GEDDY LEE COMPLETA 56 ANOS
29/07/2009



No dia 29 de julho de 1953 nascia nos arredores de Toronto (Ontário, Canadá) um dos maiores baixistas do mundo do rock de todos os tempos: Gary Lee Weinrib, mais conhecido como Geddy Lee.

O nome "Geddy" surgiu de sua avó, dizendo "Gary" com pesado acento iúdiche (língua falada por grande parte dos judeus). Seus pais poloneses imigraram para o Canadá depois da Segunda Guerra Mundial.

Geddy é considerado por muitos um dos melhores baixistas do rock, possuindo incrível técnica e virtuosismo. Fez grande uso de baixos Rickenbacker no início, utilizando atualmente o excelente Fender Jazz Bass.

Sua fama não se dá apenas pelo seu talento no baixo, mas também no teclado e no vocal, voz que domina e manipula com destreza, de acordo com a canção e com o sentimento.

Geddy é casado com Nancy Young. Ele a conheceu pouco tempo depois de ter entrado no Rush. Nancy é irmã de Lindy Young, que chegou a tocar na banda no início e amiga de Alex Lifeson. Com ela, Geddy teve dois filhos: Julian e Kyla. Tênis e principalmente baseball são seus esportes favoritos.

Além de compor canções de primeira, seu senso melódico o faz produzir linhas de baixo complexas e originais, que aliam ritmo e dinâmica em doses exatas. E seu vocal é tão marca registrada do grupo quanto qualquer um dos outros instrumentos.

Lee conquistou prêmios de melhor baixista do rock por diversos anos seguidos, e está no Bass Hall of Fame da revista Guitar Player. Também foi eleito melhor baixista de rock pelos leitores da revista Bass Player, em 1983.