ANAGRAM (for Mongo)



VOLTAR PARA "PRESTO"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS

SUPERCONDUCTOR  ANAGRAM (for Mongo)  RED TIDE


ANAGRAM (for Mongo)

there's a snake coming out of the darkness
parade from paradise
end the need for eden
chase the dreams of merchandise

there is tic and toc in atomic
leaders make a deal
the cosmic is largely comic
a con they couldn't conceal

There is no safe seat at the feast
Take your best stab at the beast
The night is turning thin
The saint is turning to sin


raise the art to resistance
danger dare to be grand
pride reduced to humble pie
diamonds down to sand

take heart from earth and weather
the brightness of new birth
take heart from the harvest
shave the harvest from the earth

Reasoning is partly insane
Image just an eyeless game
The night is turning thin
The saint is turning to sin


miracles will have their claimers
more will bow to Rome
he and she are in the house
but there's only me at home

Rose is a rose of splendor
posed to respond in the end
lonely things like nights,
I find, end finer with a friend

I hear in the rate of her heart
A tear in the heat of the art

The night turns thin
The saint turns to sin
ANAGRAMA (para Mongo)

há uma cobra saindo da escuridão
desfile do paraíso
termine com a necessidade do éden
persiga os sonhos das mercadorias

há um tic-tac no atômico
líderes fazem um acordo
o cósmico é principalmente cômico
uma trapaça que eles não poderiam esconder

Não há lugar seguro no banquete
Dê sua melhor punhalada na besta
A noite está desaparecendo
O santo está se voltando ao pecado


levante a arte para resistência
o perigo ousa ser grande
orgulho reduzido a engolir a culpa
diamantes abaixo da areia

tome o coração da terra e clima
o brilho do novo nascimento
tome o coração da colheita
raspe a colheita da terra

Raciocínio é parcialmente insano
Imagem apenas um jogo sem olhos
A noite está desaparecendo
O santo está se voltando ao pecado


milagres terão seus reclamantes
mais se curvarão à Roma
ele e ela estão na casa
mas só há eu em casa

Rose é uma rosa de esplendor
colocada para responder no final
coisas solitárias como noites,
acho que, final melhor com um amigo

Eu ouço no ritmo do coração dela
Uma lágrima no calor da arte

A noite começa a desaparecer
O santo se volta ao pecado


Música por Geddy Lee e Alex Lifeson / Letra por Neil Peart


Um incrível jogo de palavras que materializa ilusões, conexões e reações

"Anagram (for Mongo)" é a oitava faixa de Presto. Uma canção mágica em sentidos variados, outro trabalho incrível e original do power-trio canadense.

Encantadoramente melódica, a composição apresenta uma atmosfera enigmática, divertida e inteligente que se encaixa perfeitamente com as demais investidas líricas do disco. Repleta de sutilezas, "Anagram" utiliza, entre as sempre sensíveis e competentes atribuições instrumentais principais de Geddy, Alex e Neil, finas camadas de sintetizadores e efeitos, além de um solo de piano bastante inovador em criações da banda. O mais interessante e intrigante, no entanto, é a sua letra: como o próprio título indica, ela é totalmente composta por anagramas, jogos que utilizam a transposição ou rearranjo de letras de uma palavra ou frase com o intuito de formar novas palavras. Portanto, mais uma mostra da genialidade de Peart nessa atividade.

"Anagram" é um dos mais nítidos exemplos do senso de humor do grupo. Funcionando como outro momento de descontração no disco (seguindo a imediatamente anterior "Superconductor"), seus versos trazem musicalidade similar ao subgênero arena rock, proveniente da década de 1970. Dessa forma, a canção acaba lembrando os acordes que lhes são comuns, como os da canção "Long, Long Way From Home", sexta faixa do álbum de estréia da banda norte-americana Foreigner, de 1977.

O que mais se sobressai em "Anagram" é a magia de provocar variadas projeções na imaginação dos ouvintes. É difícil pensar em uma lógica temática central, uma vez que a composição se dedica a materializar alguns dos temas visitados em Presto, como sensações, conexões, ilusões e a ação e reação.

"A canção realmente não diz apenas uma, mas um monte de pequenas coisas", diz Geddy. "Eu disse OK para ela, uma vez que soou muito bem ao sair da boca. Assim, acho que sons diferentes são exercícios diferentes até certo ponto, e se eles parecerem exercícios, então há algo errado com a canção. Se os mesmos conseguirem fluir de forma coesa, seus efeitos aparecem separados, às vezes como algo que você recebe depois. Em alguns momentos, você quer uma música que seja dissonante, desconexa e sem sentido. Acho que 'Anagram' funcionou, mesmo sendo um jogo - a música inteira é um jogo. Os refrões são bastante suaves e interessantes, trazendo sons agradáveis que acabam zombando de toda a canção. Assim, acho que foi eficaz".

Parte do título foi inspirado em Mongo, um personagem criado pelo ator e cineasta norte-americano Mel Brooks para o filme Blazing Saddles (Banzé do Oeste), de 1974. "Mongo é um personagem de Blazing Saddles", explica Peart. "Em uma de suas cenas, o xerife Bart entrega uma bomba para ele dizendo, 'Candygram for Mongo!' ['Doces para Mongo!']. Assim, 'Anagram for Mongo' me pareceu natural. Quanto ao significado da canção, é realmente um jogo de palavras. Pense mais em impressões, imagens e uma lógica interna em cada frase, ou cada verso. Eu estava mais atrás, como nas canções 'Presto' e 'Hand Over Fist', do sentido da ressonância, para que o ouvinte pudesse sentir ao invés de pensar em algo. Com alguns funciona, com outros não".

A expressão "stab at the beast" ["punhalada na besta"] que integra o refrão, foi nitidamente inspirada na famosa canção "Hotel California", da banda norte-americana Eagles - mais precisamente no trecho, "And in the master's chamber, they gather for the feast. They stab it with their steely knives, but they just can't kill the beast" ["E no aposento do mestre, eles se reuniram para a festa. Apunhalavam aquilo com seus punhais de aço, mas simplesmente não podiam matar a besta"]. Segundo o compositor e vocalista Don Henley, "Hotel California" (que também sempre provocou inúmeras discussões sobre seu real significado) trata sobre o materialismo e excessos, mostrando a obscuridade do sonho americano e explorando as vísceras do sucesso, o lado sombrio do Paraíso para aqueles músicos.

"Anagram" se mostra como uma canção totalmente original e de múltiplas dimensões, soando ao mesmo tempo muito natural e leve. Seus enigmas levam o ouvinte a uma forte gama de observâncias filosóficas e contradições absurdas, enquanto brinca com palavras. É difícil pensar em uma lógica lírica única. Conforme as declarações dos próprios integrantes, a intenção maior da composição é o jogo de palavras e o efeito que elas podem causar em todo o mistério imaginativo. No entanto, é possível pensar em algumas idéias interessantes através dos versos, que podem se revelar como contrapontos e críticas variadas à aspectos religiosos, sociais e filosóficos ligados à história da humanidade.

Alguns anagramas de "Anagram (for Mongo)":

Primeiro verso: SNAKE – dArKNESs / PARADE – PARADisE / END – EDeN / NEED – EDEN / CHASE – mErCHAndiSe / DREAMS – MERchAnDSe

Segundo verso: TIC – aTomIC / TOC – aTOmiC / DEAL – LEADers / COMIC – COsMIC / CON – CONceal

Primeiro refrão: SAFE – FEASt / SEAT – fEAST / BEST – BEaST / STAB – BeAST / NIgHT – THIN / SaINt – SIN

Terceiro verso: RAISE – RESIstAnce / ART – ResisTAnce / DAngER – DARE / DANGeR – GRAND / PrIdE – PIE / DiAmonDS – SAND

Quarto verso: HEART – EARTH (anagrama perfeito) / HEART – wEATHeR / BRIgHTness – BIRTH / HEART – HARvEsT / SHAVE HARvEsT - EARTH

Segundo refrão: rEASoNINg – INSANE / Eyeless = i-less / Image – i = mage / MAGE = GAME (anagrama perfeito)

Quinto verso: MIRACLES – CLAIMERS (anagrama perfeito) / MORE – ROME (anagrama perfeito) / HE – HousE / SHE – HouSE / ME – hoME

Sexto verso: ROSE – SplEndOR / POSED – SPlEnDOr / RESPOND – SPlENDOR / END – splENDor / POSED – rESPOnD / END – rEspoND / THINGS – NIGHTS / FIND – FrIeND / END – friEND / FINER – FRIENd

Último refrão: HEAR – HEARt / RATE – hEART / HER – HEaRt / TEAR – hEART / HEAT – HEArT / ART – heART

"'Anagram' é, certamente, a letra mais desgraçadamente inteligente de Neil", ri Alex. "Ela não quer dizer nada, sendo apenas divertida. Porém, há grandes reviravoltas ali".

© 2015 Rush Fã-Clube Brasil

COBURN, B. "Geddy Lee On Rockline For Presto". Rockline. December 4, 1989.
PEART, N. "Rush - Roll The Bones". Rush Backstage Club Newsletter. October 1991.
ELLIOTT, P. "The Magic Circle - With Their New Lp, 'Presto', Rush Have Come Full Circle And Gone Back To Basic Songwriting. Paul Elliott Meets The Trio's Guitarist Alex Lifeson". Sounds. December 9, 1989.