua voz para esse filme. "Toda a história de uma árvore, ano após ano, pode ser lida nos sulcos circulares que marcam seu ciclo anual - seus anéis de crescimento... Como esses anéis, a música popular também reflete o 'clima' dos seus tempos: evoca e incorpora estados de espírito provenientes do seu contexto". Esses pensamentos ecoaram na minha mente e marcaram o meu despertar. Nossas vidas foram tocadas pelos Mestres da Ressonância.

Aviso: Não somos especialistas na indústria da música. Não sabemos a história de cada grande baterista que já viveu. É com medo e trepidação que compartilhamos essa nossa jornada, à medida que exploramos a relação entre árvores, fabricantes de tambores de bateria e guitarras, músicos mundialmente conhecidos e as memórias que suas músicas criam em nossas vidas. Somos contadores de histórias sentindo que pisam num solo sagrado, na busca em tornar a aprendizagem relevante e que inspirará a próxima geração de fabricantes e artistas.

Não poderíamos estar mais animados em anunciar que o filme Masters of Resonance, produzido pela Edge Factor, está chegando em 2017.

Com: Drum Workshop Inc. (DW Drums), Taylor Guitars, Neil Peart, Rush, Cody Lovaas, Blair Sinta, Cobus Potgieter, newsboys (official), Duncan Phillips, Mona Tavakoli, Tommy Clufetos e muito mais. Visite: www.mastersofresonance.com 



Monstros das Profundezas
Por Neil Peart

(Algumas informações do kit utilizado no primeiro set da turnê R40)

As peças utilizadas na turnê R40 são uma máquina do tempo que se estende por incríveis mil e quinhentos anos. Por volta de 500 d.C., começava a Idade das Trevas na Europa central, quando o Império Romano estava em ruínas e era invadido por - o que soa como um monte de bandas de metal - visigodos, ostrogodos, vândalos, bizantinos, saxões, búlgaros e hunos.

Enquanto isso, ao longo das margens do rio Olt, na atual Romênia, um carvalho poderoso tombado na água foi gradualmente sendo enterrado no lodo. Séculos, gerações e épocas históricas se passaram, enquanto a madeira do carvalho se acumulava na densidade da pressão em seu túmulo sem ar.

Em 2014 esse tronco foi erguido, e sua madeira adquirida pela Drum Workshop. Tentamos alguns protótipos de cascos, e queria que minha nova bateria fosse feita desse tronco - a madeira oferecia uma tonalidade excepcional e projeção.

Através do desenvolvimento da série de caixas "Icon" da DW, aprendi sobre o trabalho de corte incrustado a laser, aplicando a tecnologia em um upgrade do design utilizado no kit R30. Cada um dos logos e até mesmo as molduras retangulares ao redor deles (evocando intencionalmente o kit "Pictures of Lily" de Keith Moon, meu sonho de adolescente) são incrustados na madeira. As ferragens são banhadas a ouro, o que parecia apropriado para uma turnê de "aniversário".

LEIA TAMBÉM:

NEIL PEART FALA SOBRE SEU SOLO NA TURNÊ R40
LIFESON FALA SOBRE RELIGIÃO, DROGAS E A PIOR MÚSICA DO RUSH
RUSH ANUNCIA O NOVO DOCUMENTÁRIO "TIME STAND STILL"
TERRY BROWN FALA SOBRE O SEU ÚLTIMO ÁLBUM COM O RUSH
GEDDY LEE E ALEX LIFESON: 50 ANOS DE MÚSICA E AMIZADE
OS ÁLBUNS FAVORITOS DE GEDDY LEE
A VIDA DE GEDDY LEE ALÉM DO RUSH
GEDDY SE MOSTRA PREOCUPADO COM O FUTURO DO RUSH
GEDDY FALA SOBRE O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO DO RUSH
PERGUNTAS INCOMUNS PARA GEDDY LEE
GEDDY QUASE PRODUZIU MASTER OF PUPPETS, DO METALLICA
NEIL PEART ANUNCIA SUA APOSENTADORIA DAS GRANDES TURNÊS
GEDDY LEE E SUA PAIXÃO POR OBRAS DE ARTE
GEDDY CONSIDERA GRAVAR UM NOVO ÁLBUM SOLO


Você é livre para utilizar nossos materiais, mas lembre-se sempre dos créditos (até mesmo em adaptações). Várias das nossas publicações levam horas de dedicação, e uma menção ao nosso site pelo trabalho árduo é sinal de ética e consideração - pilares da própria obra do Rush.