RUSH SERÁ HOMENAGEADO EM TORONTO



16 DE SETEMBRO DE 2016 | POR VAGNER CRUZ

O prefeito de Toronto, John Tory, irá entregar a chave da cidade aos integrantes do Rush - Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart. A cerimônia especial ocorrerá na inauguração do parque Lee Lifeson Art (leia mais sobre o assunto aqui) nesse sábado, 17 de setembro, às 14 horas (horário de Brasília). O baterista do trio, mesmo homenageado, não deverá comparecer.

"O Rush vem desempenhando um papel vital na definição da identidade musical de Toronto, oferecendo muitas coisas para a nossa cidade através da sua música, como shows ao vivo e um generoso apoio para instituições de caridade", disse o prefeito Tory. "Temos um grande prazer em homenageá-los com a chave da cidade e com a inauguração do parque Lee Lifeson Art".

Ao longo de mais de 40 anos, o trio definiu-se como uma grande potência do rock, inspirando fãs e músicos em todo o mundo. A banda é a terceira com mais álbuns de ouro e platina consecutivos da história, ficando atrás apenas dos Beatles e dos Rolling Stones nesse quesito. Sua enorme base internacional de fãs ajudou a destacar Toronto como uma das principais capitais da música ao longo das décadas.

Em 2013, o Rush passou a integrar o Rock and Roll Hall of Fame, sendo também a primeira banda de rock a receber a Ordem do Canadá (a mais alta condecoração civil dentro do sistema de honras do país). Eles também ganharam estrelas na Calçada da Fama Canadense e na Calçada da Fama em Hollywood.

O parque recebeu os nomes de Lifeson e Lee devido aos dois músicos terem crescido em Toronto. O guitarrista montou uma banda na época da escola, logo recrutando Lee para o baixo e vocais. O Rush foi formado em 1968 no bairro de Willowdale e Neil Peart, baterista de St. Catharines, se juntou ao grupo em 1974. Juntos, passaram a combinar uma notável e visionária proeza técnica e lírica com uma grande energia, moldando seu curso para o hard rock no processo.

O novo espaço, que faz parte do Willowdale Park, apresenta árvores, gramados, bancos e instalações inspirados na música. A cerimônia contará com uma apresentação do músico canadense Jacob Moon, que tocará um clássico do Rush no formato acústico, e também com o apresentador da CBC George Stroumboulopoulos, que entrevistará Lifeson e Lee para o público.

O conselheiro John Filion foi o idealizador do projeto. "Vejo esse parque como um lugar que incentiva e celebra o espírito criativo", disse.

Desde que tomou posse em dezembro de 2014, essa será a terceira vez que o prefeito Tory anuncia a entrega da chave da cidade - uma homenagem busca inspirar pessoas de diversas origens que encarnam o espírito e o potencial de Toronto, contribuindo significativamente para a vida cívica.

Várias personalidades já receberam esse reconhecimento no passado, incluindo o 14º Dalai Lama, Nelson Mandela, Margaret Atwood, Mike Myers, George Chuvalo e Ed Mirvish, além de músicos como Barenaked Ladies, Blue Rodeo, Celine Dion, Drake, Joni Mitchell, Neil Young, Nickelback, The Rolling Stones e Ronnie Hawkins, entre outros.

Toronto é a maior cidade do Canadá e a quarta maior da América do Norte, sendo o lar de uma população bastante diversificada de cerca de 2,8 milhões de pessoas. É um centro global de negócios, finanças, artes e cultura, constantemente classificada como uma das melhores cidades para se viver no mundo.

Visite: Toronto - Key to the City

LEIA TAMBÉM:

GEDDY LEE E ALEX LIFESON: 50 ANOS DE MÚSICA E AMIZADE
OS ÁLBUNS FAVORITOS DE GEDDY LEE
A VIDA DE GEDDY LEE ALÉM DO RUSH
GEDDY SE MOSTRA PREOCUPADO COM O FUTURO DO RUSH
GEDDY FALA SOBRE O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO DO RUSH
PERGUNTAS INCOMUNS PARA GEDDY LEE
GEDDY QUASE PRODUZIU MASTER OF PUPPETS, DO METALLICA
NEIL PEART ANUNCIA SUA APOSENTADORIA DAS GRANDES TURNÊS
GEDDY LEE E SUA PAIXÃO POR OBRAS DE ARTE
GEDDY CONSIDERA GRAVAR UM NOVO ÁLBUM SOLO

Você é livre para utilizar nossos materiais, mas lembre-se sempre dos créditos (até mesmo em adaptações). Várias das nossas publicações levam horas de dedicação, e uma menção ao nosso site pelo trabalho árduo é sinal de ética e consideração - pilares da própria obra do Rush.