MORRE JOHN RUTSEY, AOS 55 ANOS



11 DE MAIO DE 2008 | POR VAGNER CRUZ

Rush com John Rutsey
Recebemos hoje uma triste notícia: John Rutsey, primeiro baterista do Rush, faleceu no último sábado, de acordo com comunicado oficial da Anthem Records. Rutsey foi baterista do Rush de 1968 a 1974, gravando com Geddy e Alex apenas o disco de estreia, deixando a banda logo depois por problemas de saúde e diferenças musicais e sendo substituído por Neil Peart no verão daquele ano. John faleceu no último sábado, dia 11 de maio, aos 55 anos. Os primeiros rumores dão conta de que ele sofreu um ataque cardíaco enquanto dormia, em decorrência de diabetes.

Donna Halper, figura importantíssima para a consolidação da carreira do Rush nos EUA, fez um pronunciamento sobre a morte do antigo baterista:

"Quando descobri o Rush em Cleveland em 1974, John era o baterista e sempre parecia bem fraco e cansado. Muitas pessoas comentavam que ele era viciado em drogas, mas NÃO! Ele não era. Sempre lutou contra diabetes, durante toda vida. Espero que descanse em paz - um cara muito legal com uma doença que hoje é tratável mas que, naquela época, era muito difícil".

Lindy Young, cunhado de Geddy Lee e integrante do Rush nos primórdios, também falou sobre o velho amigo:

"John foi parte integrante do Rush no começo. Um baterista sólido com uma chama de representatividade que fazia dele único. Que prazer foi para mim poder tocar com John, Geddy e Alex naqueles primeiros anos de Rush. Adeus meu amigo".

Geddy e Alex, por sua vez, disponibilizaram uma nota no site oficial da banda:

"Nossas memórias dos primeiros anos do Rush, quando John estava na banda, são muito agradáveis. Aqueles anos da nossa adolescência, no qual passamos sonhando em algum dia fazer o que continuamos fazendo décadas mais tarde, são especiais. Embora nossos caminhos tenham divergido há muitos anos, sorrimos hoje, pensando naqueles momentos emocionantes e lembrando do seu maravilhoso senso de humor e timing impecável. Ele será profundamente lembrado por tudo que nos tocou".