RUSH INDICADO AO ROCK AND ROLL HALL OF FAME 2013



04 DE OUTUBRO DE 2012 | POR VAGNER CRUZ

Após anos de controvérsias e decepções, o Rush foi indicado a integrar o Rock and Roll Hall of Fame and Museum, museu e instituição localizados na cidade de Cleveland, Ohio (EUA) dedicado, como o nome sugere, a registrar a história de alguns dos mais conhecidos e influentes artistas, produtores e demais que tiveram grande impacto na indústria do rock e do pop.

Desde 1986, vários artistas, não apenas do rock mas de toda a música jovem em geral, são incluídos no Hall da Fama numa cerimônia que acontece anualmente na cidade de Nova York. O primeiro grupo de indicados foi agraciado em 23 de janeiro de 1986, ano de sua criação.

Pela primeira vez em todas as edições o público terá a chance de votar juntamente com artistas, historiadores e integrantes da indústria da música e do corpo de eleitores do Rock Hall. Até o dia 5 de dezembro os fãs podem escolher pelo RollingStone.com os indicados que gostariam de ver empossados. Os cinco artistas mais votados irão formar uma "cédula de votação dos fãs" que contará como uma das mais de 600 cédulas que determinam a seleção de 2013. Os resultados serão anunciados em meados de dezembro.

O evento do dia 18 de abril de 2013 ocorrerá no Nokia Theater, em Los Angeles, marcando o retorno da cerimônia para essa cidade, o que não ocorre desde 1993. A HBO gravará o show para transmissão em data posterior.

"A definição do 'rock and roll' tem diferentes significados para diferentes pessoas, porém por mais ampla que as classificações possam ser, todas partilham um amor em comum pela música", declarou Joel Peresman, presidente e CEO da Rock And Roll Hall Of Fame Foundation. "Nesse ano nós, orgulhosamente, reunimos por mais uma vez uma fantástica lista de grupos e artistas que alcançam todo os gêneros do 'rock and roll'."

Em um comunicado oficial, o RUSH declarou: "Estamos honrados por estar entre os indicados para o Rock And Roll Hall Of Fame desse ano. Estamos especialmente emocionados pelos muitos, muitos fãs dedicados para quem essa indicação é tão importante".

Todos os artistas são aptos à inclusão no Rock And Roll Hall Of Fame 25 anos após o lançamento de sua primeira gravação.

Indicados para o Rock And Roll Hall Of Fame de 2013:

* ALBERT KING
* CHIC
* DEEP PURPLE
* DONNA SUMMER
* HEART
* JOAN JETT & THE BLACKHEARTS
* KRAFTWERK
* THE MARVELETTES
* THE METERS
* N.W.A.
* PAUL BUTTERFIELD BLUES BAND
* PROCOL HARUM
* PUBLIC ENEMY
* RANDY NEWMAN
* RUSH

Vale lembrar que apenas cinco dos artistas irão passar pelo corte final e tomarão posse no Hall.

Em entrevista concedida em junho de 2012 para o RollingStone.com, Alex Lifeson falou como ele se sentia pela banda ainda não ter sido empossada no Rock And Roll Hall Of Fame:

"Honestamente, nós realmente, realmente não ligamos para isso", ele respondeu. "Isso é coisa deles, e eles podem fazer o que quiserem. Eles podem ter quem quiserem". E acrescentou, "É um pouco diferente aqui no Canadá. Recebemos prêmios que significam muito mais para nós do que estar no Hall Of Fame. Nós recebemos o Governor General's Performing Arts Award há umas semanas atrás. Isso é realmente a maior honraria que se pode receber nesse país para os artistas, e é reconhecido nacionalmente, e eu me senti muito orgulhoso enquanto canadense por estar nesse seleto grupo de artistas que estão por aí nesses últimos 20 anos".

No mesmo mês conversamos sobre o mesmo assunto com Donna Halper, a DJ descobridora do Rush que tocou o primeiro disco da banda nos EUA nos anos 70:

"Eles são muito filosóficos sobre isso (o que significa que não se deixam levar muito pela emoção, sendo razoáveis e lógicos). Falamos sobre o Rock and Roll Hall of Fame algumas vezes, e eles entendem que os juízes que votam nos grupos têm uma agenda particular – eles gostam de certos tipos de rock, e não gostam de outros. Ao invés de votarem com base na justiça de escolherem os melhores grupos e os mais bem-sucedidos, alguns juízes que nunca gostaram da música produzida pelo Rush ainda se recusam a deixá-los virem para votação". 

"O Rush é vetado todos os anos, embora alguns dos juízes mais novos e todos os de Cleveland realmente desejem que o Rush integre o Hall (tem que haver uma maioria de juízes votando neles e todos os anos os mesmos se certificam de não deixá-los entrar). É por isso que eu lutei para que eles tivessem uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood (estou lhe enviando o discurso que fiz para a ocasião, em 2010), quando eles ganharam a solenidade. Geddy e Alex me disseram naquele dia que não estão preocupados, pois eles acham que se o Hall não os quer, aquilo não deve ser um bom negócio. Neil também não se entristece, mas ele entende que o processo inteiro de indução é muito político – assim como eu, nós não achamos que o processo deva ser feito para as bandas favoritas de alguém, mas para aqueles que possuem as melhores qualificações".

"Não acho que os rapazes ficariam aborrecidos se nunca forem indicados, mas eles entendem que os fãs gostariam de ver, de modo que eles provavelmente iriam junto. Mas eles estão satisfeitos com sua carreira e se os juízes não querem reconhecer suas conquistas, eles estão errados, e não o Rush!"

Quando perguntado se ele e seus colegas de banda compareceriam à cerimônia se fossem eventualmente indicados para tomar posse no Rock Hall, Lifeson disse, "Acho que levaríamos em consideração na ocasião e veríamos em que pé estamos. Quero dizer, você não quer ser rude, e nós somos canadenses e sentimos muita dificuldade em ser rude por mais que gostássemos disso. [risos] Então nós provavelmente teríamos de pensar a respeito, se isso viesse a acontecer. Eu sei que deve haver pressão do lado deles. A gente vai levando e ficando mais popular".

O site Rollingstone.com já abriu a votação para as bandas que ingressarão no Hall. Clique aqui e vote no Rush!

Fontes: Rush Is A Band / Whiplash / Rockhall / Los Angeles Times