LIFESON FALA SOBRE NOVA TURNÊ E NOVO ÁLBUM DE ESTÚDIO
02/04/2008



O site da Billboard disponibilizou uma matéria muito interessante ontem com Alex Lifeson, onde o guitarrista fala sobre a turnê do Rush em 2008 e sobre o próximo álbum de estúdio do power-trio. Confiram:

Gary Graff, Detroit

Os fas do Rush podem esperar canções diferentes e algumas "surpresas" quando o trio canadense voltar aos palcos no dia 11 de abril, mas o guitarrista Alex Lifeson afirma, "Vou manter segredo até lá, eu acho".

Lifeson contou a Billboard.com que a turnê mundial Snakes & Arrows - que estréia em San Juan, Porto Rico, e que vai até 20 de julho - visitará cidades nas quais o grupo não se apresenta há bastante tempo, "achamos que deveríamos revisitar novamente algumas antigas canções que não tocamos hoje em dia. Então mudamos algumas músicas no set. Vamos trazer um set do tipo que dá um salto pra frente e outro pra trás".

O guitarrista diz que o grupo observa freqüentemente pedidos de fãs por materiais específicos. "Sempre vemos o pessoal pedindo 'Camera Eye', 'Jacob's Ladder' e outras canções distantes, lá da metade da nossa carreira". No ano passado, a Snakes & Arrows Tour trouxe raridades como "Circumstances" e "Entre Nous" (canção que o Rush nunca havia tocado ao vivo) que foram capturadas para o próximo lançamento da banda, "Snakes And Arrows Live", que sairá no dia 15 de abril.

Lifeson afirmou também que o Rush começou preparar as imagens capturadas nesse mesmo show que sairá em CD, gravado em outubro passado no Ahoy Rotterdam Arena, na Holanda. O guitarrista diz que o DVD será lançado no fim do verão ou no começo do outono.

"Nós filmamos em alta definição e o pessoal está dizendo que o material está ficando realmente emocionante", diz Lifeson, que supervisionou a mix do CD. O grupo decidiu lançar o CD antes, ele diz, porque "queríamos criar um tipo de ponte de duas metades dessa turnê com esse lançamento, como se houvesse algo mais para perseguir, como o DVD ao vivo que sairá depois".

Lifeson afirma que seus colegas Geddy Lee e Neil Peart também estão pensando sobre o próximo álbum de estúdio do Rush - e, ao que tudo indica, trabalhando novamente com o co-produtor de "Snakes & Arrows", Nick Raskulinecz - mas acha que isso acontecerá um pouco mais tarde.

"Provavelmente vamos dar uma pequena parada no fim dessa turnê", diz Lifeson, que lançará um site em breve. "Acho que não vamos trabalhar no novo material até a primavera do próximo ano, quando então nos reuniremos novamente. Geralmente preferimos dizer que começamos de de fato quando sentamos pra começar a fazer jams; é um momento muito excitante, é nossa própria vida. Parecemos mais equilibrados e ficamos bastante alegres trabalhando dessa forma".

Agradecimentos ao Jeff pela matéria.