LIFESON REAFIRMA QUE O RUSH NÃO FARÁ MAIS GRANDES TURNÊS



08 DE MARÇO DE 2016 | POR VAGNER CRUZ

A revista Rolling Stone conversou com Alex Lifeson sobre as possibilidades para o futuro do Rush, que mergulhou num período de incertezas após o término da sua recente turnê R40. Novamente, há a confirmação de que a banda não fará mais grandes turnês, atividade sempre marcante na extensa carreira do trio. Confira o material, traduzido exclusivamente para o Rush Fã-Clube Brasil.

ALEX LIFESON FALA SOBRE O FUTURO INCERTO DO RUSH
A banda não sairá mais em grandes turnês, embora ainda possa gravar


Rolling Stone - 08 de março de 2016
Por Kory Grow | Tradução: Vagner Cruz

Alex fala sobre o futuro da banda. Foto por Gary Miller / Getty
Ao anunciar sua turnê R40 no ano passado, o Rush emitiu um comunicado afirmando que a jornada seria "provavelmente a última de grande magnitude". O baterista Neil Peart estava em dúvidas sobre cair na estrada já em janeiro de 2015, dizendo que se sentia mal por deixar sua filha de seis anos em casa. "Devo ficar animado por ter que deixar a minha família?", postulou no momento. "Não, e ninguém deveria".

Agora, o guitarrista Alex Lifeson confirma para a Rolling Stone que Peart não tem interesse na ideia de uma outra longa turnê no futuro, mesmo que a R40 tenha ido muito bem.

"Tivemos grandes momentos nessa turnê", diz Lifeson à Rolling Stone. "Foi muito bom passar por todo o nosso material numa cronologia reversa, e acho que nossos fãs gostaram bastante. Não importa o tempo que durou - ela realmente duraria bem pouco. Neil estava preparado para se comprometer com apenas trinta datas, algo que havia dito desde o início. Para ser honesto, ele nem queria fazer a turnê. Tem sido cada vez mais difícil pra ele, mas se comprometeu e mergulhamos nela. Ele estava mais preocupado com o fim da mesma".

Além de querer ficar mais em casa com sua família, Peart lutou com questões físicas durante a R40 Tour. "Seus ombros doíam, seus braços doíam, os cotovelos, os pés... tudo", diz Lifeson. "Ele não quer tocar nada com menos de cem por cento de rendimento. Para ele, foi ficando cada vez mais difícil de bater essa marca na última turnê. Com todas essas coisas combinadas, eu entendo. Estou muito frustrado e acho que Geddy também, pois gostaríamos de continuar a turnê um pouco mais. Porém, estamos parados agora".

O trio ainda não discutiu a situação da banda para além dessa última turnê. Eles ainda podem tocar em shows pontuais ou pequenas séries no futuro, e ainda poderão gravar. É uma perspectiva que Lifeson ainda tem que discutir com seus companheiros.

No momento, Lee tem viajado muito, estando nas "Ilhas Falkland ou algo do tipo, observando pinguins", diz o guitarrista com uma risada. "Sei que ele continua aberto para compor algumas coisas", continua. "De qualquer forma, venho compondo desde o verão, pois é o que eu gosto de fazer. Tenho um pequeno estúdio na cidade e meus próprios equipamentos em casa. Assim, gosto de manter minhas mãos nisso - ficando ocupado tocando guitarra. Sei que posso incentivar em Ged, pois adoramos trabalhar juntos. Moramos a cinco minutos um do outro. Fui muitas vezes até lá no passado para um café, e acabávamos descendo ao seu quarto para começar a fazer algum barulho".

O guitarrista também tem falado com Peart de vez em quando desde o final da turnê, dizendo que o baterista está "vivendo momentos maravilhosos" , estando "muito feliz".

Lifeson é otimista sobre o futuro. "Você nunca sabe", ele diz. "Planejaremos algo talvez no próximo outono. Tiramos um ano de folga antes da última turnê e não conversamos sobre qualquer coisa da banda e do trabalho, tendo ótimos momentos. Voltamos a partir deles", ele ri. "Estamos ficando mais velhos e está se tornando mais difícil mas... eu não sei. Vamos ver".

Existe o cenário onde Lifeson e Lee poderiam sair numa turnê mundial sem Peart? A resposta do guitarrista é perfeitamente sarcástica: "Bem, dizemos há cada quarenta anos que vamos demitir nosso baterista para conseguir um novo", diz ele com uma grande risada.

LEIA TAMBÉM:

ALEX E GEDDY: "NÃO TEMOS PLANOS NESSE MOMENTO"
GEDDY LEE ABRE O CORAÇÃO SOBRE O FUTURO DO RUSH
GEDDY SE MOSTRA PREOCUPADO COM O FUTURO DO RUSH
GEDDY FALA SOBRE O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO DO RUSH
NEIL PEART ANUNCIA SUA APOSENTADORIA DAS GRANDES TURNÊS
GEDDY CONSIDERA GRAVAR UM NOVO ÁLBUM SOLO


Você é livre para utilizar nossos materiais, mas lembre-se sempre dos créditos (até mesmo em adaptações). Várias das nossas publicações levam horas de dedicação, e uma menção ao nosso site pelo trabalho árduo é sinal de ética e consideração - pilares da própria obra do Rush.